Desembargador do TRF-4 manda soltar Lula, mas Moro corre para impedir

Jornal GGN – O desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, concedeu neste domingo (8) um habeas corpus para que Lula seja colocado em liberdade imediatamente, mas o juiz de piso Sergio Moro e a cúpula do próprio TRF-4 manobraram para impedir o cumprimento da ordem. Fraveto já despachou uma segunda vez reafirmando que Lula deve ser colocado em liberdade hoje.

Contrariado com o alvará de soltura, Moro – que teoricamente está de férias até 31 de julho – criou a tese de que o habeas corpus de Lula já foi rejeitado em colegiado do TRF-4 e do Supremo e, por isso, não vai cumprir a ordem. 

“O Desembargador Federal plantonista, com todo o respeito, é autoridade absolutamente incompetente para sobrepor-se à decisão do Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e ainda do Plenário do Supremo Tribunal Federal”, escreveu Moro.

“Se o julgador ou a autoridade policial cumprir a decisão da autoridade absolutamente incompetente, estará, concomitantemente, descumprindo a ordem de prisão exarada pelo competente Colegiado da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região”, afirmou.

Segundo Moro, “diante do impasse”, ele foi “orientado pelo eminente Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região” a consultar o relator da ação, desembargador João Gebran Neto, que não está no plantão. Gebran costuma confirmar todas as decisões de Moro e rejeitar os recursos da defesa de Lula.

O desembargador Favreto teve de despachar uma segunda vez porque, na delegacia, a defesa de Lula não conseguiu fazer com que os policiais cumprissem a ordem (veja o teor abaixo).

A presidente do PT Gleisi Hoffmann afirmou em vídeo que o habeas corpus foi concedido a pedido dos deputados do partido, que argumentaram que Lula é candidato à Presidência e precisa participar da campanha. Além disso, eles afirmaram que a prisão do ex-presidente não foi devidamente fundamentada.

A Folha fez questão de ressalvar que “Favreto, único desembargador do TRF-4 que votou pela abertura de processo disciplinar contra o juiz Sergio Moro, sob a alegação de ‘índole política’, foi filiado ao PT por quase 20 anos. Crítico da Lava Jato, o magistrado ocupou cargos no governo Lula e em outras administrações petistas antes de ingressar no tribunal.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O judiciário sob pode agir se for provocado

    O juiz Moro estão agindo como parte ao provocar o judiciário. Isso escancara a sua parcialidade.

  • Não adianta a justiça.
    Só o
    Não adianta a justiça.
    Só o povo vai soltar o Lula.
    Esquece o judiciário.

  • Não adianta a justiça.
    Só o
    Não adianta a justiça.
    Só o povo vai soltar o Lula.
    Esquece o judiciário.

  • Não adianta a justiça.
    Só o
    Não adianta a justiça.
    Só o povo vai soltar o Lula.
    Esquece o judiciário.

  • Contra LULA são decisões

    Ah Bom...

    Quer dizer que contra LULA são decisões técnicas e imparciais...

    E a favor de LULA são filiados políticos?

    Moro pode praticar desobediência civil?

    Mandato judicial não é para ser cumprido?

    Juiz manda mais que desembargador?

    • Amnésia cretina.

      É assim que esses mequetrepes agem, quando é o sr. gilmar que solta os tucanos como o tal aébrio never,  a amnésia desavergonhada não os faz lenbrar que ele é cria de acm e fhc e que foi e continua sendo um serviçal do tucanato.Quando o sr, moraes, aquele que combinou uma trégua como advogado do PCC e que foi  secretário do governo tucano paulista e ministro do golpista temer, livra a cara dos tucanos, eles também esquecem que esse sujeito togado agora no tal stf, é  cria do sr. alckmin. Acreditam eles,a farinha podre do mesmo saco onde estão o sr. moro e seus "colegas" dol trf4, e o tal fachini, que todos os brasileiros são uns trouxas. Estão redondamente enganados, nem todo brasileiro é manipulado e alienado pela corrupta globo, pela cretina revista de fofocas veja e pelo PIG papagaio sem escrúpulos.

  • A decisão do Favreto não será cumprida, tal a decisão d MAurélio

    O Marco Aurélio mandou afastar Renan da Presidência. O $TF cassou a decisão do colega, em vez de reforçar o seu cumprimentom

  • Ahhh tá. Ele não foi

    Ahhh tá. Ele não foi incompetente para se intrometer na decisão do stf, com relação ao José Dirceu. Aí, segundo ele, foi equívoco. Tá bom. Assim caminha, a bagunça do judiciário. Estamos perdidos.

  • Brasil, país de canalhas e cafajestes

    A esquerda, prevendo essa resistência ilegal, já deveria ter combinado com militantes a invasão da polícia federal, assim que a ordem judicial não fosse cumprida incontinenti. Aí, era deixar o pau quebrar.

  • Moro não pode abrir sua boca

    Moro não pode abrir sua boca para se manifestar contra a decisão do desembargado. Somente é cabível recurso por parte do MP. E ponto final.

    • E por que o juiz de piso afronta a instância superior?

      Porque tem na sua retaguarda o Marechal Kamel, em linha direta pelo zap zap, mais o restante de toda a mídia, do alto empresariado, de 95% do judiciário, enfim, costas quentes. O MP vai recorrer e a Carminha, ainda hoje, a tempo de entrar ao vivo no Fantástico, vai decidir. Adivinha. 

      • O retrocesso é, de tudo, o
        O retrocesso é, de tudo, o mais doloroso. Presenciei uma conversa na caixa do supermercado que me deixou arrasada, mas não me surpreendeu. Um dos caixas, um rapaz, defendia Lula e elogiava os "tempos em que sobrava algum" em conversa com uma moça, também caixa no supermercado. Uma senhora, cliente, ouviu e o interrompeu dizendo que todos sabiam pelo JN (essas as palavras dela, acredite!) que Lula é um bandido condenado pelo juiz Mouro, nosso Salvador. Por pouco não vomitei! Para completar, diante do rapaz atônito e que disse a ela "não acho isso", a senhora disse que além de sem estudo e por isso ignorante ele também era petulante por estar querendo confrontá-la. Nessa hora tive ímpetos de intervir, mas o gerente chegou e tirou o rapaz de cena. A senhora ficou resmungando e disse, pra finalizar: esse pessoal acha que ter opinião vale alguma coisa. Coitado. Vai acabar perdendo o emprego.

        É bem isso! Os "jornalistas" que nos dão náusea estão tentando manter seus empregos. E quem golpeia o Brasil também. Lavagem cerebral funciona com os Hommers e medo funciona com os "dependentes do modelo".

        Fui pra casa e vomitei de verdade. Fico fisicamente doente com essa escuridão.

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

7 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

8 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

8 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

9 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

9 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

10 horas ago