Moro consegue mais um depoimento sobre Lula ter escondido crimes do PT

Jornal GGN – O ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque fez um depoimento ao juiz Sergio Moro, nesta sexta (5), que foi classificado por sua defesa como “histórico”. Na saída da audiência, que durou cerca de 1h30, o advogado Antonio Figueiredo Basto afirmou à imprensa que Duque revelou a “hierarquia” do esquema de corrupção investigado na Lava Jato.

“O depoimento foi excepcionamente bom, na minha opinão. Ele esclareceu todos os fatos da Sete Brasil, e principalmente a questão de hierarquia, quem fez, quem não fez [coisa errada na Petrobras]. É um depoimento muito importante e, principalmente, vinculado a provas”, disse Basto, de acordo com transmissão da GloboNews.

Blogs ligados à direita, como o Antagonista – que tem sido privilegiado com informações exclusivas das audiências conduzidas por Moro – afirmam que Lula foi a estrela do depoimento de Duque. Ele, assim como Léo Pinheiro, da OAS, teria relatado três encontros em que Lula supostamente mandou destruir provas de contas no exterior e outros ilícitos do PT.

Na quinta (4), a defesa de Lula já havia protestado contra a situação em que Duque se encontra, muito semelhante a de Leo Pinheiro: ambos estão presos na Lava Jato por ordem de Moro há muito tempo e, interessados em fechar um acordo de delação, decidiram usar audiências de processos em andamento para dar um aperitivo ao Ministério Público Federal.

A condição de ambos os potenciais delatores é delicada porque, na cadeira dos réus, Duque e Léo Pinheiro não têm o compromisso de provar o que dizem. 

Em seu depoimento a Moro, no âmbito do caso triplex, Leo Pinheiro disse que Lula mandou o empresário destruir provas de pagamentos de propina da OAS ao PT. 

Duque fez seu depoimento no processo em que Antonio Palocci é acusado de operar propinas da Odebrecht ao partido. As revelações ocorrem a cinco dias da audiência de Lula em Curitiba, para falar do triplex no Guarujá.

Para a Lava Jato, é estratégico que novas informações que colocam Lula no centro do olho do furacão surjam às vésperas do interrogatório do petista.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • E desde quando mais um

    E desde quando mais um "depoimento" mentiroso seria "fato novo"? Quando que essa palhaçada vai terminar?

    • Caro Somebody, a resposta

      Caro Somebody, a resposta para sua pergunta é muito simples: quando nós, o povão, tomarmos a decisão de acabar com os palhaços.

      E isto é fácil - acredite!

    • Parece que esta palhaçada só

      Parece que esta palhaçada só vai começar a terminar na hora em que iniciarem a República da Porradaria. Se meia duzia começar, o resto vai atrás. O saco já tá cheio disso.

  • Basta bater o olho pra ver

    Basta bater o olho pra ver que eh MENTIRA PREMIADA e nao "delacao premiada".

    Se Duque soubesse disso antes ele estaria preso esse tempo todo sem oferecer a cabeca de Lula pra salvar a propria pele, gente?

    Isso soa verossimil pra qualquer ser pensante?

    • Exatamente isso. Se fosse

      Exatamente isso. Se fosse verdade teria incriminado Lula lá atrás e escapado da cadeia. Como viu j

      uma oportunidade agora de fazer o jogo manjado de inventar e negociar uma história contra o Lula , que até meu cachorro sabe ser a única maneira de se livrar da cadeia para o resto da vida. Inventou, tramou criminosamente com o mpf e o juizeco. Eu jnvento o que vcs querem e vcs me livram da cadeia. Puts , mais ridiculo e patético impossível. Só aqui nesse paiseco escravocrata mesmo.

  • Não por nada, um dos jargões

    Não por nada, um dos jargões mais batidos no Direito certamente é o "a testemunha é a prostituta das provas". Trata-se de um aforismo auto-evidente. 

    Ora, se isso é aplicável para uma testemunha,  que por esse desiderato não pode mentir, o que dizer com relação a quem depõe na condição de réu na qual tudo pode arguir sem nenhum compromisso com a verdade? 

    E se esse réu confesso encontra-se preso em caráter provisório há meses e com a perspectiva de ser condenado a dezenas de anos de reclusão está em tratativas com o sistema repressivo visando uma delação premiada, única maneira de escapar desse martírio?

    Dado isso, pergunta-se: qual consistência dessa narrativa ou de qualquer outra se não vem acompanhada de robustas e irrecusáveis comprovações do tipo material? Ou, o que vai no mesmo sentido, por que se aceita e, pior, se dá publicidade a esse tipo de depoimento arguindo diálogos sem o testemunho de terceiros? 

