Prender Mantega na cirurgia da esposa é “perversidade”, diz ex-procurador-geral

Jornal GGN – Preso pela Lava Jato na manhã desta quinta (22) enquanto acompanhava a esposa com câncer durante uma cirurgia no Hospital Alberto Einstein, em São Paulo, o ex-ministro Guido Mantega foi vítima de um “exercício de perversidade”, avaliou o ex-procurador-geral do Estado de São Paulo Marcio Sotelo Felippe.

Em sua página pessoal no Facebook, Felippe disse que não havia motivos para a Polícia – que já havia stado na casa de Mantega por volta das 6h – perseguir o ex-ministro até o hospital e levá-lo nessa condição delicada.

“(…) Ele tem residência certa, todo mundo sabe onde encontrá-lo e não há qualquer justificativa para uma prisão nessas circunstâncias. É puro exercício de perversidade, mais uma vez espetacularização do processo e mais uma vez o fascismo (a violência desmedida do Estado) tumultuando o país, Resta acrescentar que quem não sabe o que a polícia faz na periferia contra os excluídos pode ter uma boa noção por esse epísódio”, escreveu Felippe.

Segundo a Lava Jato, Mantega é acusado pelo empresário Eike Batista de ter cobrado US$ 2,35 milhões ao PT para saldo de dívida de campanha.

Em coletiva de imprensa, os procuradores da força-tarefa da Lava Jato disseram que Mantega não estava dentro do centro cirúrgico ainda, mas aguardando a entrada de sua esposa. O ex-ministro encontrou a PF do lado de fora do hospital.

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro, o senador Lindbergh Farias (PT) e o jornalista Audálio Dantas também comentaram o episódio nas redes.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Pervesidade?

    Pervesidade? São as mesmas atitudes adotadas pelo nazismo e pelo stalinismo. Não basta prender, tem que humilhar, ofender, esculhambar, tripudiar.... é a República do Bananal.

  • Do facebook de Maria do

    Do facebook de Maria do Rosário

    "OPERAÇÃO BOCA DE URNA CONTRA A ESQUERDA!

    Assistimos hoje uma operação boca de urna contra a esquerda, planejada para o dia nacional de manifestações das centrais sindicais contra as reformas da previdência e trabalhistas, pretendidas pelo governo Temer. Um espetáculo arbitrário, que não condiz com o estado de direito. Muitos se perguntam, como familiares de Cunha denunciados, com amplas provas de benefícios da corrupção não foram localizados sequer para notificação. E alguém sobre o qual só há testemunhos de pessoas que buscam participar de delações em troca de algum benefício, é retirado de um hospital onde acompanha um familiar. Quantos pesos e quantas medidas existem?"

     

  • Tinha feito um voto de não

    Tinha feito um voto de não mais apostrofar esse juiz de Curitiba, mas depois dessa, retiro-o.

    O cretino-mor, o fascista, excedeu-se talvez a si mesmo.

    Creio que virá, em breve, via PIG, algum tipo de desculpas desse celerado.

    Ele se nivelou àqueles que, se não me engano, no restaurante desse mesmo hospital, há alguns meses, atacaram o Mantega.

    Não há limites para o poço de depravação moral em que esse juiz chafurda. Ele ainda irá mais longe.

    O primeiro ponto, creio eu, será um pedido de desculpas pela operação de hoje, num hospital, contra um homem que lá estava para acompanhar a esposa, que, como se sabe, sofre de câncer.

    Mas a hipocrisia é talvez a mancha mais branda do caráter desse homem. E os elogios que receberá, após as desculpas, entrarão na cota da vaidade.

    A sua baixeza moral ainda o colocará em companhia insuportável: ele mesmo.

    Após o seu descarte, assim que cumprir a missão para que foi pago, quando a solidão for sua única amiga.

    Pois começo a desconfiar que não lhe move o messianismo, a vaidade, ou qualquer das outras características que lhe são atribuídas.

    Sua motivação certamente é mais baixa. Se não for dinheiro, é coisa pior. E o que pode ser pior que vender-se por dinheiro?

    Vender algo que não se paga com moeda: a própria consciência.

    E quem o pagou, desconfio eu, é mau pagador.

  • O repúdio das pessoas de bem

    O repúdio das pessoas de bem às arbitrariedades da operção lava-jato é de fundamental importância. Lamento que nesses tempos difíceis o STF, com seu silêncio sepucral,  vire às costas à justiça.

    As acusações saíram com a violência de verdades irrefutáveis (talvez vindas de alguma apresentação de powerpoint). Nenhuma palavra sobre a versão do acusado. Importa?

    São covardes e vis e não representam a justiça. Não me importo como a história irá tratá-los. Espero mesmo que em muito breve tempo sejam julgados por seus atos.

  • E os ministros do STF? Já

    E os ministros do STF? Já estão sabendo disso ou ainda vivem no tempo em que as mensagens eram enviadas através de mensageiros correndo a pé?

    Temos que ir para a rua e na votação de outubro já está decidido: 65 para Prefeito + 13 para Vereador aqui em Florianópolis!

  • operação boca-de urna

    Realmentem, tem toda razão o senador da república: a monstruosidade cometida no dia de hoje contra Mantega deveria chamar-se Operação Boca-de Urna contra o PT. Qual a justificativa para mais esse ato espetaculoso e  cruel que beira as raias do nazifascismo? Mantega é um criminoso feroz e perigoso que coloca em risco a integridade das pessoas da sociedade? Ele deixaria a mulher com câncer no hospital e fugiria? A única conclusão é: não há limites para o fascismo jurídico-policial dessa grande fraude chamada Lava Jato. 

  • Monstruosidade

    Estou acompanhando há 2 anos minha namorada no tratamento de um câncer.

    Gostaria de ter uma conversa pessoal com esse Sr. Moro.

    Precisaria inventar algo muito pior que o inferno para puni-lo pela eternidade.

    Nem Mussolini ou Hitler fariam o que ele fez.

  • Sérgio(Simão Bacamarte) Moro

    Sérgio(Simão Bacamarte) Moro com suas ordens de prisão é o espetáculo promovido pela polícia e pela midia lembram cenas de filme sobre a Revolução Francesa, a diferença é que naquela eram usados carroções nesta camburões.

  • Prisão de Guido Mantega atrocidade pessoal e lógica

    Prisão de Guido Mantega mais uma atrocidade lógica.

    Mais uma vez se comete uma atrocidade contra toda a lógica e toda a racionalidade que deve nortear as ações da Justiça e da Polícia Federal, patrocinadas em conjunto com o Ministério Público, e que visam destruir pessoas ligadas ao partido dos trabalhadores.

    Qual o sentido da acusação contra Guido Mantega.

    Menos de uma semana depois de uma exposição absurda do MPF contra o ex-Presidente Lula, em que este, sem um mínimo de provas, o acusa de ser Chefe de uma organização criminosa que visava um projeto de poder hegemônico do Partido dos Trabalhadores, organização essa que seria operacionalizada pelos executivos, ora delatores, Paulo Costa, Nestor Cerveró, Paulo Barusco, doleiro Youssef, empreiteiros diversos  e pelo referido Partido e seu "chefe".

    Depois de, por mais de 150 páginas, fazer ilações sem nexo, e tentar ligar, sem sucesso,o ex-presidente as atividades criminosas executadas pelas empreiteiras e pelos referidos executivos da Petrobrás, como se estes fossem um braço que executaria as ações, comandadas pelo intelecto superior de seu Comandante Lula, temos que, agora, pouco mais de uma semana depois, surge uma nova atuação da Lava Jato.

    E, novamente, em total contradição com a “estória” contada na acusação contra Lula.

    Nesta nova ação, tentam impingir a opinião pública, que alguém com todo este controle e com todas estas peças chaves, Executivos, doleiros, Empreiteiras, teve que usar de seu Ministro do Planejamento, para que este, pessoalmente, interferisse e solicitasse a um outro megaempresário, que cometesse um crime, consistente na remessa de propina para uma conta no exterior e destinada a pagar contas do Partido dos Trabalhadores.

    Pausa. Um minuto.

    Ora, esta narrativa esta em total descompasso com tudo que foi dito a toda a imprensa brasileira há apenas uns dias atrás.

