MP-RJ recorre de decisão que anulou quebras de sigilo de Flávio Bolsonaro

Jornal GGN – O Ministério Público do Rio de Janeiro recorreu da decisão tomada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulou a quebra do sigilo fiscal e bancário do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) dentro do processo de investigação da “rachadinha” ocorrida quando o filho do presidente Jair Bolsonaro era deputado estadual.

De acordo com informações do portal G1, a anulação foi determinada pela Quinta Turma do STJ por quatro votos a um, e o recurso foi apresentado pela Subprocuradoria-Geral de Justiça de Assuntos Criminais e pela Assessoria de Recursos Constitucionais Criminais.

Entre os pontos apresentados pelos procuradores, estão a legalidade da quebra de sigilo, e que a medida atende a todos os requisitos constitucionais. O STJ irá avaliar se o recurso é passível de admissão e decidir se o encaminha para análise do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na última segunda-feira (15/03), a Procuradoria Geral da República (PGR) entrou com um recurso para recorrer da decisão do STJ, pedindo que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Contudo, um precedente foi aberto pela própria Quinta Turma do STJ na terça-feira, 16 de março, quando em outro julgamento o colegiado considerou legal o compartilhamento com o Ministério Público do Rio de Janeiro dos relatórios produzidos pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) – e tanto os relatórios do Coaf como a quebra de sigilo são as duas principais informações obtidas pelos investigadores.

A decisão do STJ relativa à manutenção dos dados do Coaf permite que os investigadores não retomem o caso da estaca zero. Flávio Bolsonaro é acusado de envolvimento em um desvio de mais de R$ 6 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

3 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

4 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

6 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

7 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

7 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

7 horas ago