Categories: JustiçaPolítica

Morales e Castro se dizem favoráveis a asilo político de Snowden

Jornal GGN – O presidente da Bolívia, Evo Morales, ofereceu, no sábado (6), “asilo humanitário” ao ex-funcionário da agência de inteligência dos Estados Unidos (EUA), Edward Snowden. No domingo (7), o presidente de Cuba, Raúl Castro, defendeu o direito de os governos latino-americanos concederem asilo político ao ex-agente. A decisão de Morales foi um protesto contra a atitude de França, Itália, Espanha, Portugal e Canadá de não o deixarem sobrevoar seus espaços aéreos ou aterrissar em seus territórios por suspeitarem que Snowden estaria no avião presidencial. Já Castro criticou a “perseguição” ao norte-americano; para ele, o esquema de espionagem já é conhecido pelo governo cubano.

Apesar de os quatro países terem pedido desculpas pelo ocorrido, o presidente da Bolívia as considerou “insuficientes”. Morales salientou que o fato não pode ser considerado como um “acaso” ou um “erro”. O anúncio de asilo a ser concedido a Snowden pela Bolívia foi feito durante discurso na região andina de Oruro (Sudoeste do país), onde Morales estava acompanhado pelo presidente do Banco Mundial, o sul-coreano Jim Yong Kim.

O incidente ocorreu na terça (2), após Evo Morales participar de uma reunião sobre produção de gás na Rússia, onde Snowden aguarda por asilo político. Devido à suspeita e à não autorização de voo, Morales foi obrigado a permanecer em terras austríacas por 13 horas. O ex-agente da CIA é acusado, nos EUA, de espionagem após ter denunciado que os norte-americanos monitoravam e-mails e ligações telefônicas de cidadãos dentro e fora do país.

Raúl Castro, por sua vez, reconhece o direito soberano de todos os estados latino-americanos a concederem asilo a Snowden, na opinião do presidente cubano, um “perseguido por seus ideais ou lutas contra os direitos democráticos, segundo nossa tradição”. Ele ainda salienta que as revelações de Snowden não causam quaisquer estranhamento ou surpresa, apenas confirmam a existência de um sistema de “espionagem global dos Estados Unidos, que viola a soberania das nações, inclusive de seus aliados e os direitos humanos”.

Redação

Redação

Recent Posts

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

2 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

3 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

3 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

4 horas ago

Museu do Trabalhador: Alfredo Buso conta como foi preso sem cometer crimes

Ex-secretário de obras de SBC, entrevistado da TVGGN anuncia absolvição do caso e lembra os…

4 horas ago

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

6 horas ago