Lula denuncia abusos de Sergio Moro à ONU

Jornal GGN – Os advogados do ex-presidente Lula anunciaram nesta quinta (28) que entraram com um recurso no Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) contra os “abusos de poder” de Sérgio Moro e dos procuradores da Operação Lava Jato. Lula é investigados em várias frentes pela força-tarefa criada para apurar corrupção na Petrobras e foi denunciado pelo Ministério Público Federal por tentativa de obstrução de Justiça.

À ONU, Lula alega violação dos direitos humanos pela Lava Jato. De acordo com informações do jornal The Telegraph, o ex-presidente contratou o advogado Geoffrey Robertson, que ficou conhecido por defender Julian Assange, fundador do Wikileaks, o ex-boxeador Mike Tyson e o autor indiano Salman Rushdie. 

Robertson, em sintonia com a defesa de Lula no Brasil, alega abuso de poder do Sergio Moro, que se recusa a declarar parcialidade e abrir mão de julgar o ex-presidente.

Na ação, Lula destaca não ser contra uma investigação “justa e transparente”, mas menciona a “clara falta de imparcialidade” de Moro e seus “atos ilegais”, como a gravação e divulgação de conversas privadas dele com a presidente afastada Dilma Rousseff e outras figuras que detinham foro privilegiado, além da condução coercitiva para um depoimento à Polícia Federal que foi espetacularizada na grande mídia nacional.

“As transcrições, bem como o áudio das conversas, estão sendo liberados para uma imprensa hostil. O juiz está invadindo sua privacidade e pode prendê-lo a qualquer momento e, em seguida, pode ser julgado sem um júri”, diz Robertson.

Segundo ele, “nenhum magistrado poderia agir dessa maneira. O juiz ainda tem o poder de deter os suspeitos infindamente na prisão até que confessem. Há uma barganha. Este sistema viola os direitos humanos fundamentais e já foi condenado por órgãos da ONU”.

Para Robertson, o caso de Lula vai expor o problema da prisão preventiva e das condenações “injustas” no Brasil, que são feitas baseadas em confissões de suspeitos que só querem sair da prisão.

A defesa de Lula no Brasil convocou a imprensa para uma coletiva na tarde desta quinta (28).

Em breve, mais informações.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O ponto central é: O Mouro

    O ponto central é: O Mouro continua apitando, o Deltan continua orando e o resto dos procuradores continuam embolsando? Se não parar tudo isso não vejo o porque ...

  • Demorou. 
    Isto já deveria ter

    Demorou. 

    Isto já deveria ter sido feito há muito tempo.

    Mesmo sendo tarde, a medida pode surtir algum efeito.

    Desde que Lula resolva enfrentar abertamente nas ruas os Juizes que emporcalham os tribunais em que trabalham.

    Moro é apenas um deles. Há aqueles que dão guarida para ele no Tribunal Regional Federal, no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.

     

    • Guarida

      Talvez valha a pena ter um tiquinho de boa vontade com os que supostamente dão guarida a Moro.

      A grande verdade é que muitos se sentem intimidados principalmente pela imprensa e, em alguns casos - o Nassif já relatou aqui -, até mesmo por membros da família ou por pessoas de seus grupos sociais.

      Sei que não alivia muito, pois juízes deveriam ter coragem de ser contramajoritários de vez em quando. De todo modo, vale a pena pensar no assunto, não?

  • Alguém precisar  recorrer a

    Alguém precisar  recorrer a organização internacional é uma vergonha!

    Chegamos a um ponto que, se um ex-presidente não confia na Justiça de seu país, quem dirá nós aqui do andar de baixo?

    Vide o caso daquelas pessoas acusadas de que seriam terroristas.

  • Seguir o exemplo

    É uma obrigação e um dever dos movimentos sociais e do campo progressista brasileiro seguir o exemplo do Lula e denunciar à ONU a política de exterminio que a polícia do Estado de São Paulo vem emprrendendo contra a população negra da periferia das grandes cidades do Estado. Sim, é uma política de exterminio consciente de extermínio.

  • Dá-lhe!...

    Com esses setores do MPF e do Poder Judiciário que abusam das Leis no Brasil. Esse é o caminho, para a vergonha nacional.

    Pigmeus que esgoelam com gigantes fatalmente serão derrotados!...

  • Isso é muito positivo, Lula

    Isso é muito positivo, Lula vai mostrar ao mundo o que todos os brasileiros já sabem, que aqui existe uma "justiça partidária" apoiada pela mídia golpista. Força Lula!

    P.S.: acredito que o bloqueio do WhatsApp e do Facebook só pode ser ordem dos grupos de mídia, pois já sabemos que uma grande parte do MPF, Procuradoria e Tribunais obedecem aos interesses destes grupos. 

     

     

  • E pensar que essa ação de

    E pensar que essa ação de Lula já poderia ter sido levada à ONU há bem mais tempo.

    Acredito que Lula terá um direito de resposta à altura, porque se não é respeitado no seu próprio país, o que vimos assistindo é uma leva de pessoas importantes do mundo inteiro a enxergá-lo como um hmem de bem.

    Que dane-se o STF, tão ou mais subserviente da mídia que Moro. 

  • Uma atitude que já deveria

    Uma atitude que já deveria ter sido feita há muitos meses atrás. O Moro é, sem dúvida, um juíz parcial quando se trata do ex-presidente Lula. 

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago