TSE pode cassar Temer e definir Diretas Já, diz colunista

Foto: Anderson Piedel/VPR
Jornal GGN – Setores da mídia e classe política acreditam que se Michel Temer não renunciar nem sofrer um impeachment por causa do escândalo da JBS, sua situação deve ser resolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Se a corte entender pela cassação de Temer em função de ação movida pelo PSDB, em 2014, a possibilidade eleição direta pode ser discutida pelos minitros.
Segundo a jornalista Mônica Bergamo, na Folha desta terça (23), “um dos ministros” do TSE disse, em off, que a corte “pode considerar que regra do Código Eleitoral que prevê eleição direta quando faltam mais de 6 meses de mandato vale também no caso de Presidente da República – e não apenas de prefeitos, governadores e senadores.”
O Supremo Tribunal Federal ainda não debateu este assunto, embora haja uma ação para ser analisar pelos magistrados. Provocado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, assina defendeu no STF que as eleições em caso de vacância da Presidência devem ser indiretas, ou seja, realizada pelo Congresso.
O PSDB, dividido desde o vazamento da delação da JBS, que também atingiu em cheio Aécio Neves e sua família, defende eleição indireta em caso de impeachment de Temer. Há notícias de articulações em torno do nome de Fernando Henrique Cardoso.
Mônica Bergamo informou ainda que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi sondado por nomes do mercado para substituir Temer. O titular, de maneira protocolar, respondeu que acredita na permanência de Temer no governo.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • O Janot é pela Indireta!
    Mas,

    O Janot é pela Indireta!

    Mas, há uma excepcionalidade na qual o congresso está repleto de denunciados!

    Isso não iria viciar a nova eleição?

    A lava-jato é pela excepcionalidade...

    Esse caso seria comum?

  • Negativo. No Congresso há

    Negativo. No Congresso há varios  INVESTIGADOS, não denunciados. O TSE não tem autonomia sozinho para interpretar a Constituição para impor eleições diretazs, isso cabe ao Congresso e subsidiariamente ao STF.

  • Solução eficaz!!

    Eleições gerais e diretas já, seria uma boa solução, e sabemos que isso não ocorrerá, caso dependa de uma decisão do congresso. Então, se o TSE resolver intervir nessa barafunda que virou a política do Brasil, da minha parte está apoiado.  Nós brasileiros estamos carecendo de uma ação que nos devolva um pouco de esperança. Estamos padecendo de uma dor de dentes infernal e caso alguém se habilite a extirpar o dito cujo, mesmo que não disponha de anestésico, que o faça de bom grado, pois certamente nos proporcionará imenso alívio.

  • Diretas já.

    Sou a favor das diretas já para presidente e congresso com 05 anos de mandatos. Proibição total aos indiciados no lava jato, assim teríamos com certeza um governos novo.

  • Perguntinha incômoda

    A defesa de Temer tem insistido na tese absurda de julgar em separado o golpista e a Presidente Dilma.

    Agora que esse julgamento no TSE vem sendo apontado como a boia de salvação para jogar fora o golpista que se tornou inconveniente por fatos nos quais NINGUÉM pode apontar a participação da Dilma, não seria o caso, agora, de a defesa da Presidente legítima propor o julgamento em separado? 

  • A lei eleitoral

    A lei eleitoral fala em leições diretas para cargos majoritárias e não em prefeitos, governadores e senadores:

     

    A Lei Eleitoral nº 4.737 no artigo art. 224.

    § 3º A decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário acarreta, após o trânsito em julgado, a realização de novas eleições, independentemente do número de votos anulados.

    § 4o A eleição a que se refere o § 3o correrá a expensas da Justiça Eleitoral e será: (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

    I - indireta, se a vacância do cargo ocorrer a menos de seis meses do final do mandato; (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)

    II - direta, nos demais casos. (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)
     

  • Por esta via, a tese de que

    Por esta via, a tese de que eleição direta seria "golpe e atentado à Constituição", defendida pela Globo, iria por águas abaixo. Uma solução perfeita, legal, límpida e pura como água da fonte. A democracia se restauraria, o ódio seria socialmente proibido e o país pouco a pouco voltaria à normalidade. Com o único inconveniente de que sacrificaria Dilma Rousseff como candidata a qualquer cargo. 

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

5 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

6 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

6 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

7 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

8 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

8 horas ago