Policiais legislativos que ajudavam políticos a fugir da Lava Jato são presos

 

Jornal GGN – A Polícia Federal, com apoio do Ministério Público Federal no Distrito Federal, deflagrou na manhã desta sexta (21) a Operação Métis, para desarticular uma “associação criminosa” responsável por obstruir a Lava Jato em favor de senadores e ex-senadores, informou a corporação.

Com autorização do juiz da 10ª Vara Federal, de Brasília, foram cumpridos nove mandados, sendo quatro de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, um deles nas dependências da Polícia do Senado, contra o chefe do departamento, Pedro Ricardo Araújo Carvalho. Os quatro presos também serão afastados de suas funções.

De acordo com a PF, foram obtidas provas de que o grupo, liderado pelo diretor da Polícia do Senado, tinha a finalidade de criar embaraços às ações investigativas da Polícia Federal em face de senadores e ex-senadores, utilizando-se de equipamentos de inteligência.

“Em um dos eventos, o diretor da Polícia do Senado ordenou a prática de atos de intimidação à Polícia Federal, no cumprimento de mandado expedido pelo Supremo Tribunal Federal em apartamento funcional de senador”, diz uma nota da PF.

O episódio aconteceu em julho de 2015, quando policiais do Senado tentaram impedir o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no apartamento do senador Fernando Collor (PTC-AL).

O grupo também fazia, por exemplo, varreduras nos apartamentos funcionais para identificar e remover grampos da Polícia Federal no âmbito da Lava Jato.

Os investigados responderão por associação criminosa armada, corrupção privilegiada e embaraço à investigação de infração penal que envolva organização criminosa (art. 2º, §1º, da Lei 12.850/2013). Somadas, as penas podem chegar a 14 anos e seis meses de prisão, além de multa.

O nome da operação faz referência à Deusa da proteção, com a capacidade de antever acontecimentos.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • o parlamento....

    ....  dos participantes da #repúblicadosladrões, ....  uma grande, ... unida, ... e harmoniosa, ... quadrilha !

  •  
    A Polícia Legislativa do

     

    A Polícia Legislativa do Senado Federal pagou o maior mico e cometeu o maior erro de sua História: interferiu numa investigação policial-judicial federal e retirou escutas instaladas na casa de pelo menos quatro senadores. em'PF instalou escutas na casa de quatro senadores; Legislativa retirou' Por jornalista Leandro Mazzini 21/10/2016  (...) FONTE, pasme: http://colunaesplanada.blogosfera.uol.com.br/2016/10/21/pf-instalou-escutas-na-casa-de-quatro-senadores-legislativa-retirou/

  • Uma dúvida

    Pelo que li, em notícia na FSP Online, os policiais o Senado fizeram varreduras anti-escutas em apartamentos de Senadores, por ordem do Presidente do Senado.

    Esses policiais foram presos pela PF sob a alegação de obstrução a lava Jato.

    Pergunto aos juristas e advogados do blog:

    É permitida a instalação de escutas pele PF em residência ou Gabinete de qualquer autoridade legislativa?

    O STF tem autoridade constitucional para permitir a instalação de escutas na casa de autoridades legislativas?

    Não é preciso que o STF abra um processo contra a autoridade legislativa para que se permita a escuta? O STF pode abrir um processo contra qualquer autoridade, com foro especial, sigilosamente?

    Os policiais do senado, pelo que li, cumpriam ordens a mando da Presidência do Senado.

    • Em outras palavras

       João

      Como gosta de dizer um certo juiz: "Ninguẽm está acima da lei, menos eu. "

      Afinal de contas juizes podem fazer o que quiserem? Também me pergunto a Polícia não mais investiga, apenas grampeia? O grampo não era, devido a sua invasão de privacidade, o último instrumento a ser utilizado? Qualquer suspeita pode justificar um grampo?  Se eu não sei se estão ou não me grampeando ( afinal de contas acho que ninguém sabe), e se eu descobrir um grampo em casa,  cuja origem eu não sei, será que eu não posso desgrampear? Onde esta o crime? Mais do que isso, como justificar a invasão de dependências do congresso e prisão de policiais sem antes convocá-los para esclarecimentos.?

    • Ia perguntar isso, caro

      Ia perguntar isso, caro Saboia. E mais, se para fazer operação nas dependências do Senado não precisa de autorização do STF. Ah, esqueci que "o precisa ou não precisa" é atualmente bem relativo no Brasil, depois que a constituição de 88 foi jogada no lixo.

      É ou não mais um passo na consolidação da ditadura judicial midiática no país em que o "manda quem pode e obedece quem tem juizo" é a unica cláusula pétrea da "constituição" que substituiu a finada do dr. Ulisses?

      Sim mas claro, nada disso importa porque no "Congresso só tem ladrão". O povo vai aplaudir e gritar lincha!

  • Grampos

    Peraí.

    Os caras da Polícia legislativa são pagos para proteger o legislativo. Se encontram um grampo na casa de Senador ou Deputado, onde fazem varredura regularmente, eles tem que retirar, ou no grampo estava escrito "Polícia Federal, não mexa". Eles não foram avisados de quem era o grampo e cumpriram a sua função.

    Tem muita gente grampeando muita gente, não é só a PF.

    • Eles são pagos para proteger

      Eles são pagos para proteger o patrimônio do Senado, e não as casas particulares dos senadores.

      Se um Senador quiser se proteger em sua residência particular, contrate uma firma privada.

  • Preocupante o conflito entre polícias.

    Juizes dando ordens de invasão  e ou grampos em dependências do Senado. Policia Federal invadindo. Senadores e ou deputados dando ordens para policiais legislativos para encobrir mal feitos, e ou se defender  de mal feitos. Policiais legislativos desgrampeando .  E a notícia mostra claramente que há uma banalização total dos grampos, das invasões e também dos desmandos de uma câmara. Mostra também que o judiciário não respeita a câmara que por sua vez não respeita  mas teme o judiciário, e ambos sequer prestam conta a quem os paga: nós.

    Afinal de contas o que é que está acontencendo em Brasilia? Que Brasília é esta??

  • Alguém na pf se seu o
    Alguém na PF se deu o trabalho de comprar um livro de mitologia grega. Polícia culta é outra coisa. Os deuses gregos têm sido inspiração para várias operações. É bom pra alimentar as manchetes.

  • Me permita um sonoro "Puta que Pariu ..."

    Eu nem sabia que existia essa coisa chamada "Policia do Senado". Me explique: pra que o Senado quer uma  "policia" só sua? Pra se proteger do que??? A que ponto chegou essa republica.  Não seria mais justo chamar de "milicia do senado"?? Ou, como se diz lá no nordeste, "jagunçada do senado"??? Eu também quero uma policia só pra mim 

  • Mais um absuso

    Mais um abuso de poder que futuramente a PF e a PGR vão pagar, e muito caro. Dúvida? Deixa alguém com habilidade o suficiente assumir o poder e unir a classe política.

  • Não estou vendo com bons

    Não estou vendo com bons olhos esta ação. A polícia legislativa pode e deve fazer varredura anti escuta quando requerido.

    A polícia legislativa não é braço do poder judiciário / mp e sim de proteção aos legisladores.

    Se eu fosse Senador/a requeriria sempre e quero ver quem tiraria este meu direito. 

    Somente caberia tal ação caso a policia legislativa tivesse adentrado em casa de senador/a em prisão domiciliar ou que tivesse com seus direitos judicialmente restritos.

Recent Posts

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

17 minutos ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

12 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

13 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

14 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

14 horas ago