Executivos viram réus em processo do cartel do Metrô

Da Agência Brasil

Seis executivos tornam-se réus no processo do cartel do Metrô de São Paulo

Fernanda Cruz

Seis executivos de empresas envolvidas no cartel do Metrô de São Paulo tornaram-se réus na Justiça do estado. São eles: Telmo Giolito Porto, da empresa Tejofran; Adagir Abreu, da MPE; Cesar Ponce de Leon, da Alstom, além de três executivos Temoinsa: Wilson Daré, Maurício Memória e David Lopes.
A denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual (MPSP), em maio deste ano, argumenta que o crime de cartel ocorreu durante a reforma das linhas 1 (Azul) e 3 (Verde) do Metrô de São Paulo e a modernização de 98 trens dessas linhas. As práticas anticoncorrenciais nos procedimentos licitatórios ocorreram no governo de José Serra, entre 2008 e 2009.
Segundo a denúncia, as empresas fizeram acerto para evitar a concorrência na licitação por meio de consórcios, sempre com divisões predeterminadas dos objetos dos contratos. O valor total dos contratos, nesse período de dois anos, chegou a R$ 1,75 bilhão.

O MP pediu a prisão preventiva de César Ponce de Leon, que foi negada pela Justiça. O MP solicitava comunicação à Polícia Federal e à Interpol, a organização internacional de polícia criminal. Segundo a promotoria de Justiça, o executivo é estrangeiro e não foi localizado para ser ouvido nas investigações, pois mora no exterior.

Para o Ministério Público, por estar fora do país, ele poderia escapar de responder ao processo criminal. “O fato de ser o réu estrangeiro e morar no exterior, por si só, não traz a presunção absoluta de que pretenda frustrar a aplicação da lei penal ou atrapalhar o trâmite processual através de eventual fuga”, diz a decisão da juíza Cynthia Maria Sabino.

O MPSP chegou a denunciar à Justiça, no mês passado, 11 executivos de empresas do setor ferroviário e um funcionário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos por formação de cartel em contratos firmados em 2007 e 2008. As empresas teriam dividido entre si três contratos administrativos, combinando as propostas a serem apresentadas nas licitações.

Em nota, o grupo Tejofran diz que jamais participou de cartel e que defende a lisura da atuação de seus funcionários, que seguem rigorosos mecanismos de controle. “[O grupo] esclarece ainda que, em relação aos contratos citados, tentou participar de três processos, mas foi desqualificado de todos eles, mesmo recorrendo nas esferas administrativa e judicial. Obteve contrato somente do edital que foi desmembrado pelo metrô. Mensagens citadas no inquérito tratam de tentativas da formação de um consórcio que nem mesmo se efetivou. A empresa coloca toda sua contabilidade à disposição da Justiça, o que permitirá comprovar que não houve sobrepreço”, diz a nota.

A Alstom disse apenas que “respeita as leis brasileiras e as regras dos editais das licitações de que participa”.

Agência Brasil ligou para os telefones disponíveis no site das empresas MPE e Temoinsa, mas ninguém atendeu às ligações.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Interessante. Nesse caso,

    Interessante. Nesse caso, segue-se o rito compatível com o procedimento legal e não há correlação entre a atividade politica e os eventos ocorridos no âmbito operacional das empresas. Muito interessante.

    • O "cartel"!

      Esse caso é o único da história da humanidade em que se "investigou" e descobriu a corrupção e os corruptores, mas não os corruptos. É como um homicídio sem assassino, um furto sem ladrão, um estupro sem... Vergonha total! 

  • Tucanos seguem impunes, pois

    Tucanos seguem impunes, pois em São Paulo a sigla MP quer dizer Mistério Público.

    É realmente um Mistério porque os promotores paulistas não aplicam a teoria do domínio do fato, porque eles não seguem o dinheiro até seus beneficiários políticos e porque eles se comportam como se fizessem parte da mesma quadrilha que assaltou o Metrô SP por mais de uma década. 

  • Estava sentado na sala da

    Estava sentado na sala da casa da minha irmã quando vejo na tv o Bonner dando esta noticia no Jornal Nacional. Esta noticia foi logo depois da noticia sobre o inquerito da PF sobre o Governador de Minas Pimentel. O Bonner e O JN continuam afiadissimos na arte da manipulação. Quando falou do Pimentl mostrou todo mundo: a esposa, o PT, o amigo e até o cachorrinho da casa.  Mas, quando foi falar do escandolo do Metrô trataram como "o governador da época" e "militantes do PSDB" sem citar nem um nome. O Bonnert falou que o PSDB mandou avisar que nenhum "militante do PSDB" porticipou deste escandalo.....rsrsrsrsrs

  • Tucano pode tudo.

    Cartel de empresas metroferroviárias. Hum sei. Só dieretores e empregados das empresas foram indiciados. Sei, está bem. Ninguém foi encarcerado preventivamente por suspeitas de continuidade delituosas, pois há contratos continuam que vigentes.

    Mas tem empresas aí "ligada" a tucanos. Literalmente cumpadres da família Covas, padrinho deo Deputado Estadual Zuza Covas. Ninguém levantou suspeiotas dessas ligações umbilicais com tucanos e com doações dessas empresas cartelizadas ao Governador tucano Alkmin. Estranho isso, não? Ou suséitas ´so são as doações do cartel da Petrobras para o PT?

    Por falar em família Covas, alguém se lembra do caso do assessor de campanha de Bruno Covas, o Sr. Mari Welber,  - ex-empregado da TV TEM do J. Hawilla - com R$ 100 mil e mais seis cheques assinados em branco pelo Sr. Deputado Bruno Covas na mesma época em que o empresário Bené "ligado" ao Governador Pimentel.

    O caso Bené teve desdobramento com pedido de apreensão de documento no STJ no domicílio do Governador. E o caso do Sr. Mario Weber, quando será investigado, com pedido de apreensão na casa do Deputado Mario Covas , hein? Será que esse caso não interessa à PF, tão zelosa e coisa dos deveres dela?

    Com a palavra o Sr. Ministro da Justiça, Eduardo Cardoso.

  • Não houve delação premiada? Ora, por que?

    Gozado, lá no Lavajato houve delações premiadas. Inclusive, um deles foi "premiado" e, de puder, é claro será, no futuro, novamente" premiado"

    Ora, por que no Brasil a delação premiada é só para alguns casos.

    Agora, no Cartel do metrô não há nem resquício ou sinais de tentativas de delação premiada.

    E tem réu morando no estrangeiro.

    E ninguém está preso.

    E nem será até terminar toda este processo, que vai longe, mais longe do muita gente irá ver.

    Mas o tesoureiro do PT está preso e dizem que nunca mais irá sair, até que as instâncias superiores julguem-no em definivo. Ora, até isto acontecer.....

    E o nosso Judiciário. Excelente qualidade!

    • Um tucano feliz da vida

      Roubaram quase 1,5 bilhões, mas não tem imprensa e juiz que  os condene. É isto aí tucanos. De risadas, vocês merecem o premio de patifes. Agora tu, ficamos numa incógnita! És um beneficiário desta roubalheira tucaninha? Ou tu és apenas mais um otário coxinha? Aí virou hiena!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

4 minutos ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

39 minutos ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

3 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

4 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

5 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

6 horas ago