    Por que não desconfiar que existe nesses casos um conluio entre o réu e o aparato repressivo visando atingir um terceiro? Por que não é uma hipótese a ser descartada que delações da espécie estão sendo instrumentalizadas de forma criminosa?

     

     

    • Tua pergunta contém a resposta, JB Costa

      Prezado JB Costa

      Quando você pergunta:

      "Por que não desconfiar que existe nesses casos um conluio entre o réu e o aparato repressivo visando atingir um terceiro? Por que não é uma hipótese a ser descartada que delações da espécie estão sendo instrumentalizadas de forma criminosa?"

      Já traz na sentença a resposta. A delação premiada nada mais é do que um conluio entre um réu/criminoso confesso e o aparato repressivo, visando atingir/incriminar um terceiro e obter um abrandamento da pena.

      A Fraude a Jato não pararia de pé sem esse conluio/delação premiado(a) e sem as prisões preventivas eternas. Nos EUA, de quem foi importada essa tese jurídica (plea bargain) o termo em inglês - pèssimamente traduzido para o português como denúncia, delação ou ainda 'colaboração' premiada - que define esse acordo é bem mais claro e direto, mostrando que se trata de uma negociação. Aliás, nos EUA quem é muito rico pràticamente não vai em cana porque faz uma barganha e compra sua liberdade. Ou o pagamento de fiança, em troca da liberdde, não é uma braganha, uma negociação, uma compra?

      As delações, em si mesmas, são ilícitas e criminosas, à luz do que estabelece a CF/1988. A Propósito sugiro a leitura de um artigo publicado no Justificando e republicado agora n'O Cafezinho, em que um bravo procurador expõe claramente o que é o instrumento da delação premiada, um instrumento usado de forma criminosa e aética pelos agentes do Estado.

  • A estratégia se repete. Sem provas, diz-se que foram destruídas

    Prezados,

    Esta tresloucada tentativa dos criminosos da Fraude a Jato (sérgio moro e comparsas no MPF, no TRF4, na PF, noutros tribunais superiores, na justiça federal e no STF, além do PIG/PPV) em coagir e torturar psicologicamente pessoas mantidas presas, sem julgamento e condenação, de modo a delas extrair delações incriminadoras contra o Ex-Presidente Lula já virou estratégia manjada, repetitiva, clichê.

    A fábula do lobo e do cordeiro, que bebia água rio abaixo e era acusado pelo predador de sujar a água que este bebia, se aplica como uma luva ao caso de perseguição a Lula. NENHUM fiapo de prova contra Lula foi encontrado pelos quadrilheiros da Fraude a Jato e seus comparsas. Como nem as delações a fórceps foram capazes de fornecer  a mais pífia prova capaz de incriminar o Ex-Presidente Lula, os lavajateiros a serviço do golpe forjam e combinam com os presos torturados psicologicamente para que eles digam que Lula pediu para destruir provas.

    Esse tática e essa estratégia se mostram primárias. E Gilmar Mendes, ele mesmo, o líder do PSDB no STF é capaz de fazer picadinho dos pretensos arautos da moralidade lavajateira. Nem é preciso ter cursado Direito para saber quea primeira preocupação de qualquer pessoa que cometa ilicitude é destruir as provas contra si mesma. Nem o Pedro Bó, persosnagem do Chico Anysio caracterizado pela curta inteligência, seria capaz de destruir provas contra outros, mas não contra ele mesmo. E alguém com dois neurônios na cabeça acha que executivos de empresa, como Léo Pinheiro e Renato Duque, seguiriam ordens para destruir provas contra o Ex-Presidente Lula e não as contra eles mesmos?

    Como  a maioria dos midiotas - inclusive e pricipalmente os INCLAMEs - são analfabetos políticos  e massa de manobra dos veículos de mídia, entre eles a falsa tese pode colar. Mas entre as pessoas esclarecidads e no meio jurídico, jornalístico, acadêmico, artístico, científico e intelectual essas manobras criminosas dos lavajateiros são desmontadas em nenos de 24 horas. sérgio moro e seus comparsas, com a brocha na mão, estão deseperados por achar qualquer coisa que possa justificar as sentenças - já escritas - de condenação do ExPresidente Lula.

    Mas a ONU e o mundo estão de olho neles. Nem mesmo Gilmar Mendes - vendo a onda da Fraude a Jato ameaçar afogar seus aliados políticos do PSDB - deixará passar essas vergonhosas diatribes dos lavajeiros.

    • As duas últimas delacões

      As duas últimas delacões mencionam que o Lula mandou ou pediu pra destruir provas.

      É o motivo pra prisão preventiva: impedir mais tentativas.

      Faz sentido? NÃO.  Mas pouco importa.

      Os arrependidos da Mossak foram pegos destruindo provas. Foram liberados rapidinho por conta do arrependimento.

      Com Lula é diferente. Ele tem a petulância de declarar-se inocente, mesmo depois desses depoimentos "espontâneos".

       

  • uma manchete semanal para os pigs.

    Agora que acusar o Grande Presidente Lula é a chave que o menino moro usa para abrir a porta da cadeia, a fila dos acusadores vai chegar até Brasília.

    Os “usefuls idiots” não querem outra coisa, mas atenção tucano não!!!!!!

    • Apelar para a cafajestice

      Apelar para a cafajestice pura e simples. Isso é chutar o pau da barraca, é desespero, desespero para cumprir o estabelecido e entregar a encomenda.

  • Fechar contas....

    Se foi fechada contas em bancos, acedito que em qualquer lugar do mundo isto fica registrado.

    O Duque informou em qual banco e país eram estas contas?

    Se sim, o advogado do Lula solicita ao juiz que ele mande veirifcar se estas contas existiram e só depois Lula presta depoimento.

    Se existiram Lula se explica, se não Duque e MPF se explicam.

    • A Farsa está sendo preparada

      A Farsa está sendo preparada para prisão preventiva do Lula sob o argumento de que Lula estaria destruindo provas.

      Esse script que o moro e o Delagnol prepararam não convence a ninguém. Agora está explicado porque adiaram o depoimento do Lula, não foi para preparar a segurança, mas para preparar o ensaio de depoimentos em cima da hora dos executivos da OAS e do Renato Duque. Pois o Moro sabe que não tem provas. Ao fabricar provas a lava jato está cometendo crime. Tem que ser apurado.

       

  • Pitifaria pura desses agentes

    Pitifaria pura desses agentes da CIA travestidos de agentes públicos federeais. Até quando o Brasil vai  aceitar passivamente essa criminosa e seletiva cassada feita pelo juiz Moro e sua equipe contra Lula e contra o PT? São três anos de ações sincronizadas pela Globo e Moro para, inicialmente, detonar o governo Dilma, destruir a Petrobras e outras grandes empresas e finalmente para prender Lula. As consequências são claras: desemprego em massa, economia destruída, garantias constitucionais rasgadas, reformas anti-povo sendo aprovadas por bandos de corruptos patrocinados pelo governo mais corrupto da história do Brasil - e blindado pela mídia e pelos paladinos da lava-jato. Uma acinte contra o povo a cada instante. Moro e sua equipe de agentes da CIA e a Globo são instrumentos da Casa Grande e dos conglomerados internacionais para recolonizar o Brasil, usando como pretexto esse papo furado de combate à corrupção. Uma população despolitizada, a mercê de mafiosos donos da grande mídia que contratam um exército de fascistas como comentaristas para criar esse clima de ódio e de perseguição seletiva, enquanto os maiores canalhas aprovam leis cortando todas as conquistas trabalhistas, previdenciárias e sociais de um século de lutas do nosso povo. Uma verdadeira novela de horrores, com a total subserviência e conivência de um STF covarde, um MPF pautado pela mídia e demais instituições como PF e polícias militares a serviço do golpe e da repressão aos movimentos sociais. Que republiqueta nos legaram!

  • DEPOIMENTOS DA LAVA JATO

    Concordo que a condução da Operação Lava-Jato tem sido muitas vezes arbitrárias em seus métodos, seletiva contra alguns denunciados e tem como foco central o ex-presidente Lula. Contudo, quero também fazer minhas ressalvas diante dos depoimentos de Leo Pinheiro e de Renato Duque sobre acusações que pesam contra o presidente Lula e os detalhes nos depoimentos sobre os esquemas de corrupção dos dirigentes do PT, incluindo Lula. Elles não soam falsos ou totalmente inverídicos. Marx trouxe uma categoria que muitos petistas mais cegos estão deixando de lado: alienação. O PT e os seus principais dirigentes, que tiveram um contribuição inestímavel e histórica à politica de inclusão social na presidência, já passaram da hora de fazer uma 'mea culpa' sobre a corrução e de tudo o que país está sofrendo com os erros da política econômica do governo Dilma. A bandeira da ÉTiCA na política tão defendida pelo PT já foi rasgada, mas, agora, é o futuro do PT como partido político que está numa encruzilhada: encarar a VERDADE dos fatos ou morrer sem ELA para a história.      

  • desumanos

    Os covardes morrem muitas vezes antes de morrer. 

    Os covardes serão sempre covardes, por toda eternidade.

    Os covardes nunca terão seus nomes respeitados, mas os terão associados a covardia. 

    Os covardes não têm luz própria e são dependentes de holofotes trevosos.

    Os covardes tentam e tentam, mas não conseguem serem maiores que sua vítima.

    Os covardes se acovardam, porque lhe faltam o equilíbrio humano.

     

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

10 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

11 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

11 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

12 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

14 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

14 horas ago