Suspeitas de dossiê de Cabral partiram por acessos a sistema restrito

Atualizado com informações da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (SESEG): “A Gestão Administrativa do Portal da Segurança adota um rígido controle”
Jornal GGN – A força-tarefa da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro investiga se o ex-governador Sérgio Cabral estaria criando dossiês contra o juiz Marcelo Bretas, responsável pelos processos contra o político. Desde que foi alvo das investigações, pessoas suspeitas invadiram o sistema interno da Segurança Pública do Rio de Janeiro, supostamente a mando de Cabral e três delegacias foram consultadas sobre registros de ocorrência envolvendo o juiz e sua família.
A notícia de que a Polícia Federal abriu uma auditoria secreta que suspeita que o ex-governador teria ainda criado um fundo milionário para financiar uma devassa na vida do juiz que o acusa foi divulgada pela RJTV, da Rede Globo. A polêmica estava no fato de que uma simples consulta e apuração particular do réu contra seus acusadores virasse uma nova frente de coação da Lava Jato.
Entretanto, o GGN apurou que o serviço interno online da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) do Rio de Janeiro é um sistema fechado e restrito, com acessos possíveis somente a funcionários e aqueles que têm registro ou permissão [imagem abaixo], o que não é o caso do ex-governador e, portanto, motivou as suspeitas dos investigadores.
Ao GGN, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro explicou que o sistema conta com alta proteção de dados: “O Portal da Segurança do Estado do Rio de Janeiro é um banco de dados integrado que foi criado em 2009 para permitir, com efetivo nível de segurança, o acesso simultâneo às diferentes bases de dados de órgãos que a ele forem integrados mediante a celebração de Termo de Cooperação, sempre com a finalidade de conferir maior efetividade às atividades de segurança pública”.
Um documento da Secretaria, enviado à Polícia Federal e divulgado pela Rede Globo, comprova que foram realizadas consultas no sistema da Secretaria sobre o nome do juiz Marcelo Bretas.
Desde que abriu a apuração, que tramita em sigilo e, por isso, não pode ser confirmada pela PF, a força-tarefa da Lava Jato no Rio também já identificou os nomes dos funcionários que tiveram acessos às consultas e teriam sido usados por Sérgio Cabral para levantar as informações. Um deles é um funcionário lotado na 22ª Delegacia de Polícia de Penha.
O subsecretário de Inteligência da SESEG, Fábio Galvão, encaminhou o ofício em resposta a um questionamento da força-tarefa, que pediu uma auditoria ainda no mês de abril sobre todas essas consultas feitas no sistema interno aos nomes do juiz e de seus familiares. A Secretaria também esclareceu ao jornal que a resposta já havia sido enviada naquele mês à Polícia, mas que, recentemente, o que houve foi um envio de uma atualização da auditoria, ou seja, uma nova resposta.

Foto: Reprodução TV Globo
Outra informação levantada pela Secretaria de Segurança e divulgada pela imprensa é que no dia 26 de setembro, seis dias depois que o ex-governador já tinha recebido a sentença na Operação Calicute, houve 8 consultas para acessar registros de ocorrência sobre o juiz Marcelo Bretas e sua esposa, Simone Diniz Bretas, que também é juiza.
No portal Delegacia Online da Polícia Civil, onde é feito esse tipo de consulta, verifica-se que o interessado precisa saber o número do registro de ocorrência, não sendo possível, por exemplo, fazer a busca pelo nome do envolvido. Além disso, pede-se uma contrassenha de um registro já realizado. Por isso, somente pode ter acesso ao documento um funcionário da polícia ou a própria parte envolvida na ocorrência.
“A Gestão Administrativa do Portal da Segurança adota um rígido controle de incorporação de órgãos e cadastro dos usuários, os quais, para terem acesso ao banco de dados, devem pertencer aos órgãos partícipes do Portal. Somente pessoas autorizadas pelos órgãos integrantes do portal podem acessar o banco de dados”, explicou a SESEG ao jornal. O GGN testou recuperar uma senha para verificar a impossibilidade de fazer a consulta sem o pré-registro:
Por fim, além dos acessos online na Segurança Pública, os repórteres da RJTV também identificaram que houve consultas suspeitas a registros de ocorrência em três delegacias: 22ª DP (Penha), 35ª DP (Campo Grande) e 105ª DP (Petrópolis). Todos os acessos foram feitos depois que o governador já tinha sido preso, em novembro do ano passado. A Polícia teria também os nomes dos funcionários que foram usados para fazer essas buscas.
As suspeitas de que o ex-governador estaria levantando as informações de forma ilegal teriam partido, ainda segundo a reportagem da Globo, dentro da própria prisão em Benfica, na zona norte do Rio, onde Sérgio Cabral está preso. Desde então, os investigadores iniciaram a apuração em sigilo.
Durante um interrogatório relacionado a ação penal em que Cabral é acusado por desvios na área da saúde, nesta quarta-feira (08), o ex-governador aproveitou para pedir desculpas a Marcelo Bretas por, em audiência anterior, ter mencionado a família do magistrado acusando-o de usar os processos da Lava Jato para se promover:
“Me exaltei e peço desculpas naquela discussão”. Mas, assim como já havia manifestado antes, voltou a negar que estaria criando um dossiê contra o juiz, seus familiares ou os investigadores da Operação Lava Jato no Rio: “Jamais faria isso. Acredite na minha índole. É um factoide, um terrorismo feito por alguém maldosamente”, disse.
Também em nota, a defesa do ex-governador disse que se tratava de uma “mentira”, com “claro propósito de criar intriga entre o ex-governador e o magistrado, certamente como forma de incitá-lo a determinar nova transferência para um presídio federal”, afirmou o advogado de Cabral.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Fazer dossiês é crime?

    De acordo com a CF, ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Ora, se não é crime fazer dossiês, qual o probblema com o suposto dossiê do Cabral contra o Bretas?

    A vida do Bretas é um livro aberto, mas codificado.

    Ontem tem fumaça de mau direito, deve ter no mínimo uma centelha.

  • Tudo muito estranho com o juiz da Bíblia

    Estanha, muito estranha toda essa mobilização da PF para investigar a elaboração de um suposto dossiê contra o juiz Marcelo Bretas.

    Como também foi muito estranha e desproporcional a violenta reação do juiz Marcelo Bretas por ter sua família citada por Cabral. A citação de Cabral foi num contexto pertinente (jóias e seus valores), e a informação fora dada pelo próprio juiz em entrevista ao Estadão. O juiz Bretas pretendia isolar Cabral num presidio federal em Mato Grosso !!!

    Bretas é o mesmo juiz que condenou o Almirante Othon a 43 anos de prisão por uma corrupção de R$ 3 milhões, que nunca ficou comprovada.

  • O país à deriva e um juiz

    O país à deriva e um juiz cheio de poder mobilizando pessoal e dinheiro público por um desacato que levou para o lado pessoal. É a hora de perguntar a ele: Sois Rei?

  • cada vez mais forte...

    a impressão de que na lava jato certos réus são tratados como oponentes..............................

    como na política, lutas e nos jogos

  • Diversionismo, nazifascismo e caça às bruxas

    Não tenho a mínima simpatia pelo ex-governador Sérgio Cabrl lFilho, que durante seus dois mandatos como chefe do executivo fluminense e como deputado federal e senador sempre foi bajulado pela mídia que agora o lincha e esquarteja, já que não pode render milionária, quiçá bilhardária, verba publicitária sos veículos do PIG/PPV.

    Como ex-governador, é claro que Sérgio Cabral Filho continua tendo a simpatia de pessoas que trabalham no serviço público, inclusive nas polícias e mesmo em instituições do sistema judiciário. As informações que Sérgio Cabrall usou para confrontar o juiz fundamentalista que o acusa e sentencia, marcelo bretas, sobre a família bretas ser proprietária de lojas de bijuterias e jóias na região da Saara, centro do Rio, eram públicas e constam de uma entrevista laudatório-bajulatória concedida pelo juiz de piso da 7a VJF do RJ ao jornal falido e usado como porta-voz dos vazamentos da ORCRIM lavajateira, OESP.

    Essa "reportagem" do RJTV, construindo um enredo em que Sérgio Cabral é colocado como sendo o mentor de uma "devassa" sobre a família do "juiz" marcelo bretas, se encaixa muito bem na trama novelesca em que foram transformadas as operações midiático-policiais-judiciais, de que ORCRIM lavajateira é exemplo máximo. O próximo passo devem ser coações, chantagens e ameaças  e torturas aos servidores que acessaram informações sobre a família bretas, talvez apelando para prisões preventivas e ameaças a familiares desses servidores, para que eles "delatem" Sérgio Cabral Filho como chefe de mais um esquema criminoso.

    A pergunta que a Globo não fez e que o GGN deve fazer é a seguinte: por que a família desse 'juiz", marcelo bretas, tanto teme que essas informações constantes dos bancos de dados da SSP do RJ se tornem públicas ou acessíveis à família e à defesa do ex-governador Sérgio Cabral Filho? Se a família bretas não cometeu ilícitos ou crimes, por que esse temor de que um réu obtenha informações sobre seus membros? Há muitos caroços nesse angu. Que tal os blogs e portais independentes entrarem nesse circuito e apurarem as atividades e ações da família bretas? Sozinho, enfrentanto pesos pesados da PF, sofrendo perseguições e processos judicias, o Jornalista Marcelo Auler desmascarou e desnudou a SR-DPF/PR, transformando em cadáver pútrido e malcheiroso o núcleo curitibano da ORCRIM lavajateira, sobretudo os DPFs que integraram a chamda 'força-tarefa' da ORCRIM.

    Pelo que se percebe, marcelo bretas e  os que o apóiam são uma versão piorada de sérgio moro et caterva. Essa é mais uma razão para que o jornalismo independente entre de sola para desmascarar esse fundamentalista e falso moralista, que também foi doutrinado nos EUA. Um bom começo é saber os meandros que levaram marcelo bretas à 7a VJF do RJ e por que, mesmo antes de tal designação, ele fez visitas e cursos aos/nos EUA, como sérgio moro e outros lavajateiros do MPF e do PJ. marcelo bretas já sabia que os casos do braço fluminense da ORCRIM lavajateira seriam dirigidos à 7a VJF-RJ? Quem o informou sobre isso? Se a pena para homicídio simples é de 6 anos e para homicídio qualificado de 12 anos, quais as justificativas e fundamentos legais para marcelo bretas condenar a 43 (QUARENTA E TRÊS) anos de prisão o vice-almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, Engenheiro e Cientista Nuclear responsável pelo Programa Nuclear Brasileiro e responsável pelo desenvolvimento da ulltra-centrífugas para enriquecimento de urânio, tecnologia que só Brasil domina? De onde partiram as ordens para bretas condenar Othon à prsão perpétua? Quem são os verdadeiros chefes a quem marcelo bretas serve e presta contas? Quais as ligações entre marcelo bretas, o DoJ, o DHS, o FBI, a NSA, a NRO e CIA, por exemplo?

    Há muito o que apurar e mostrar sobre esse sub-moro fluminense. Do relato acima pode-se estabelecer um roteiro de trabalho; a tese a ser demonstrada é simples e muitíssimo verossímil; as pistas são quentes; fazendo a apuração e investigação jornalísticas podem ser reunidas as provas capazes de confirmar a tese.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago