Delegado da PF diz que “em momento algum” vazou imagens de Lula à Veja

Jornal GGN – O delegado Igor Romário de Paula negou, em resposta ao juiz Sergio Moro, que policiais federais tenham vazado imagens da condução coercitiva de Lula à revista Veja ou à produtora do filme “Lava Jato – A Lei é Para Todos”. O delegado, contudo, admitiu que a gravação foi feita mesmo com Moro tendo decretado sua ilegalidade. 

“Não foram cedidas quaisquer imagens, sejam elas fotografias ou vídeos, relacionadas à ação policial decorrente da 24ª Fase da Operação Lava Jato a qualquer pessoa, empresa ou veículo de comunicação por parte da Polícia Federal”, disse Romário.

“Em momento algum as imagens realizadas naquela data foram fornecidas a terceiros, sendo anexadas ao processo eletrônico correspondente somente imagens do depoimento realizado e posteriormente degravado”, acrescentou.

O delegado ainda avaliou que “não houve em momento algum descumprimento, por parte da equipe de policiais que participou da diligência, dos parâmetros estabelecidos na decisão judicial (procedimento aliás que é adotado rotineiramente em todas as ações da Polícia Federal)”, referindo-se às ações tomadas para tornar a investida contra Lula mais “discreta”.

“Tanto os procedimentos de busca, os deslocamentos e a coleta de depoimento foram feitos com a absoluta discrição, sem o uso de viaturas ou uniformes ostensivos, em local reservado e diverso de unidade policial, sem que tenha sido divulgada qualquer imagem que atente contra a intimidade e privacidade de investigado, ainda que consideradas as dificuldades decorrentes de toda a cobertura jornalística dada ao caso na ocasião”, comentou.

Sobre o despacho em que Moro proíbe a gravação e divulgação das imagens da operação contra Lula, o delegado afirma que “obviamente a determinação expressa na ordem judicial expedida não se refere à gravação feita pela Polícia Federal durante a realização da diligência, mas à veiculação indevida e desnecessária de imagens captadas que venham porventura expor desnecessariamente a figura do então investigados nestes autos, o que de fato não ocorreu.”

A revista Veja afirmou ter tido acesso exclusivo às imagens e relatou que os produtores do filme sobre a Lava Jato assistiram à gravação na sede da própria PF.

A defesa do ex-presidente Lula peticionou ao juiz Sergio Moro no sentido de impedir que essas imagens sejam divulgadas pela imprensa. Moro, contudo, já antecipou que não compete a ele “impor censura a meios de comunicação”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • ""Não foram cedidas quaisquer

    ""Não foram cedidas quaisquer imagens, sejam elas fotografias ou vídeos, relacionadas à ação policial decorrente da 24ª Fase da Operação Lava Jato a qualquer pessoa, empresa ou veículo de comunicação por parte da Polícia Federal", disse Romário.":

    De fato, eh pra publicaaco na semana da eleicao, nao eh?

  • Está na hora do Moreno de

    Está na hora do Moreno de Poços abrir a caixa de pandora.Sinto um cheiro estranho no ar.A combustão se eleva aos meus olhos,a niveis pertubadores.Nassif sabe medir o termometro da coisa.Um Xadrez,que por sinal anda sumido,deve voltar com informações bombasticas.O meu faro nunca me enganou.Vamos aguardar.

    • Eu nunca olhei para a vizinha

      Eu nunca olhei para a vizinha gostosa que mora no prédio ao lado com olhos libidinosos.

      Essa imagem foram para na Veja por tele transporte.

  • o meganha e o juizeco no teatrinho

    No lupanar as afirmações e sinceridades de amor eterno tem a duração do dinheiro na mão.

  • Chico e Francisco.

    Já não teve um delegado que perdeu o cargo porque foi acusado de vazar uma operação de prisão (Dantas) para a Globogolpista?

    Agora, é com o "Chico", né?

  • Fascistas amarelos traidores do Brasil

    Moro, Delagnol e Igor constituem um bando que atua politicamente sob valores fascistas.

    Eles nem consideram a possibilidade da canoa virar.

    Mas, se a canoa virar, eles contam com a mesma impunidade aplicada aos magistrados franceses que condenaram à morte cidadãos franceses sabidamente inocentes, apenas para satisfazer os invasores nazistas. Tal como ocorre com o golpe no Brasil, os tais magistrados franceses davam às execuções uma aparência de legalidade.

  • Conte outra

    "Tanto os procedimentos de busca, os deslocamentos e a coleta de depoimento foram feitos com a absoluta discrição, sem o uso de viaturas ou uniformes ostensivos, em local reservado e diverso de unidade policial, sem que tenha sido divulgada qualquer imagem que atente contra a intimidade e privacidade de investigado, ainda que consideradas as dificuldades decorrentes de toda a cobertura jornalística dada ao caso na ocasião"

     

    Tudo bem. O ilustre delegado deve estar se referindo a outra operação que não tivemos conhecimento, e não aquele circo montado no dia da condução coercitiva de Lula. Tenha paciência.

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

7 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

7 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

8 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

9 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

9 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

10 horas ago