    Não faz sentido que uma organização criminosa com toda a estrutura mencionada pelo Ministério Público, utilize o “Ministro do Planejamento” para atuar como criminoso em um ato direto de corrupção explícita e de coerção a um empresário, que na época era considerado um dos seis mais ricos do mundo.

    Ainda, a história contada de como teria se dado a operação, é um primor de falsidade e falsa imputação, pois serviria para ilustrar a culpa de qualquer um, do atual Presidente Temer a qualquer outro que tenha tido assento no governo ou liderança deste no Congresso Nacional, e, neste período tenha tido contato com Eike Batista.

    A acusação.

    Eike Batista, um empresário que, por sua posição, efetivamente deve ter tido acesso ao então Ministro do Planejamento Guido Mantega.

    Segundo, mas totalmente independente, este empresário faz um contrato com empresa de publicidade.

    Neste ponto, faço um parênteses, empresário que, todo mundo sabe, somente teve sua projeção como um dos mais ricos do mundo devido a uma propaganda massiva junto aos órgãos de imprensa, o que fez com que muitos incautos investidores, embarcassem na canoa furada que eram seus “investimentos” e que mais tarde se mostraram totalmente inconsistentes.

    Pois bem.

    Terceiro, este empresário teria feito um contrato com a referida empresa de publicidade, mas, completamente inverossímil, não foi no interesse dele.

    Prosseguindo.

    Quarto, agora, pressionado para falar acerca de outras atividades, em tese fraudulentas, argui que o dinheiro encaminhado para essa empresa de publicidade, era para... óbvio,...  diriam alguns, para montar toda sua estratégia de mídia e assim viabilizar toda a fraude que foi sua condição de empresário de sucesso e trajetória de empreendedor sério e visionário.

    Grande engano, ele diz, e novamente a grande imprensa, agora coadunada com a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça, como sempre, acreditam neste grande e probo empresário de sucesso, que o dinheiro se destinava a pagar políticos, relacionados a fraude contra a Petrobrás.

    Desta forma, com esta delação, se livra de possível prisão.

    E segue a Lava jato e suas contradições.

    Assim, um contrato fraudulento, ilegal, firmado com uma grande empresa de publicidade, que presta serviços a diversas pessoas jurídicas e também atua em campanhas políticas a serviço de quase todos grandes partidos brasileiros - de um momento para outro, atinge um terceiro -, que passa a ser o culpado pela atividade criminosa levada a cabo pelo empresário e a referida empresa de publicidade.

    Sim, porque é este o caso, Eike firma um contrato de publicidade e paga a conta da empresa numa conta no exterior, depois alega que fez isso a pedido de terceira pessoa, que podia ser qualquer uma.

    No caso, segundo a PF o MPF e a Justiça, não foi nenhum dos muitos citados componentes da organização criminosa na apresentação de power point, desta vez, o criminoso, foi, o próprio Ministro do Planejamento.

    O acusado foi o Ministro do Planejamento, assim como poderia ter sido qualquer um outro, qualquer pessoa do governo ou da Petrobrás, ou que pertencesse ao referido partido politico, e que tivesse tido acesso a Eike e poder bastante para ser acusado em nome do governo.

    A escolha desta vez foi de Mantega.

    OU seja, não foi Eike que fez um contrato ilegal fraudulento e corrupto, ele,  pobrezinho, estava sendo corrompido e chantageado pelo governo.

    E mais, um contrato de publicidade, para que, se ele nunca precisou disso, a imprensa sempre fez propaganda de graça para ele, por sua excepcional competência empresarial, que lhe abria portas e espaços na grande mídia, isenta e imparcial e igualmente inocente.

    E novamente vai pelo ralo, qualquer resquício de racionalidade ou lógica neste nosso outrora saudoso  estado democrático de direito.     

     

  • Guido Mantega!

    O Golpe de 64 e "Ninho de Teta".O poderoso Chefao MORO esta destruindo o judiciario Brasileiro.Um Pais que tolera este Psicopata esta condenado a uma guerra civil de terriveis cosecoencias.Fora Temer e cadeia para Moro.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago