Categories: JustiçaPolítica

Salve Jorge e as crianças de Monte Santo

No dia 14 de outubro de 2012, uma reportagem do Fantástico sacudiu o país. Denunciava uma quadrilha de traficantes de bebês, formada por mães paulistas da região de  Campinas, em cumplicidade com juízes da região.

Oito dias depois, em 22 de outubro, estreou a novela Salve Jorge, abordando tema semelhante.

As duas iniciativas foram importantes, por abordar tema dos mais relevantes do crime organizado internacional: o tráfico de pessoas.

A apresentação da novela era assim:

“O início da trama conta a história de Morena (Nanda Costa). Ela tenta fugir da Capadócia depois de ser leiloada para homens do local. Em meio a pedidos de socorro da garota, a história retrocede oito meses e começa a mostrar a  vida dela, que é moradora do Complexo do Alemão. Morena batalha para cuidar do filho e foge de tiros no morro. A mãe da garota fica desesperada e vai atrás da filha”.

Era uma trama envolvente, centrada na mãe humilde que enfrenta o mundo para recuperar a filha.

Havia, no entanto, mais interessante amarrando a atenção de milhões de brasileiros por vários meses: a história da mãe humilde que teve os cinco filhos arrancados do seu convívio por uma organização criminosa envolvendo autoridades locais e mulheres da região de Campinas.

Assim ficou o texto do programa:

Há quase um ano e meio a família sofre com a ausência das crianças. Silvânia Maria da Silva, a mãe, ainda tentou impedir que os filhos fossem levados pelos policiais que tinham uma ordem judicial.

‘[Os policiais disseram que] se nóis impedisse, nóis iria preso, eu mais o pai (sic)’, relata, emocionada, a mãe. Sem ouvir os pais, os avós, nenhum parente, nem o Ministério Público – segundo o Fantástico -, o então juiz de Monte Santo, Vitor Manoel Bizerra, decidiu, de um dia para o outro, entregar as crianças a quatro casais paulistas. Desesperado, Jerôncio, o pai, passou a procurar o conselho tutelar da cidade. Mas acabou preso por desacato.

Para soltar Jerôncio, a polícia exigiu uma fiança de R$ 5 mil, valor muito acima das condições financeiras da família. Mas, no desespero, os pais dele venderam a casa onde moravam, a única que tinham. Foi derrubada logo depois pelo comprador para evitar a anulação do negócio. Hoje eles moram de favor e sofrem com a ausência dos netos.

Das cinco crianças, duas moram em Campinas, São Paulo. As outras três, na vizinha Indaiatuba. Tentamos conversar com os casais que têm a guarda provisória dos meninos, mas ninguém quer falar.

(…) [Segundo] o atual juiz de Monte Santo, Luiz Roberto Cappio, há uma lista de irregularidades nos processos. (…)

O juiz Vitor Manoel, que decidiu conceder a guarda provisória das crianças, hoje trabalha na cidade de Barra, a mais de mil quilômetros de Monte Santo. Ele não foi encontrado na cidade.

O Conselho Nacional de Justiça está investigando a atuação do juiz.”

Entrevistados ouvidos pelo programa valeram-se do condicional para disparar suspeitas e acusações.

“Se ficar comprovado que houve má fé por parte dos magistrados, a corregedoria agirá com mão de ferro”, garantiu o ministro Francisco Falcão, corregedor nacional de Justiça.” Emitiu um pré-julgamento, falando sob hipóteses, que seria repetido no recozido do caso, no domingo passado.

 

Mais taxativa foi a Ministra-Chefe da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, sugerindo a entrada da Polícia Federal no caso:

 “Tudo indica que exista uma quadrilha traficando e, lamentavelmente, com apoio de alguém de dentro do próprio sistema de Justiça”, acredita.

 

 

Antes de entrar nesse terreno espinhoso, é necessário conhecer melhor os embates ideológicos em torno do tema adoção.

Veja o depoimento ao JornalGGN da médica Letícia Fernandes, A mãe afetiva que foi transformada em traficante

Veja as matérias veiculadas pelo Fantástico e pelo Jornal Nacional em As reportagens veiculadas pelo Fantástico e pelo Jornal Nacional.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Luís Nassif: O que a Neoindustrialização poderia aprender com o Plano de Metas

A relutância de Lula em montar grupos de trabalho para as tais "missões" da Neoindustrialização…

8 minutos ago

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

11 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

11 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

12 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

13 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago