PT pede mobilização para garantir que liberdade de Lula seja cumprida


Foto: Reprodução
Jornal GGN – Logo após o ministro Marco Aurélio Mello determinar a soltura de todas as pessoas presas em segunda isntância, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, comemorou a medida que inclui o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Com isso, a Justiça é feita no Brasil”, disse a parlamentar, durante coletiva de imprensa.
“Nós estamos felizes porque se restabeleceu o preceito constitucional. A decisão do ministro Marco Aurélio é extremamente importante para o processo legal brasileiro e para a defesa da Constituição. Essa ação direta é de 18 de abril, foi ingressada pelo PCdoB, e desde lá nós esperávamos uma decisão do Supremo”, introduziu a presidente do PT, durante uma coletiva feita logo após a notícia da decisão de Marco Aurélio.
Gleisi lembrou que a medida, referente a todos os presos após sentença de segunda instância, inclui o ex-presidente Lula: “É uma decisão que alcança o presidente Lula e, portanto, nós tomamos já todas as medidas judiciais cabíveis para a soltura do presidente. Já entramos com um pedido de alvará de soltura e estamos abrindo mão do exame de corpo de delito para que o presidente possa ser liberado ainda hoje”, informou, na tarde de hoje.
Ainda assim, a senadora resslatou que o PT e a defesa do ex-presidente está “acompanhando de perto o desenrolar na Vara de Execuções Penais”. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a senadora também destacou a importância da mobilização popular para fazer valer a medida judicial.
“É um direito do Lula deter a liberdade. A melhor coisa que nós podemos fazer é intensificar a nossa campanha nas redes sociais, falando com as pessoas, que o Lula seja livre já, ou seja, que a Vara de Execuções Penais cumpra a decisão do ministro do Supremo”, informou.
A parlamentar teve a cautela de lembrar que essa decisão de Marco Aurélio poderá ser revertida no Plenário do Supremo, mas que acredita que a análise do STF não se dará de maneira imediata. “Portanto, a campanha é importante, para que a gente não tenha nenhuma situação atravessando essa decisão do Marco Aurélio e que a gente consiga tirar Lula de lá ainda hoje”, completou.
Assista à coletiva:
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

4 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

5 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

5 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

6 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

7 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

7 horas ago