EUA devem aumentar alcance de punições na Lava Jato

Jornal GGN – Especialistas acreditam que o alcance dos Estados Unidos nas punições da Operação Lava Jato poderá aumentar, principalmente após a ida de delatores da operação aos EUA para repetir, para Securities and Exchange Comission (SEC) e para o Departamento de Justiça, as informações que já forneceram para a Justiça brasileira. As punições devem chegar a pessoas e empresas que estão fora do alcance de Sergio Moro, dizem os especialistas.

Julio Camargo e Augusto Mendonça, ligado à Toyo Setal, já refizeram seus depoimentos nos EUA. Outros envolvidos que deverão fazer delação nos Estados Unidos são Pedro Barusco, ex-gerente de serviços da Petrobras, o doleiro Alberto Yousseff e o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

De acordo com informações do Valor, especialistas na lei americana dizem que as investigações podem resultar na abertura de processos não somente ligados à FCPA (lei anticorrupção no exterior), mas também por lavagem de dinheiro. Entre os alvos também podem estar bancos americanos que tenham facilitado o pagamento de propina, mesmo que sem dolo, e também empresas dos EUA e multinacionais sujeitas às leis dos Estados Unidos, como algumas companhias brasileiras investigadas na Lava Jato e com forte atuação no mercado americano.

Do Valor

EUA podem ampliar alcance de punições da Lava Jato

Por Fernando Torres e Camila Maia

A ida de delatores da Lava ­Jato aos Estados Unidos para repetir aos investigadores da Securities and Exchange Commission (SEC) e do Departamento de Justiça (DoJ, como é conhecido em inglês) as mesmas informações prestadas à Justiça brasileira, levanta dúvidas sobre os desdobramentos futuros do caso na terra do Tio Sam, uma vez que já existe colaboração dos americanos com a força- tarefa de Curitiba.

Um ex-­integrante do DoJ afirma que a reedição das delações poderia representar apenas uma garantia de não punição dupla nos Estados Unidos, já que a condenação no exterior não é suficiente para livrar uma pessoa ou empresa sob jurisdição americana de uma nova pena, segundo a legislação de lá.

Mas a aposta majoritária entre especialistas é de que, em breve, as punições chegarão a pessoas e companhias que hoje estão fora do alcance do juiz Sergio Moro.

Os delatores que já refizeram seus depoimentos nos Estados Unidos são Júlio Camargo e Augusto Mendonça, ambos ligados à Toyo Setal, conforme revelado pelo Valor em abril. Pedro Barusco, ex­gerente de serviços da Petrobras, também viajou aos Estados Unidos para fechar o acordo de delação. Também negociam uma delação o Alberto Youssef e o ex­diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

A visão de uma série de especialistas em legislação americana ouvidos pelo Valor, alguns sob condição de anonimato, é de que as investigações podem resultar na abertura de processos criminais não apenas ligados à lei anticorrupção no exterior (FCPA), como também por lavagem de dinheiro e debaixo da Travel Act, que penaliza aqueles que usaram meios de comunicação americanos para realizar atos ilegais.

Leia mais

Redação

Redação

View Comments

  • Será o Benidito?"

    Será o Benidito?" Conseguiram,  os EUA e países da AL, em pleno século XXI, criar a ALIANÇA PARA O PROCESSO,  que acaba de vez com o progresso nos países perféricos aliados.

  • Essa "justiça" brasileira..

    Essa "justiça" brasileira, fortemente representada no pr, ajudando a transformar o Brasil num país de merda, subjugado aos canalhas americanos.

    Já dizia a música: Brasil, qual é o seu negócio? O nome do seu sócio?

  • Chiques e Chiliques - não confundir com wikileaks!

    Como se fala "Não vem ao caso", em inglês?

    Pois é...

    Agora vai ficar tudo muito chique!

    E caro, tipo exportação!

    Vazando tudo no New York Times, hein?

  • https://www.justice.gov/sites

    https://www.justice.gov/wp-content/uploads/jmd/legacy/2014/02/28/doj-fy-2014-2018-strategic-plan.pdf#s9

     

    Acima o PLANO ESTRATEGICO DO DEPARTAMENTO DE JUSTIÇA DOS EUA ATÉ 2018, onde as "partnership", colaboração estrategica com procuradores de outros paises é um dos "targets", alvos do plano, pode ver especialmente no Strategic Goal numero 3.

    O Plano Estrategico é uma declaração de principios onde todo o foco é a " proteção do povo americano" contra o mundo,

    é um plano tão amalucado que parece incrivel que se coloque isso no papel.

    O ativismo é impressionante, eles querem controlar o mundo inteiro com suas leis e programas. A distancia o Presidente Obama parece um homem centrado e equilibrado mas o que ele trouxe de Chicago para colocar no Departamento de Justilça é ala mais radical do "politicamente correto",  gente raivosa totalmente anti-business e salvacionista.

