Força-tarefa promete “desafogar” processos acumulados no STF

Jornal GGN – O presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, autorizou nesta quinta-feira (7) a criação de uma força-tarefa para colocar em dia a distribuição dos processos que se acumularam na Corte.

Cerca de 2.600 feitos aguardam distribuição. O mutirão foi implementado pela Secretaria Geral da Presidência e será realizado pela Secretaria Judiciária do STF.
De acordo com as autoridades legais, este estoque é resultado do alto número de recebimentos de processos físicos e eletrônicos que chegaram ao Tribunal, e são compostos principalmente de recursos contra decisões dos tribunais de segunda instância.

Segundo Lewandowski, a iniciativa permitirá que a distribuição aos relatores seja colocada em dia, atendendo a exigência constitucional da “razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação, nos termos do art. 5º, LXXVIII, da Carta Magna”.
A força-tarefa já iniciou os trabalhos e conta com 50 servidores que trabalharão inclusive aos sábados e domingos, até o final de agosto.
Cabe a eles analisar a existência de conformidade, presença de repercussão geral e também dos requisitos formais dos recursos previstos na lei processual, para em seguida proceder à autuação.
A observação sobre se o processo envolve prevenção (critério que mantém a competência de um ministro em relação a determinado processo pelo fato de ter tomado conhecimento da causa em primeiro lugar) é um dos fatores mais importantes da nova resolução.
Redação

Redação

View Comments

  • Chamem a Globo pro mutirão

    A emissora fez mutirão no julgamento do mentirào, chamem o Merval Pereira  pra ajudar

  • Sempre igual

    Isso parece mudança de diretoria em empresa pública, normalmente com mudança de partido. Corta-se o cafezinho, economiza-se clips, instala-se relógio ponto rigoroso, ar condicionado só apartir das 10:00hs, monta-se mutirão para destravar a agenda da empresa, manda-se os cupinchas de um embora e traz-se os cupinchas do outro. Novos ares, uma maravilha.

    Durante dois meses, depois volta tudo ao normal como em qualquer órgão público.  

    • Desculpe a comparacao estilo

      Desculpe a comparacao estilo interior do Sertao, mas, seu comentario tem cheiro de "dor de corno".

      Qual atitude deve tomar um Novo gestor, quando o anterior era um  psicópata que deixava toda a reparticao paralizada em pánico? A atitude tem que ser essa mesmo, dah um saculejo na equipe e diz: - acaba o pánico e vamos voltar ao trabalho!  De preferencia, a pleno vapor, para ver se injeta ánimo na equipe.

    • O Andarilho que agora é "FREE"

      Mas não livre o bastante para entender que parece que agora, tenta-se moralizar uma corte que foi desrespeitada por alguns daqueles que deveriam torná-la dígna. Vida que segue e que aos poucos, a ordem, o trabalho e a seriedade retornem.

  • E como fica o caso - pelo CNJ

    E como fica o caso - pelo CNJ (o Presidente do STF é o Presidente do Conselho) - do Helicóptero (cheio de cocaina) do tal Senador ligado ao tal candidato ao cargo de Presidente da República:

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-apresenta-nosso-novo-documentario-helicoca-o-helicoptero-de-50-milhoes-de-reais/

    As denúncias são gravíissimas... o CNJ deve uma resposta (o fato criminoso é notório e deve ser apurado em sua inteireza).

  • Pelamor...

    Cabe a eles analisar a existência de conformidade, presença de repercussão geral e também dos requisitos formais dos recursos previstos na lei processual, para em seguida proceder à autuação.

    Ou seja, fazer coisas que competem aos ministros. A mutreta do assessor escrever e o ministro assinar está ficando descarada e assumida...

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

10 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

11 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

11 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

13 horas ago