Congresso de Honduras destitui parte da corte judiciária

Por veras

Honduras: após parlamento destituir Corte, oposição denuncia golpe

Do JB, No Terra

O Congresso de Honduras destituiu, na madrugada da última quarta-feira, quatro dos cinco membros da Corte Suprema de Justiça. A medida gerou polêmica e a oposição ao governo de Porfirio Lobo denuncia uma nova tentativa de golpe no país, que em 2009 enfrentou uma grave crise política que culminou com a saída forçada do presidente Manuel Zelaya.

Os juízes destituídos declararam inconstitucionais várias leis aprovadas pelo legislativo – dominado pelo Partido Nacional, de Lobo – e, no dia 27 de outubro, julgaram da mesma forma uma medida do governo que determinava aplicação de “testes” nos membros da Polícia Nacional.

Segundo o Executivo, o objetivo da medida é excluir da corporação agentes acusados de corrupção. Desde o início de seu governo, Porfirio Lobo enfrenta crises na segurança pública, com denúncias de policiais vinculados ao tráfico de drogas. Para alguns opositores, a motivação do governo seria eliminar policiais que estariam se mobilizando para uma tentativa de golpe de Estado.

Principal líder da oposição e possível candidato nas eleições presidenciais do ano que vem pelo Partido Libera, Maurício Villeda disse ao jornal La Prenda que a decisão do Congresso atende a interesses políticos de um grupo de poder. “Sou a favor do respeito á Constituição e sou totalmente contra os abusos que estão sendo cometidos”, disse.

Por outro lado, o presidente do Congresso e possível candidato da situação em 2013, Juan Orlando Hernández, afirmou que não houve golpe e que a destituição dos juízes foi “uma decisão para buscar a paz e a tranquilidade”. “O que está acontecendo é um golpe de Estado, não podemos chamar de outra forma”, disse ao jornal El Heraldo o analista político Edgardo Rodríguez.

Ainda na quinta-feira, o presidente Porfirio Lobo fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para anunciar que chamaria os poderes Legislativo e Judiciário para um “diálogo amplo e aberto” para buscar uma saída para a crise. “Compatriotas, estou aqui, frente a vocês, para fazer um chamamento a harmonia entre os poderes que forma nosso sistema democrático”, disse.

Sessão tumultuada

A sessão do Congresso que aprovou por 91 votos favoráveis a 31 contrários a destituição dos juízes durou horas e só terminou na madrugada de quinta-feira. Um dia antes, o presidente Lobo se reuniu com o presidente do Congresso e com integrantes das Forças Armadas. Durante a votação, militares reforçaram a segurança do prédio do legislativo.

Golpe de 2009

Em 2009, dois anos após ser eleito presidente, Manuel Zelaya foi deposto depois que o Judiciário, o Legislativo e as Forças Armadas não acataram a decisão de realizar um plebiscito sobre uma nova Constituição. O Congresso Nacional e a Corte Suprema de Justiça declararam o referendo ilegal, mas, mesmo assim, Zelaya resolveu realiza-lo.

No dia do plebiscito, 28 de junho, ele foi preso por agentes da Polícia Federal hondurenha e enviado para a Costa Rica. Em setembro, ele voltou ao país e se refugiou na embaixada brasileira, onde permaneceu por quatro meses, até janeiro de 2010, quando terminava o seu mandato.

Porfirio Lobo foi eleito em novembro de 2009 com mais de 1 milhão e 200 mil votos, derrotando o candidato do Partido Liberal, Elvin Santos, ex-vice-presidente na gestão de Zelaya, que teve pouco mais de 800 mil votos. As eleições, no entanto, não foram reconhecidas por vários países, entre eles a Venezuela.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Governo do RS levou meses e milhões para projeto climático; UFRGS o faz em dias

Governo de Eduardo Leite levou mais de 7 meses e R$ 2 milhões para projeto…

21 minutos ago

O discurso conservador e ultra-ideológico de Javier Milei em política exterior

Os “libertários” desconfiam da política exterior ativa, não acreditam em regimes internacionais e aspiram a…

33 minutos ago

As tragédias das enchentes, por Heraldo Campos

As tragédias das enchentes não são de agora, mas as atuais são mais graves, comprovadamente,…

51 minutos ago

Ministério das Mulheres recebe denúncias de abusos em abrigos no RS

Relatos foram apresentados em reunião online; Prefeitura de Porto Alegre anuncia abrigos exclusivos para mulheres…

1 hora ago

Tragédia no RS revela falta de coordenação e falência dos serviços básicos, diz Fernanda Melchionna ao GGN

Deputada foi a única parlamentar gaúcha a destinar emendas para o Rio Grande do Sul…

1 hora ago

IPCA fecha março em 0,38%, menor índice para o mês desde 2021

Alta de alimentos e remédios puxam inflação oficial no período; variação acumulada em 12 meses…

2 horas ago