Moro falou sobre crime organizado em Congresso da PF com Ricardo Teixeira

“Os bons resultados da 2ª Vara Federal Criminal da capital paranaense mostraram que o desempenho positivo do Judiciário é fruto também de um trabalho harmonioso entre policiais, procuradores e juízes”, dizia descrição do evento
Jornal GGN – Em reportagem publicada na última sexta-feira (29), a Folha de S. Paulo indicou ligação de delegados da Polícia Federal com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e seu ex-presidente Ricardo Teixeira. Na matéria, são apontados 13 inquéritos contra a entidade que, em 15 anos, não foram concluídos e que, neste período, a ainda teria patrocinado congressos, viagens e cedido campo para torneio de futebol de delegados.
A Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) esclareceu, em nota, que o arquivamento de investigações não cabe, exclusivamente, à polícia, mas também ao Ministério Público Federal e à Justiça Federal, que todos os patrocínios e eventos realizados pela ADPF estão dentro da “transparência e legalidade” e que nenhum dos delegados citados na reportagem faz parte da atual gestão da Associação. A ADPF frisou que sempre se pautou “nos princípios da independência, ética, moralidade e transparência”.
Entre os casos apontados pelo jornal, está a liberação de R$ 300 mil da CBF para o 4º Congresso Nacional da Associação, em Fortaleza (CE), em 2009. Na ocasião, além do patrocínio, Ricardo Teixeira foi um dos palestrantes, onde falou sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Curiosamente, outro painelista do mesmo evento foi o juiz federal Sergio Moro, para falar sobre Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.
Na sua apresentação, Moro tinha como tema “a investigação de crimes do colarinho branco e a sensação de impunidade no Brasil”. Na descrição da programação, o juiz federal representaria “a eficiência das Varas Federais especializadas no combate a crimes contra o sistema financeiro a administração pública e à lavagem de dinheiro”.
“Os bons resultados da 2ª Vara Federal Criminal da capital paranaense mostraram que o desempenho positivo do Judiciário é fruto também de um trabalho harmonioso entre policiais, procuradores e juízes”, diz a descrição do evento, lembrando o caso do Banestado, então julgado por Sergio Moro.
A apresentação de Sérgio Moro no IV Congresso Nacional de Delegados de Polícia Federal estava disponível no Youtube. Por algum motivo, o vídeo foi retirado. Mas é possível acompanhar o painél de Ricardo Teixeira, no mesmo evento, a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=tl3wmg8yJlg width:700 height:394
“Os eventos organizados pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal são focados na discussão de temas de interesse do país, da sociedade e da própria Polícia Federal.  A ADPF custeia, com recursos próprios, a maior parte das despesas relativas à execução desses encontros. Em alguns congressos ou seminários, quando há pertinência temática, a ADPF busca apoio, sob a forma de patrocínio, de algumas instituições. A maioria dos participantes é formada por delegados de Polícia Federal de todo o país. Frequentemente, são convidados representantes de outras carreiras jurídicas para participar”, publicou, em nota, a Associação.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

    • Merece ser investigado.

      Merece ser investigado. Concordo. Mas pelo CNJ? Que investigou truculências de moro em 2005, em segredo dejustiça e arquivou tudo? que vê os atuais desmandos do mesmo moro e finge que é em Marte? Etc.. etc.. etc...

    • Kamarada
      "merece ou

      Kamarada

      "merece ou deve"?

      Não se esqueça que estamos no país da moralidade seletiva, logo...!!!

      Será...???...

       

  • 27 palestrantes.....

    27 palestrantes e o artigo tenta jogar para os alienados que Moro e Teixeira fizeram dobradinha. rsrs

    • Onde está a alienação?

      Mais de uma dezena de inquéritos contra a CBF, e tu achas que o juiz não sabia, que a PF não sabia, e mesmo assim vai dar palestra, participar de convesccote, recebem patrocínio para viagens à Argentina e escambau. E tu chamas a nós de alienados? Esse judiciário aparelhado e seletivo que só enxerga e investiga um lado e tu achas normal? E nós somos alienados?

  • Qual será o motivo da

    Qual será o motivo da retirada do vídeo em que aparece o sérgio moro nesse evento da ADPF, hein!? O "probo" e "eficiente" magistrado esteve lado a lado com Ricardo Teixeira e com dlegados que eram "patrocinados" pela CBF, então presidida por RT. Que conduta "irrepreensível"  a desse magistrado e dessa PF, não é mesmo!? Há pouco tempo o citadojuiz foi homenageado pela Globo, recebendo um troféu; e aGlobo, sabemos, está metida até o pescoço no esquema de corrupção e propinas que envolve o mundo do futebol, a CBF, a seleção brasileira de futebol e torneios de futebol organizados pela CBF e pela FIFA. Os "reis " e "rainhas" estão nus. A hipocrisia foi desmascarada.

  • Um detalhe: no cartaz aparece

    Um detalhe: no cartaz aparece a apresentação do Coral da APDF ( Associação dos Delegados da Policia Federal )

    Este Coral ganhou patrocínio para participar num Festival de Coros na Argentina, adivinhem de quem? CBF!!

    É muita promiscuidade pro meu gosto. 

    • Ou seja, a Polícia Federal é

      Ou seja, a Polícia Federal é cliente de carteirinha da CBF.

      Quem arquivou as investigações?

      A PF ou MP?

      Aos poucos essas instituições se desmoralizando por si só. São eles que vão investigar a corrupção de quem? Da GLOBO? Uma instituição corrupta vai investigar o que?

      Foi preciso o tio Sam mostrar como a PF deve trabalhar... Que vergonha.

      Devem estar com saudades da era FHC onde a PF se limitava a ficar nos aeroportos a espera das "dicas" da CIA e FBI para pegar africanos trazendo cocaína enfiada no rabo... Só pode ser isso.

      Cambadas de mal agradecidos.

  • Mai Deuzulivre se fosse o Lula ou a Dilma!

    Aécio, Serra, FHC e todo o PSDB já estariam culpando os dois, direta e pessoalmente, pelos desvios na FIFA inteira! O Revoltados Online estaria pedindo a condenação à morte de ambos no Touro de Bronze*. E Lobão estaria viajando pro Paraguai, pra comprar um fuzil e iniciar a "Revolução Moralizadora".

    Mas... como é o impoluto juiz Moro, heroi dos batedores de panela de sofá, então pode!

    *http://pt.wikipedia.org/wiki/Touro_de_bronze

    • Se fosse .....

      Alan, eu entendo o seu ponto de vista, mas me diga uma coisa.  Quem é o responsável pela PF? Quem indica este responsável?   A resposta meu caro é Cardoso e Dilma.   Então eles também são responsáveis por manterem esta estrutura. Aliás, a Dilma é ao mesmo tempo responsável e vítima.  O mesmo se pode dizer do PT.   Neste angu, meu caro, só tem caroço.   Algué, aí tem o rabo muito preso para não fazer nada.

      Eu já deixei de me indignar com as sacanagens da imprensa, da elite dominante.  A única coisa que me indigna agora é ver um touxa como o Cardoso "mandando" na PF.  Vá ser republicano assim lá nas veredas do tio do aécio.

      • Atente para o fato

        Isso aconteceu em um evento não oficial, patrocinado por uma associação de delegados da PF e não pelo Ministério da Justiça ou pela corporação PF.

        Compartilho suas críticas quanto ao comportamento do Cardozo como Ministro da Justiça, mas por esse evento não se pode culpar a estrutura da PF ou a atuação do Cardozo.

  • Que promiscuidade!!!

    Bom mesmo foi o tema do palestrante Sérgio Moro: "COMBATE À CORRUPÇÃO E AO CRIME ORGANIZADO - FRENTES DE ATUAÇÃO CONTRA A IMPUNIDADE.

    Só não está claro uma coisa: quem pagou a passagem do juíz Sérgio Moro? Foi a CBF do Ricardo Texeira?

    QUE PROMISCUIDADE!!!

     

  • Todos bons, todos felizes, e

    Todos bons, todos felizes, e ao fim pronunciando a indefectível e aveludada frase "sempre se pautou nos princípios da independência, ética, moralidade e transparência". O problema vai surgir mesmo se algum louco começar uma investigação para valer em cima da CBF, "pautada" nas investigações que o FBI fez sobre a FIFA. Aí, quando baterem nos territórios da Globo, coisa inevitável, vai ter gente pedindo férias e licenças por tudo quanto é lado.

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

7 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

7 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

8 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

9 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

9 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

10 horas ago