Para Veja, hackers tentaram invalidar Lava-Jato e libertar Lula

Jornal GGN – Cinco meses depois, ainda se discute qual a motivação dos hackers que invadiram e copiaram mensagens de procuradores ligados à Lava-Jato e encaminharam tais informações ao site The Intercept Brasil, que tem divulgado o material junto com outros veículos de imprensa.

Agora, a revista Veja procura ligar o caso a políticos de oposição. Em texto publicado nesta sexta-feira, a publicação diz que conversas anexadas ao processo mostram que a operação para fulminar a Lava-Jato foi formalmente oferecida à ex-deputada Manuela d’Ávila, e que o objetivo com tal material era bem claro: libertar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e anular os processos. E isso seria feito com a interceptação de conversas entre ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a publicação da editora Abril, Manuela d’Ávila atuou como intermediária entre os hackers e o diretor do The Intercept Brasil, o jornalista Glenn Greenwald. A abordagem a Manuela foi feita em maio do ano passado, e o hacker prometeu “derrubar a Lava-Jato” com diálogos de todos os membros da força tarefa da operação, além de conversas em grupo entre os ministros do STF Cármen Lúcia, Rosa Weber e Luís Roberto Barroso.

Ao ouvir os argumentos do hacker, Manuela recomendou que ele entrasse em contato com Greenwald e assim, em 09 de junho, foi publicada a primeira leva de mensagens trocadas entre os procuradores da Lava-Jato e o ex-juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro. Com base em tais mensagens, a defesa de Lula pediu a suspeição de Moro – o que pode levar à extinção dos processos da Lava-Jato caso o pedido seja atendido.

Em meio à discussão a respeito do vazamento, cabe um questionamento: o veículo tinha essa mesma preocupação com a origem das gravações na época em que conversas entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula foram divulgadas pela imprensa, o que exerceu impacto direto sobre o resultado das eleições presidenciais de 2018? Ou essa preocupação é apenas seletiva?

Redação

Redação

View Comments

  • Uma das premissas aqui é que o TheIntercept recebeu seu material desses "hackers". O Glenn assumiu isso? Pensei ter lido que ele negava que a fonte dele era essa gente. Se o Glenn ainda não confirmou que são eles, porque até o GGN escreve como se fossem os autores?

    • Não identifiquei, no texto, afirmação, apenas relato. Se o Sr. Identificou afirmação, por favor demonstre onde.

  • Os Jatoeiros dormiram de touca e o Lula faturou em cima dos inimigos. O conluio que todos suspeitavam foi revelado e a hipocrisia dos Jatoeiros também. Fundar uma empresa em nome das laranjas para lucrar com a visibilidade e o networking advindos da perseguição do Lula.

    Prende o $érgio Moro e liberta o Lula, Senhor Deus

  • O pessoal do intercept entrega material para quem deve estar com os quatro pés afundados na lama....

    E se fossem mesmo esses tais hacker? Como saberiam de antemão o conteudo das mensagens? Ou, quem vazou participava do grupo? òbvio, que a intenção de quem seja o tal hacker era outra, ou teremos que ensinar logica a jornalixos?

  • O importante não é saber como e/ou quem recebeu/passou as mensagens, porém, o que vai definir se a lava-jato é criminosa será a veracidade/autenticidade das mensagens publicadas.
    Como a mensagens são verdadeiras, para mim essa operação chamada lava-jato ta mais parecida como operação leva-jeito!

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

31 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

45 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago