Procurador da Zelotes diz que “provas” contra Lula são “batom na cueca”

Foto: Reuters
Jornal GGN – O procurador Hebert Mesquita disse à imprensa nesta terça (12) que o Ministério Público Federal tem uma série de mensagens que são as provas contra Lula no processo em que ele é acusado de tráfico de influência na compra dos caças suecos pelo governo Dilma.
Segundo ele, um dos e-mails revelados por investigados cita claramente que Lula tinha poder de decisão sobre a edição da Medida Provisória 627/13. “Está tudo documentado. Com o perdão da expressão, é batom na cueca”, comentou, ao sair de uma audiência na 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília.
Segundo o Estadão, Mesquita afirmou que as mensagens e documentos “comprovam que Lula e o filho caçula, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, se envolveram em negociações com lobistas do setor privado, relativas ao contrato de compra de caças suecos fabricados pela multinacional sueca Saab e à edição da medida provisória 627, de 2013, que prorrogou inventivos fiscais a montadoras de veículos.”
Os procuradores incriminam encontros para tratar dos dois assuntos e o fato de uma empresa de Luís Cláudio ter recebido R$ 2,5 milhões do lobista Mauro Marcondes Machado, representante das empresas interessadas nas decisões.
Nesta terça (12), quatro testemunhas de defesa de Lula e do filho depuseram na ação penal que tramita em Brasília, entre elas, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. De acordo com o advogado de Lula, Cristiano Zanin, FHC teria ajudado a esclarecer que Lula não teria como interferir nos assuntos questionados pelo MPF.
Para Mesquita, contudo, o depoimento não prejudica a acusação, uma vez que Lula é acusado de “vender fumaça”, ou seja, cobrar propina com a promessa de ter influência. Não importa, portanto, se o governo Dilma, de fato, agiu sob orientação de Lula.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • No final, o fanfarrão diz que

    No final, o fanfarrão diz que Lula "vendeu fumaça".

    Se isso fosse real, qual a relação do MPF com o caso?

    Estou pasmo com o baixo nível do MPF em querer sempre vender uma acusação ou denúncia de um crime sem benefício ou mesmo um crime que não se materializou.

    Está ridículo.

    Me perguntou se essa palhaçada toda não é determinação daqueles que andaram desfilando de luvinhas brancas em Brasília, e que hoje estão bem sumidos (apesar de gostarem de pregar adesivos em seus carros com alusão ao grupo).

  • Esse procurador aí é um dos

    Esse procurador aí é um dos escolhidos por Raquel Dodge para a sua equipe. Donde que a esperança de que a PGR passe a ter uma atuação mais equilibrada pode ser descartada...

  • Batom na cueca é o pobre

    Batom na cueca é o pobre contribuinte pagar um salário altíssimo pra esse inútil, auxílio-moradia, 2 férias de 30 dias por ano noves fora os penduricalhos e mamatas pra ele apresentar uma denúncia ridícula dessas.

    Só numa republiqueta de bananas como o Brasil existe um ministério público tão risível, tecnicamente fraco e caro como o desse cidadão. 

  • Curioso que todos os envolvidos no golpe

    sejam eles ministros, senadores, promotores, juizes, milionários e bilionários são sempre grosseiros nas falas, usando palavras chulas.

    Isso é o Brasil?

    • Lionel, é pra satisfazer

      Lionel, é pra satisfazer nossa imprensa chula que usam os termos chulos. Termos, estes, que serviram de manchetes nos jornais do dia seguinte. É só esperar amanhã e você verá manchetes na mídia amiga com esta escpressão "batom na cueca. Agora eu pergunto: se existe algum procurador equilibrado e que respeite o decoro profissional onde ele está? Me desculpe, nassif, mas essa corporação é apenas uma extensão do janot!!!

  • Para caracterizar o tráfico

    Para caracterizar o tráfico de influência, tem que ficar claro que o Lula ofereceu intervir junto à Dilma na decisão de compra dos caças.

    Onde diz que "um dos e-mails revelados por investigados cita claramente que Lula tinha poder de decisão sobre a edição da Medida Provisória 627/13", trata-se de um email trocado COM Lula, ou um email de terceiro falando para terceiro que Lula tinha poder de decisão?

    Se for o segundo caso, tenha santa paciência, isso não prova coisa alguma, o que não falta é gente que se dizia amiga do Lula e que ia conseguir vantagens junto a ele no governo federal.

  • Batom na cueca È desse filho da puta do MPF, isso sim.

    Prezados,

    Um procurador do MPF que faz uma afirmação leviana e criminosa como essa não merece respeito: É UM GRANDE FILHO DA PUTA. 

    Vai, SEU FILHO DA PUTA, PROCESSA-ME. Não tenho medo de chamá-lo e FILHO DA PUTA NA TUA CARA.

    • rs..............só rindo mesmo, Ivan

      mas, repare como operam.................................não há processos sólidos, mas, nem precisa, se todos tem uma só intenção, a de perseguir o réu até com os argumentos da defesa e até com as definições dos crimes

      ausentes entendimentos e palavras de doutrinadores reconhecidos intenacionalmente

      ausente jurisprudência

      e ainda esperam que a gente acredite que as decisões deles são fundamentadas na Lei..............................

       

  • Batom na cueca È desse filho da puta do MPF, isso sim.

    Prezados,

    Um procurador do MPF que faz uma afirmação leviana e criminosa como essa não merece respeito: É UM GRANDE FILHO DA PUTA. 

    Vai, SEU FILHO DA PUTA, PROCESSA-ME. Não tenho medo de chamá-lo De FILHO DA PUTA NA TUA CARA.

  • Só faltou a lógica: Tráfico de influência X "vender fumaça"

    Como é possível uma coisa dessas??? Tráfico de influência sem ter influência??? 

    Não importa se Lula tinha ou não infuência no crime de TRÁFICO DE INFLUÊNCIA???

    Vender fumaça??? Eu entendi errado ou isso aí não faz sentido nenhum??? Não importa se houve influência... o que importa é que ele disse que tinha influência??? 

    "Para Mesquita, contudo, o depoimento não prejudica a acusação, uma vez que Lula é acusado de "vender fumaça", ou seja, cobrar propina com a promessa de ter influência. Não importa, portanto, se o governo Dilma, de fato, agiu sob orientação de Lula."

    Mais uma para a lista de crimes que só existem contra o PT: domínio do fato, formação de quadrilha... e agora "vender fumaça".

    Lembrando que em gravações anteriores falar "vamos parar a Lava-Jato" não quer dizer parar a Lava-Jato... por isso Temer tá livre... mas Lula dizer que tem influencia é crime... mesmo que não tenha... 

    É um puteiro total!

    • De uma coisa podemos ter

      De uma coisa podemos ter certeza: o cara estava bêbado ou chapado. Afinal, errou as duas "de preferência nacional"; ou seja, "baton na cueca" é quando alguém tem de explicar o inexplicável, o que não é o caso do Lula, pois, não detendo nenhum cargo público, nada fez que pudesse ser visto do ponto de vista legal como crime. Isto é, mesmo que tenha agido para a compra dos referidos caças, o que, diga-se, foi bandeira de seu segundo mandato, então, mesmo que tenha conversado com alguém sobre isso, nada indica a criminalização da matéria, ou, neste país de merrecas, agora, nem podemos mais conversar sobre assuntos com certas pessoinhas? Pior, a questão do "vender fumaça", pois, se em tese o Lula falou para os suecos que detinha poder de decisão, mesmo não tendo, apenas e tão somente os suecos é que poderiam vir encher o saco dele. Ninguém mais, pois, tratativas entre civis destituídos de poder legal de mando, só interessa  aos mesmos. Portanto, repito, o "procurador" (procurador uma ova, pois, como bom mpfeziano, nada procura, só faz de conta que "se acha", ou estava bebum ou chapadíssimo pra dizer duas merdas dessas. Haja saco.

    • excelente colocação...

      sem ter influência, como reconhecido por quem acusa, não é preciso ter formação jurídica para reconhecer que não houve materialidade do fato...................................

      autoria ou participação criminosa em que então? em nada

      tem que ser muito burro para acusar alguém por paticipação de mentirinha

      ou um jovem e excelente perseguidor político da antiga, daqueles que gostavam de cuspir na dignidade das pessoas

      • sacou como operam?

        materialidade, autoria e/com/ou participação................................não valem porra nenhuma se não estão juntas

        únicos indícios presentes são os de que Lula tinha influência

        nenhum de qualquer crime

  • Justiça em metástase fecal

    O Grande residente Lula e o filho vão na maior feira do mundo de aviões e equipamentos aeronáuticos do Le Bourget em Paris tomam umas aquavits com os bebuns Suecos e no joelho fecha a compra dos caças!!!!!

    Chegam à terra de Santa Cruz avisam o sargento de plantão da base aérea do Galeão que o negocio está fechado e para buscar sa bagaças na Suécia.

    Estes concursados são escolhidos no Pinel?

    A do papagaio com batom na cueca.......

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

11 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

11 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

14 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

15 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

15 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

16 horas ago