Procurador admite que Lava Jato foi usada para derrubar Dilma

Jornal GGN – Sob anonimato, um procurador da Operação Lava Jato disse à jornalista Natuza Nery, responsável pelo Painel da Folha desta quarta (24), que o sentimento comum na força-tarefa hoje é de que eles foram usados para derrubar a presidente Dilma Rousseff e, agora que o impeachment está quase consolidado, estão sendo descartados. “Éramos lindos até o impeachment ser irreversível. Agora que já nos usaram, dizem chega”, disse o procurador.

Conforme o GGN mostrou semanas atrás, a Lava Jato bateu recorde de aparecimento nas manchetes de jornais durante o mês de março de 2016, criando o clima favorável ao impeachment de Dilma Rousseff na Câmara. Mais de um terço das capas da Folha foram dedicadas à operação e a outras investigações contra Lula. O próprio Datafolha nunca usou as pedaladas fiscais para questionar à população se Dilma merecia o impeachment. A pergunta feita era se as “revelações” da Lava Jato deveriam render o seu afastamento.

A fala do procurador ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes reagir ao vazamento de suposta delação da OAS citando Dias Toffoli, membro da Corte, apenas para criar constrangimentos. Segundo a colunista, “o Estado-maior da Lava Jato é unânime: o avanço das investigações sobre setores do Judiciário pode acabar se transformando em um freio na operação.”

Após o episódio, Gilmar deu uma série de entrevistas sinalizando que a Lava Jato está se comportando como um grupo de “heróis” sem limites e que deveria, ao invés disso, “calçar as sandálias da humildade”. O ministro também disparou contra uma das propostas defendida pelos membros da operação no Congresso, que trata da permissão de usar provas obtidas de maneira irregular, desde que de boa-fé. Chegou a dizer que isso é coisa de “cretino”.

Com a reação do ministro do STF, o procurador-geral da República Rodrigo Janot veio à tona defender a Lava Jato do vazamento. Disse que a responsabilidade pelo factóide entregue à Veja era dos advogados da OAS, que estariam fazendo pressão para fechar a delação de Leo Pinheiro. Ele também afirmou que não existe nenhuma menção a Toffoli no depoimento. O PGR usou esse argumento para suspender as negociações. 

Histórico de abusos

A suspensão e a pressão do Supremo para isso são atitudes inéditas na Lava Jato. Não é como se a operação já não tivesse se envolvido em episódios polêmicos que colocaram em xeque os limites de sua atuação.

A título de exemplo, no caso do vazamento de um grampo presidencial, por exemplo, o máximo que ocorreu foi o juiz federal Sergio Moro pedir desculpas a Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. Dilma Rousseff, que foi derrubada na Câmara dias após esse vazamento, aponta que esse tipo de vazamento “é crime em qualquer lugar do mundo”.

Além disso, foram mais de 13 delações vazadas para a imprensa, sem nenhuma reação. O que levanta a pergunta: por que após dois anos e meio de Lava Jato, só agora Janot quer findar um acordo de cooperação por causa de um vazamento?

Hoje, o GGN aponta em artigo de Luis Nassif que a suspensão da delação da OAS é um “empate vitorioso” entre Gilmar e Janot, com um importante desdobramento sobre a classe política: deve livrar a cara de José Serra e Aécio Neves (PSDB) – além de alguns petistas – que, como já se sabia, eram citados por Léo Pinheiro na delação.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • ]... Mais um mega escândalo

    ]... Mais um mega escândalo no bojo do golpe mais vagabundo &$ descarado da história mundial:

    após fazerem o jogo sujíssimo, procuradores concurseiros da 'PORCA-tarefa' agora querem tirar o 'CUnha TEMERário' 'delles' da reta!
    "Vê se pode tanta mediocridade aloprada remunerada com o dinheiro público!"

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    ... Teremos "o presidente biônico Aécim" logo no início de 2017!

    Bom para o temer:
    enfim, o velhaco moribundo usurpador quase pedófilo terá tempo para cuidar da bela, recatada &$ da mansão!
    Mesmo porque a manceba merece dias melhores!...

    ... Porém, "se-ter-lhe-as" não sabemos!...

  • "...cemitério está cheio

    "...cemitério está cheio desses heróis": http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2016/08/23/o-cemiterio-esta-cheio-desses-herois-diz-gilmar-mendes.htm O investigará a AMEAÇA feita por Gilmar Mendes?

     

     

    Esta não é uma pergunta retórica. Ninguém pode cometer o crime de AMEAÇA e ficar impune. Se não investigar Gilmar Mendes, o MPF renunciará à sua competência e, em razão disto, passará a certidão de óbito do Estado brasileiro. 

    • Certidão de Nascimento

      O Ministério Público está ajudando a redigir a Certidão de Nascimento do Estado Fascista Brasileiro.

  • Só não digo bem-feito pq

    Só não digo bem-feito pq garanto que os procuradores estvam consios disso... estão fazendo teatro agora.

  • Esses Paladinos da Moral

    Esses Paladinos da Moral sabiam desde o Início, que foram "Convocados" para o Golpe, e tão logo este se cosumasse, seriam automaticamente deixados 'na Beira da Bstrada".....Pronto, reclamam de quê ???

  • O BRasil é a ópera Bufa do

    O BRasil é a ópera Bufa do cinismo. A mídia e a direita deram corda a lava-jato para derrubar Dilma. Os procuradores agiram em conluio com estes e agora se fingem de indignados.

    Até o povo participou da ópera bufa, se fazendo de indignado, e após o governo Dilma ter acabado, ninguém liga mais... ma ao contrário dos procuradores, esses nem disfarçam. não estão interpretando direita...

    Políticos cínicos, imprensa cínica, procuradores e PF Cínicos, e principalmente, POVO CÍNICO. E Pulitzer estava certo. 

     

    Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma.

    Nosso povo é vil. Se existe justiça divina, o povo Brasileiro será punido da forma mais severa possível, por fazer parte desta farsa cínica !!!

    Quem protestou por saúde e educação em 2013 não protesta contra a PEC que retirará recursos das àreas. Quem protestava contra a corrupção, não liga mais paa isso. O povo fez parte de um imenso teatro cínico. 

  • É tipo aquela mocinha que

    É tipo aquela mocinha que acorda de manhã, após uma noite de lascívia, e encontra um pequeno maço de dinheiro sobre a mesa de cabeceira. Só então percebe que era tratada como meretriz, quando se julgava amada.

  • ameaça velada do SR. Gilmar "tucano" Mendes

    Quando o Dr. Ministro diz, "O CEMITÉRIO ESTÁ CHEIO DESSE TIPO DE HERÓIS".

    Cabe aí a interpretação de que se alguém mexer com ele, não viverá para contar história.

    Coisa de Coronel, que costuma resolver coisas na bala, através de capangas.

    Provavelmente é medo de que a coisa chegue nele.

     

  • Ainda dá tempo de reverter. É

    Ainda dá tempo de reverter. É só divulgar a notícia "bomba" que vai repercutir e fazer virar os votos dos senadores. Se existir uma, é claro. Quem se assim, que se manifeste.

    • Como eu gostaria de ter esse

      Como eu gostaria de ter esse seu nível de fé. Como eu gostaria.

      Ali é tudo "profissional", meu caro! Se Dilma levantar um pouco mais a voz eles a prendem ali mesmo, duvida?

      Estamos na surreal situação de ladrões prendendo honestos sob acusação de roubo. E sob aplausos de um monte de "gente de bem".

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

7 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

8 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

8 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

9 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

10 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

10 horas ago