    Não é atoa que se deram bem com os procuradores da Lava Jato, estão na mesma linha de pensamento, vamos salvar o mundo porque só nós somos limpos, honestos, éticos e puros, os outros são bandidos e mal intencionados.

    Loretta Lynch e Leslie Caldwell tem horror à politica e aos politicos, parece gente que saiu de alguma seita do Meio Oeste.

    • A Loretta Lynch pode até ter

      A Loretta Lynch pode até ter horror à política, mas a sua conversa "casual" sobre netos com o político Bill Clinton (ele já tem neto?), parece que foi proveitosa para a madame Cilinton. Pelo que li, o FBI não está muito disposto a complicar a vida da Hillary no caso dos e-mail privados com  assuntos sigilosos. Ou não tem nada a ver?

      • Meu caro, é tudo muito

        Meu caro, é tudo muito "teatro" eles são os reis da hpocrisia, falsos dos pés a cabeça, quando precisam trabalhar com a m.... não pensam duas vezes. Os muitos livros americanos sobre as coisas que aconteceram no Iraque de 2003 em diante mostra que eles negociaram com a nata do lixo humano que o planeta contem para controlar o Iraque, tipos que aqui fariam nossos operadores do petrolão parecerem sacristãos de igreja do interior de Minas, agora ficam horrorizados com nossos petrolinhas MAS eles já viram coisa muito pior, sugiro a leitura de THE OCCUPATION OF IRAQ, de Ali Allwawi,  da Yale University Press, o autor foi Ministro da Justiça do Iraque já sob ocupação americana, de uma só vez roubaram US$11 billiões da Companhia de Petroleo do Iraque.

         

    • Sim caro AA, e os "puros"

      Sim caro AA, e os "puros" americanos também são seletivos, assim como os nossos. Para eles empreiteiras brasileiras são de menos. E a Petrobrás e o programa nuclear brasileiro nem se fala! 

      Agora a pergunta que não quer calar. Teriam esses "puros" de lá poder para botar suas mãos "purificadoras" em empreiteiras e petrolíferas multinacionais americanas? 

      Acho que o destino que tiveram os bancos e todas as agências americanas diretamente envolvidas na crise de 2008 já responde essa pergunta. Ou será que teve um Moro lá que destruiu o sistema bancário americano e eu não vi?

      • sim caro AA...

        Juliano Santos você conseguiu ver todo o panorama e não somente a parede enfrente ao nariz, como é feito na " Pratia da Ingenuidade". Não são somente as empreiteiras BRASILEIRAS. É a Petrobrás BRASILEIRA. O Sistema Nuclear BRASILEIRO. Num país e nestes setores onde 98% das empresas são multinacionais estrangeiras, investigação alguma apontou estas empresas. Por que será? Mas aqui a imbecilidade é grotesca, coisa de piada, o MP brasileiro vai a outro país para fazer acusações contra o governo que ele mesmo representa. Somos uma caricatura de país.  

  • Isto é fruto da covardia dos

    Isto é fruto da covardia dos que batem panelas anonimamente, buscando gerar a anarquia da Democracia, negando suas caras até que se possam esconder na multidão de passeatas apócrifas. É o resultado do complexo de vira-latas.

    E esse será o preço de se defender interesses egoístas, interesses financeiros descabidos, ao invés de buscar o esforço na luta pela soberania e vergonha na cara.

    Com isso também se vai perder conquistas científicas importantes, de que a ralé do pensamento de luxo nem tem idéia. Quem viver verá.  

  • E a FIFA?

    Por onde será que anda a investigação da FIFA? O marin está luxuosamente instalado em belo apartamento em NY. É o tipo de prisão sonhado por qualquer bandido.

  • Isso dá uma puta munição para

    Isso dá uma puta munição para os EUA usarem contra toda a classe política brasileira. Qualquer político que tenha se envolvido com esse rolo — e são muitos, provavelmente de todos os partidos — poderia passar a ser processado nos EUA, possivelmente junto com família e amigos que tenham recebido benesses, ao bel prazer da justiça dos EUA.

    Se eles fossem atrás disso com isenção poderia até ser uma boa; um judiciário externo catando os envolvidos que foram acobertados por nossa mídia e para os quais nosso judiciário tupiniquim fez vista grossa poderia reduzir em muito a impunidade. Mas eu não apenas não confio na imparcialidade da justiça americana, além disso desconfio que eles vão fazer uso político da capacidade de abrir processos legais para pressionar nossos políticos a serem mais atenciosos com os interesses dos EUA.

  • E o Serra ?

    Deve estar já dando pulinhos de alegria ! Ele vai ser cidadão Americano. Ufa!, assim como todos do PSDB. Afe!

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

20 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

34 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago