Teori foi meu amigo, por Eugênio Aragão

Teori foi meu amigo

por Eugênio Aragão

Em tempos de polarização, em tempos em que quem não esteve conosco na hora difícil foi golpista, em tempos em que muitos de nós se tornaram intolerantes e incapazes de viver com a contrariedade, em tempos em que perdemos não só a humanidade, mas também as papas na língua, venho afirmar: Teori foi meu amigo. Ontem perdi um amigo muito querido, um amigo que nem sempre fez as coisas do modo que gostaria que tivesse feito, mas fez com dignidade de seu jeito. Sempre foi autêntico, sempre foi cívico e não se deixou levar pela hipocrisia ou pela vaidade. Foi querido, tinha um coração enorme e foi incapaz de ofender, de se exaltar ou de menosprezar seus semelhantes. Não podemos esperar do outro o que não tem para dar, mas, também não podemos recusar-lhe o reconhecimento de virtudes mil que tenha. E Teori tinha para dar de sobra. Era um magistrado exemplar, que fazia da discrição sua marca maior e era uma pessoa gigante, com uma alma doce que Deus lhe deu e soube preservar ao longo de toda sua vida. Hoje eu choro por Teori. Choro sua falta e a falta que fará neste Brasil cheio de ódio e de gente que diferentemente dele perdeu todo escrúpulo e toda compostura.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Descanse em paz

    Sabemos que não ha santos e não é disso que se trata numa hora dessas. Sabemos que são homens e que viveram seus embates, muitos dos quais não temos noção do quanto podem ser pesados. Os homens são, também, resultados de sua época e de suas circunstâncias, para além de suas proprias escolhas. A presidenta Dilma Rousseff, muito digna e solidaria, se manifestou corretamente sobre a tragédia que se abate sobre a familia Zavascki e por extensão ao Brasil, nas consquências que teremos à partir de então.

  • quem sabe,...

    ... o ministro Teori, sabedor das pressões inconfessáveis, e do caráter dos possíveis réus que constavam do processo que tinha em mãos, ....  quem sabe, ... talvez ele tenha deixado uma "lembrancinha"  para os bandidos, caso sofresse um "acidente" .... quem sabe...

  • Desculpa. mas o que fazia um

    Desculpa. mas o que fazia um ministro do çTF sem segurança num voo particular com empresário Réu indo pra cidade da GLOBO ?

    Uai, em terra aonde tudo virou PROPINA é legítimo perguntar, não ?

    Jango, Jk, Lacerda, Baungarthem, Fleury, Tancredo, PC, Eduardo Campos, e agora Teori  ..haja roteiro em Banania que tb teve um Rio centro sem mandante

    Um avião MODERNO e novo (que devia ter medidor e alarme de altitude, não ?) ..estola em curva de retorno, no mar ? ..e vão culpar o piloto com VINTE anos de experiência ?!

    Depois eu é que sou paranóico ?  ..sei lá

    Antes o cara não prestava, agora, é herói e unanimidade  ..insubstituível ?!  ..pelo andar sobrou pro Moro, o cara que acha primeiro o culpado (LULA) pra depois inventar um crime e dedurar pros EUA

     ..ou Agilmal, Celso prolixo de Melo, Marco Aurelio Collor de Melo, Barroso a mariposa que não pode ver uma lampada de camera ao seu lado pra se por a tagarelar, ou FUX - o metaleiro que mata no peito, quem sabe ?

    quem sabe Toffoli pra pedir vistas ? Rosinha e Levandovsky nuinguém bota fé  ..sobrou então Fachin, tadim  ..ou Ives Gandra filho pra liberar a direita de tudo ..nada a declarar ..sei lá..

  • É preciso que certos setores

    É preciso que certos setores parem com a Síndrome do Coelho do Bambi! A qualquer evento que os desagrada, lá vem a gritaria: “ A Lava Jato está em risco!

    "Desde que a Operação Lava jato existe, vamos ser claros, dizem estar ela em risco, não é mesmo? Vocês já perceberam ser essa a principal peça de marketing dos seus integrantes? Se alguém propõe um lei contra abuso de autoridade, grita-se: “Lava Jato em risco!” E a imprensa ecoa: “risco, isco, isco, isco…”  Se alguém critica propostas fascistoides do Ministério Público Federal, grita-se: “Lava Jato em risco!” E a imprensa ecoa: “risco, isco, isco…” Parte do jornalismo virou mero repetidor de uma espécie de lobby que entende ser “do bem”.

    Eis que leio os jornais e os principais portais e, ora vejam, dada a morte trágica de Teoria Zavascki, o que temos? Grita-se: “A Lava Jato está em risco”. E a imprensa, bem…, “isco, isco, isco”. Leio no Estadão que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou na Suíça que a operação “está em jogo”.

    Como é que é?

    Então morre um ministro do Supremo, o que, sem dúvida, é lamentável,  e se parte do princípio de que isso pode ameaçar a operação? Ameaçar por quê? Então não há procedimentos institucionais no Brasil? Então as decisões não são tomadas segundo a prescrição e a disciplina legais? Então somos mesmo uma republiqueta de bananas, onde o estado de direito depende do voluntarismo deste ou daquele?

    Teori era, sem dúvida, um nome adequado para a relatoria do petrolão em razão do perfil. Mostrava-se um homem desapaixonado de abstrações. Nunca se viu nele a centelha da ideologia. Ao contrário: brinquei certa feita que havia nele um quê de burocrata búlgaro. Coibiu excessos, deixou passar outros tantos, errou, acertou… Como todo mundo.

    Lamento profundamente a sua morte porque, em primeiro lugar, há a dimensão humana da tragédia, que não pode ser ignorada. Mas lastimo também que se perca, vá lá, uma parcela importante de comedimento e racionalidade fria. Acho que isso sempre há de fazer falta quando estamos a falar dessa operação. Vimos nesta quinta, por exemplo, um delegado da Força Tarefa a falar bobagem pelos cotovelos…

    Mas é preciso que certos setores parem com essa Síndrome do Coelho do Bambi! A qualquer evento que os desagrada ou os assusta, lá vem a gritaria: “ A Lava Jato está em risco! A Lava Jato está em jogo!”

    Fogo, fogo na floresta!

    Sérgio Moro, o juiz, numa manifestação pública que é menos de apreço por Teori do que de desapreço pelo Supremo, diz que a operação não teria existido sem o ministro. Ora, tenham a santa paciência! Algumas almas sirigaitas que andam por aí aproveitam para erigir o cadáver em mártir de uma grande conspiração, embora, até anteontem, acusassem o ministro de ser o principal responsável por Lula ainda estar solto. A suposição era a de que ele havia manobrado para isso. Antes, ele era o conspirador. Agora que está morto, é vítima da conspiração. Que gente mixuruca! Que gente patética! Que gente sem-vergonha!

    O espetáculo é grotesco. O ministro, de resto, não apanhou menos quando passou a fazer parte do julgamento do mensalão. Sim, eu também o critiquei algumas vezes — críticas que mantenho, porque diziam respeito aos votos que proferia, não à pessoa do magistrado.

    É evidente que lamento profundamente a morte de Teori também em razão dos desdobramentos políticos, que já começam a mostrar a fuça…

    Risco da Lava Jato? Qual risco?

    Não gosto de conversa oblíqua. Nunca gostei. Vamos ser claros? Janot, Moro, o delegado Adriano Anselmo estão é ocupando posições no tabuleiro político. Para quê? Para deixar claro que é bom que o futuro relator da Lava Jato seja um fiel servidor de suas respectivas vontades. Ou eles começam a gritar: “A Lava Jato está em risco…” E a imprensa vai fazer o de sempre: “isco, isco, isco…”

    O Coelho do Bambi é hoje a personagem mais influente do Brasil. Só que, naquele caso, o incêndio existia…" (R.A.)

  • Toeri foi um ministro

    Toeri foi um ministro recatado, porem ágil, não descuidando de cumprir suas tarefas em tempo hábil. Fala mansa, inabalável como quem tinha um equilíbrio psíquico e espiritual fortes, discorria de tantos dos seus pares, que adoram aparecer, e pra nada fazerem de importante como ministros. Foi importante ele declarar-se disposto a dar impulso às homologações dos processos da Lava Jato, prometendo entegar a Janot já em fevereiro o resultado do seu trabalho.

    O caso merece uma investigação aprofundada porque não foi um qualquer que partiu num desastre de avião, mas o ministro do STF mais visado nesses útlimos tempos, justo por ser relator de um caso tão emblemático, do qual sairia, com certeza, o destino de centenas de poíticos envolvidos em malfeitos. 

    Só tem uma coisa: pra se investigar esses desastre pra valer, não podemos esperar que os nvestigadores sejam os mesmos de sempre. Teria que vir algum força internacional para compor o quadro dos interessados em prover a verdade dos fatos.

  • E a segurança pessoal!

    Eu penso e não vi nenhum jornalista abordar este aspecto: como um magistrado da suprema corte que está prestes a julgar um bando de bandidos viaja pra todo lado sem segurança pessoal e o mínimo cuidado no sentido de se preservar? Se foi uma coincidência, um acidente o Brasil é realmente um país sem sorte! Se foi um atentado, reforça nossa incompetência para quase tudo! Em ambas possibilidades, perdemos todos...........

  • A presidentA do STF já exigiu

    A presidentA do já exigiu a imediata prisão dos assassinos do Ministro Teori Zavascki?

    • Só se for Moro de gorro vermelho!

      Avaaz? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Eles só vão divulgar se o candidato for o Moro!!!!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      É muito fácil enganar brasileiro, pelo amor de Deus!!!!

      Acredita até em Papai Noel!!!!

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

13 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

13 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

16 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

17 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

17 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

18 horas ago