Categories: Justiça

Sobre a chicana

Por Alfredo, da Universidade de Chicago

Prezado Nassif,

Venho acompanhando a sua luta contra nossa surreal justiça, manipulada de maneira acintosa por Daniel Dantas e pelo jornalismo comprado por ele.

Aqui vai uma manchete do New York Times sobre uma decisão da Suprema Corte norte-americana que coloca em xeque uma série de procedimentos e chincanas de certos advogados e da imprensa.

A manchete é clara: Justiça diz que provas são válidas apesar de erros da policia na apuração. Clique aqui.

É um caso que tem tudo para estabelecer jurisprudência. E cai como uma luva para o caso de Daniel Dantas, que tenta escapar por meio de equivocos técnicos da investigação, quando se sabe que, boa parte do que foi apurado, é legal e correto.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Vamos ver ate quando a
    Vamos ver ate quando a balança ficara em posiçao de equilibrio. Como bom Brasileiro, acredito que aqueles que desejam uma sociedade menos injusta receberam a tao esperada ajuda da cavalaria.

  • Com certeza essa decisão não
    Com certeza essa decisão não cola no Brasil.
    Aqui tudo joga em favor do bandido se ele for rico ou pertencer a organizações criminosas poderosas.
    Não tenha esperança !

  • Alguem poderia traduzir a
    Alguem poderia traduzir a integra da reportagem para nós, os monolingues (seria monoglotas, já que poliglotas é quem tem mais de um dominio da lingua) do blog, pela introdução, parece que é uma reportagem muito interessante para quem, como muitos aqui, tem acompanhado as peripécias de "Sua Insolencia".

  • Nesses casos eu fico pensando
    Nesses casos eu fico pensando com os meus botões... Porquê uma prova real é rejeitada por ser "ilegal"? O cara pode ser o maior criminoso que se conhece mas não pode ser preso se as gravações que provam por a+b que ele é um bandido tiverem sido feitas sem a autorização do nosso imperador supremo?

    Esse país é uma palhaçada.

  • "É um caso que tem tudo para
    "É um caso que tem tudo para estabelecer jurisprudência":

    Em quais paises? Nao no Brasil! O Brasil importa "jurisprudencia" de protecao aos ricos ha decadas.

  • "A manchete é clara: Justiça
    "A manchete é clara: Justiça diz que provas são válidas apesar de erros da policia na apuração":

    A manchete NAO eh clara. O que ela diz eh que a justica "afrouxou" as regras de evidencia. Baseados na informacao atrazada de seus computadores a policia prendeu erradamente um cara, e ele estava com drogas. O processo que ele perdeu foi o das drogas.

    "Afrouxar" lei ja eh especialidade do judiciario brasileiro e a esse ponto, esse "afrouxamento" todo na lei norte americana esta patetico comparado com o que se faz no Brasil.

  • A materia do estadao ja erra
    A materia do estadao ja erra a interpretacao na primeira sentenca: "A Suprema Corte dos EUA decidiu ontem que evidências obtidas por meio de buscas ilegais conduzidas pela polícia nem sempre devem ser rejeitadas pelos tribunais. Por 5 votos a 4, os membros conservadores da corte mantiveram a condenação por posse de armas e drogas de um homem do Alabama que foi preso depois que um computador, por engano, indicou que havia uma ordem de prisão contra ele." "Busca ilegal" eh a parte da interpretacao que eh simplesmente ***fantasiosa***.

    Nao houve "busca ilegal" ja que o homem estava preso -mesmo que por informacao errada. A interpretacao de "busca ilegal" nesse contexto eh igual dizer que a evidencia eh valida se a policia receber um aviso falso (digamos, de bomba ou de iminente desabamento) e entrar num edificio pra salvar alguem e descobrir um monte de drogas.

    Supreme Court Eases Limits on Evidence
    Supremo afrouxa limites sobre evidencia

    The 5-to-4 decision revealed competing conceptions of the exclusionary rule, which requires the suppression of some evidence obtained through police misconduct, and suggested that the court’s commitment to the rule was fragile.
    O 5-a-4 revelou concepcoes antagonicas das regras da exclusao que requerem supressao parcial de evidencia obtida atravez de mau-conduta policial, e sugeriu que a dedicacao da justica aas regras eh fragil.

    Chief Justice John G. Roberts Jr., writing for the majority, said that the exclusion of evidence should be a last resort and that judges should use a sliding scale in deciding whether particular misconduct by the police warranted suppressing the evidence they had found.
    Roberts, falando pela maioria, disse que a exclusao de evidencia deveria ser (last resort) (somente para casos extremos) e que juizes devem usar uma escala de gradacoes pra decidir se conduta errada pela policia valida ou nao suprimir a evidencia encontrada."

    Nao somente a interpretacao "buscas ilegais" esta errada como ja esta sendo exportada de cara como o que nao eh. Nao eh culpa do estadao, obvio, o NYTimes tambem esta com uma interpretacao esquizitissima! Nao houve "busca ilegal" pra comeco de conversa.

  • (Nassif, saiu errado: "A
    (Nassif, saiu errado: "A interpretacao de “busca ilegal” nesse contexto eh igual dizer que a evidencia eh valida se a policia receber um aviso falso (digamos, de bomba ou de iminente desabamento) e entrar num edificio pra salvar alguem e descobrir um monte de drogas."

    Corrigir:

    A interpretacao de “busca ilegal” nesse contexto eh igual dizer que a evidencia eh INvalida se a policia receber um aviso falso (digamos, de bomba ou de iminente desabamento) e entrar num edificio pra salvar alguem e descobrir um monte de drogas.)

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

6 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

7 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

10 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

10 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

11 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

12 horas ago