Justiça

TJ-SP autoriza Bradesco a produzir provas contra Americanas

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) autorizou o Banco Bradesco a iniciar uma “produção antecipada de provas” contra a Americanas, para a identificação dos responsáveis – administradores, diretores e acionistas – pela fraude milionária.

O Banco Bradesco entrou com uma ação no TJ-SP contra a Americanas, pedindo a autorização para a identificação dos responsáveis pela fraude, individualmente, o que foi acatado pelo tribunal, em decisão assinada nesta terça-feria (24).

“Considerando os indícios significativos de fraude contábil, exaustivamente noticiados na mídia nacional, o banco autor sustenta que é necessário identificar e demandar os agentes individuais que contribuíram para a consumação da fraude: os administradores, que participaram da elaboração das demonstrações financeiras adulteradas e os acionistas, que aprovaram referidos documentos financeiros.”

Na peça judicial, o Bradesco também disse ser necessária a produção antecipada de provas, com a realização de perícias para detectar “a origem dos vícios observados na contabilidade e, sobretudo, verificar a participação de administradores e acionistas da ré (por ação ou omissão) na alegada fraude contábil”.

O banco sustentou que a produção de provas feitas por ele poderá “ensejar o ajuizamento de ação individualizadas”, ou seja, a responsabilidade penal de cada uma das pessoas envolvidas, incluindo administradores e acionistas, por abuso de poder.

Foram pedidos e autorizados pelo TJ-SP três tipos de provas: pericial contábil, pericial forente e busca e apreensão de “todas as caixas de e-mail institucionais” dos diretores e altos cargos das Americanas. O Tribunal intimou as Americanas, pelo prazo de 5 dias, para se manifestar.

Leia a íntegra da decisão: doc_44952485

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

6 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

7 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

7 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

8 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

9 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

9 horas ago