Nassif: A ignorância econômica da Lava Jato

Volto ao último Roda Viva, que discutiu a condenação de Lula, e o desempenho da procuradora Thaméa Danellon, uma espécie de Deltan Dallagnol paulistano.

Trata-se de uma procuradora bem-sucedida, bem avaliada por seus pares. Portanto, seu nível de informação está em linha com o melhor do pensamento médio do Ministério Público Federal. Isso é que assusta!

A primeira surpresa é com o desconhecimento completo de Thaméa sobre as características de uma economia de mercado e relações de causalidade. Montou uma equação simples: as nações desenvolvidas são menos corruptas do que as nações não desenvolvidas. Logo, se acabar com a corrupção, a nação se desenvolverá.

Jamais leu sobre o papel da pirataria na ascensão do Império Britânico, ou o papel dos barões das ferrovias e do petróleo no capitalismo norte-americano. Ou ainda, a importância da colonização mais espúria na sustentação de grandes impérios.

Foi bem corrigida pela economista Zeina Latif, que definiu corretamente as relações de causalidade. Nações desenvolvidas têm instituições mais sólidas e, por isso, a corrupção é menor. Ou seja, a corrupção é menor porque as nações se desenvolveram e não o inverso.

E o custo da corrupção é uma gota perto do custo da máquina pública. É o Brasil improdutivo pesando sobre o Brasil que produz.

O que mais incomoda no discurso de Thamea, no entanto, é a ideia de que o MP não tem que pensar nas consequências de seus atos. Se viu indícios e suspeitos, tem mais é que mandar bala. É a síndrome do Robocop.

Para bagunçar um pouco mais a cabeça da procuradora: a corrupção é menos negativa para a economia que o combate à corrupção que não deixa pedra sobre pedra no caminho. O dinheiro da corrupção volta para a economia, irriga a economia, enquanto uma obra paralisada é queima de ativo, joga no lixo os investimentos já feitos.

Não é por outro motivo que uma das bandeiras da futura Procuradora Geral Raquel Dodge será discutir com a corporação o custo-benefício de determinadas medidas. Á troco de quê paralisar uma obra sob suspeita de corrupção? O que impede as investigações o fato da obra estar paralisada ou não?

Significa condescendência com a corrupção? Evidente que não. Significa os semideuses descerem à terra e fazerem jus aos seus vencimentos, desenvolvendo metodologias menos danosas, avançando nas investigações sem destruir as empresas, prendendo os culpados sem liquidar com empregos. Principalmente porque são mantidos com recursos públicos, impostos pagos pela sociedade civil  

Enfim, a corporação precisa escalar alguns degraus de conhecimento e parar de se comportar como a ralé intelectual que quer apenas sangue e cadeia.

 

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O Dallagnol e a Danellon com esses nomes poderiam montar uma dup

    O Dallagnol e a Danellon com esses nomes poderiam montar uma dupla sertaneja. Quem sabe assim poderiam finalmente fazer tanto sucesso quanto Maiara e Maraísa. Não é isso que esses exibicioniastas querem?

  • Nosso lideres!!!

    A pureza ideológica é para o Brasil, mas é aceito para os países periféricos. Nesse sentido as empresa internacionais corrompem devido os brasileiros que são impuros. Foi assim com os bachareis no tempo do Império, os militares na república e agora com os juristas, A moral e ética existe somente com os cidadãos do norte. 

  • "Montou uma equação simples:

    "Montou uma equação simples: as nações desenvolvidas são menos corruptas do que as nações não desenvolvidas. Logo, se acabar com a corrupção, a nação se desenvolverá."

    De onde foi que ela tirou esta idéai que nações desenvolvidas são menos corruptas?

    Ficamos abendo a pouco tempo de várias empresas de países desenvolvidos que saiam pelo mundo distribuindo propina para conseguirem negócios -notadamente na são paulo* da procuradora e nunca fiquei sabendo que um tucano foi incomodado pelo MPF, pelo contrário, teve procurador que escondeu pedido de investigação feito pela suiça. Isto não é corrupção não procuradora?

    * Siemens(Alemanha) e Alstom(França).

    Será que ela vai investigar estes casos ou vai ficar só aporrinhando o PT?

  • Mande elea assitir o filme

    Mande elea assitir o filme "Siriana a indústria do petróleo" e ela verá como países conquistam mercados para suas empresas.

    Este MPF parece formado por um bando de idiotas.

  • Máfia fhc! Esgoto a céu aberto desde 2002! antes era na moita!

    Estamos sob uma ditadura ferrenha, comandada pela máfia fernando henrique cardoso, formada por tucanos, democratas e peemedebistas bandidos, corruptos, traficantes de pasta de cocaína via aérea, blindadores de justiça, assassinos e todos o tipos de crimes constantes na cartilha do fhc, e o Nassif está preocupado com os conhecimentos deles sobre economia!!!! Nassif acredita que bandido tem que ter pós graduação em economia!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • "E o custo da corrupção é uma

    "E o custo da corrupção é uma gota perto do custo da máquina pública. É o Brasil improdutivo pesando sobre o Brasil que produz."

    Brasil de hoje tem o judiciário e ministério público mais caros do planeta. Não produzem nem um parafuso e o pior é que não produzem sequer Justiça.

    Vejam matérias dos insuspeitos estadão e globo.

    http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,o-judiciario-mais-caro-do-mundo,10000060068

    https://oglobo.globo.com/opiniao/a-justica-mais-cara-do-mundo-19689169

  • "Enfim, a corporação precisa

    "Enfim, a corporação precisa escalar alguns degraus de conhecimento e parar de se comportar como a ralé intelectual que quer apenas sangue e cadeia."

    Isto não é pedir demais para decorebas?

     

  • Duas instituições da vida

    Duas instituições da vida americana seriam consideradas CORRUPÇÃO no Brasil: a doação de campanha por empresas e o lobby, ambas movimentam bilhões de dolares e se praticam em larga escala nos EUA. são perfeitamente legais.

    Portanto o que seria corrupção no Brasil lá se opera como negocio licito, desmentindo a tese da pureza americana como razão do Pais desenvolvido, aliás quando os EUA estava em fase de crescimento acelerado e se tornou a maior economia do mundo, superando o Imperio Britanico, por volta de 1900, os EUA era o Pais mais corrupto do planeta, cresceu com corrupção.

     

  • Meu caro Nassif,
    A avaliação

    Meu caro Nassif,

    A avaliação dos pares nada quer dizer.

    É uma instituição totalmente corporativista.

    Hoje mesmo vi notícia de que desejam aumentos da ordem de 16%. Vejam só, 16% em ano de recessão no País. Aonde isso vai parar ?

    Ademais, podemos fazer uma comparação simples. Qual a relação salarial entre Procuradores e Professores, no Brasil e em outros Países mais desenvolvidos, EUA, Japão, Alemanha, Inglaterra, Coreia do Sul ?

    Ademais, os EUA são um País mais desenvolvido que o nosso, pois bem. Lá temos 46 Procuradores Federais, demissíveis todos, a qualquer momento. Ou seja, poderíamos demitir mais de mil aqui que não faria falta alguma.

    Por que não adotamos então o modelo Norte Americano ?

     

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

8 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

9 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

9 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

11 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago