Categories: Justiça

Um caso confuso de pedofilia

Um caso estranho, o desse casal de americanos acusado de pedofilia. Os argumentos do americano são bem mais convincentes do que o de Abdelmassih.

Da Folha

Libertado, acusado de pedofilia afirma ser vítima de preconceito

GRACILIANO ROCHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM TAQUARA (RS)

Libertado após 13 meses de prisão, o piloto aposentado da Marinha dos EUA Frederic Calvin Louderback, 65, diz que não há provas que sustentem as acusações de pedofilia a que responde na Justiça e que pessoas foram coagidas a testemunhar contra ele.

O americano diz que se sente “discriminado” e critica a polícia e o sistema judiciário.
Ele e a mulher, Barbara Louise Anner, 73, e o casal de brasileiros André Herdy, 36, e Cleci Ieggli da Silva, 35, são acusados de atentado violento ao pudor, corrupção de menores, formação de quadrilha e produção e divulgação de imagens de sexo com crianças e adolescentes.

Os quatro, que vivem na comunidade naturista Colina do Sol, em Taquara (73 km de Porto Alegre), respondem ao processo em liberdade após um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul neste mês.

Leia trechos da entrevista, de uma hora, concedida à Folha em um restaurante na cidade.

FOLHA – A polícia e a Promotoria o acusam de abusar sexualmente de crianças. O sr. fez isso?
FREDERIC LOUDERBACK – Não, eu sou inocente. Todos nós somos inocentes. Nunca houve gangue. A primeira coisa que a imprensa disse foi que estávamos vendendo órgãos e mandando crianças para o exterior, vendendo fotos na internet e criando uma gangue de pedófilos. Nada disso é verdade.

FOLHA – Um adolescente acusou o sr. e depois recuou dizendo ter sido coagido pela polícia.
LOUDERBACK – Eu sabia que a maioria das pessoas, até mesmo as pessoas coagidas em seus depoimentos contra mim, nunca disse nada. Elas nunca leram seus depoimentos durante o inquérito. Os depoimentos foram “sim, agora que estou pensando, eu realmente vi os garotos entrando na casa do Frederic”.
Isso foi o que disseram à polícia. Não disseram que eu era pedófilo. O que me surpreendeu foi que a promotora parece não ter lido o inquérito. Nunca houve provas no inquérito.

FOLHA – A polícia diz que a ONG New Faces, do sr. e da sua mulher, foi usada para atrair crianças.
LOUDERBACK – Acreditamos muito em serviço comunitário. As pessoas vieram a nós. Estávamos trabalhando pesado na Colina do Sol.

FOLHA – Mas as denúncias partiram de pessoas da Colina do Sol.
LOUDERBACK – O problema é que em 2005 compramos uma terra de gente que não tinha a propriedade. Essa foi a origem do problema, que aumentou em 2007, quando o dr. Herdy descobriu o registro em um cartório em outro Estado e descobriu quem era o verdadeiro dono. Iniciei um processo [para regularizar a terra]. Estive na prisão por 13 meses e as pessoas que cometeram a fraude estão muito felizes porque deu tempo para que me impedissem de registrar a propriedade.

FOLHA – Há um relatório da polícia de San Diego anexo ao inquérito que afirma que o sr. foi detido em uma investigação sobre pedofilia.
LOUDERBACK – É importante entender que a definição de detenção nos Estados Unidos é diferente da definição no Brasil. Fizeram-me algumas perguntas uma vez, somente uma vez, em 1980, mas foram perguntas sobre outras pessoas. O que veio de San Diego foi um documento ilegal. Os documentos enviados eram confidenciais e nunca deveriam ter sido enviados. Apenas uma parte dele foi usada. Omitiram duas partes. Já consultei um advogado nos Estados Unidos para iniciar um processo.

FOLHA – O sr. fez críticas ao sigilo do caso. Por quê?
LOUDERBACK – O motivo pelo qual não posso falar agora em minha defesa é a ordem de sigilo do juiz. Entretanto, a polícia não tem ordem de sigilo e a promotora não tem ordem de sigilo. É provavelmente a coisa mais difícil. Mais difícil do que ficar preso por 13 meses é não ter a liberdade de expressão, de defesa. Não é justo e acredito que viola a Constituição brasileira. É discriminação.

FOLHA – O sr. espera ser julgado com independência?
LOUDERBACK – Pelo bem das pessoas que trabalham no sistema judiciário, é imperativo que não haja preconceito ou algo parecido. É imperativo que o juiz pareça totalmente neutro. Mas fico surpreso porque o Ministério Público não é neutro. E eu acho que o sistema judiciário é muito lento.

Por Professor

Prezado Nassif:

Discurso bem estudado. Um pouco de contraditório para situar os leitores.

http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/noticias_interna,canal-8,ed-6,ct-502,cd-99928.htm

http://www.ccr.org.br/a_noticias_detalhes.asp?cod_noticias=2127

http://www.direito2.com.br/tjrs/2008/jan/17/aceita-denuncia-contra-acusados-de-pedofilia-em-taquara

Por Richard Pedicini

Entre o que a polícia disse que encontrou, e o que encontraram, há um vasta diferença. Podem ver aqui o que realmente pegaram:

http://www.ssp.rs.gov.br/portal/principal.php?action=imp_noticias&cod_noticia=9368#

Nos seis computadores que pegaram, os laudos de IC apontaram dez fotos “suspeitas”. Cinco estão no Orkut, sem ferir os termos de uso do site, aqui:

http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=2351134863130798486&aid=1 – são os fotos ao ar livre, no sol. Os outros cinco são semelhantes
As “vítimas” fizeram uma manifestação ao frente do Forum de Taquara, pedindo a liberdade dos acusados, reprimido pelo poderes locais. Filme aqui: http://www.mp.rs.gov.br/imprena/clipping/id64350.htm

Fui para Taquara, falei com todas as “vítimas”, todas negam.

Fartas informações sobre o caso estão aqui: http://www.msri.org/~levy/Kafka

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Vale relembrar o famoso caso
    Vale relembrar o famoso caso da Escola Base, no qual uma mãe psicótica convenceu a polícia e a imprensa de que os donos e funcionários da escola eram pedófilos.
    Vários foram sacrificados devido a essas falsas acusações.
    A raça humana às vezes me irrita.

  • Sobre a pedofilia:
    Sobre a pedofilia:

    Seria interessante que vcs assistissem Law e Order S V U todo dia as 13 horas no canal 43 da Net.Reprisa as 19 horas.

    São histórias criadas num mundo verídico.

    Sinto informar:

    O meio mais fácil pra um pedófilo atingir seus intentos,é a internet.

    Fiquem atentos nas páginas que seus filhos frequentam na Interenet.

    É melhor ser taxado de '''consevador'', do que progressista descuidado.

    E mais um detalhe:

    passe o tempo que passar, uma criança vitimada por um pedófilo, JAMAIS terá cura.( o trauma é eterno)

    então, sejam '''conservadores'''( ao menos nisso)

  • "LOUDERBACK - O problema é
    "LOUDERBACK - O problema é que em 2005 compramos uma terra de gente que não tinha a propriedade. Essa foi a origem do problema, que aumentou em 2007, quando o dr. Herdy descobriu o registro em um cartório em outro Estado e descobriu quem era o verdadeiro dono. Iniciei um processo [para regularizar a terra]. Estive na prisão por 13 meses e as pessoas que cometeram a fraude estão muito felizes porque deu tempo para que me impedissem de registrar a propriedade":

    Ha pouco tempo eu avisei alguem do Parana que uma coisa parecida com isso estava pra acontecer com ele, que alguem queria a terra dele e era pra tomar cuidado -tinha varias coisinhas que ele nao percebia e eu percebia na historia, mas nao posso dar detalhes.

    No Brasil eh simples o bastante: pra que mais serve o judiciario?

  • Roberto Locatelli:
    Roberto Locatelli:

    esse é um caso isolado.

    UFA.

    Em cada 1 000 000 000 000 pessoas acusadas de pedofilia, 999 999 999 999 é verdade.

    PáRA de citarem o ÚNICO caso injusto,mediante a zilhões que são justos.

    Isso é alvará pra pedófilo.E serve até como argumento pra advogados.

    Tá mais do que da hora, não citar esse caso.

    Ou vc conhece outro igual?

    Isso é jurisprudência pra pedófilos de carteirinha.

    A possibildde de acontecer novamente é o mesmo que acertar na mega sena.

    E vc conhece alguém que acertou 2 x na mega sena?( 6 números)?

    BASTA desse caso( só daqui trocentos anos acontecerá novamente)

  • Anarquista,
    Não é bem
    Anarquista,
    Não é bem assim. Em um país escandinavo, houve uma enxurrada de denúcias de assédio sexual contra pais separados. Depois verificou-se que eram apenas mecanismos de pressão para rever pensão. Não sei se o caso foi abafado (e é por isso que não cito o nome do país), mas eu fui informado disso por uma fonte muito convincente.

  • Desde o inicio, com as
    Desde o inicio, com as entrevistas dadas pela policia para o jornal da Band, ja percebia-se o viés moralista e hipocrita desta armaçao. O grande problema é que estes moralistas hipocritas sabem instigar a populaçao com suas mentiras. O naturismo deveria ser melhor compreendido nestas terras americanas, onde os indios sempre andaram nus e nem por isto tinham comportamento pedofilo. Qdo vi falar em venda de orgãos, deu pra perceber claramente a manipulaçao deslavada da opiniao publica. O certo é que o caso deveria servir de exemplo, com a puniçao severa das autoridades policiais e o afastamento imediato da promotora do caso. E os acusadores deveriam passar um tempinho em cana pra aprenderem a acusar sem provas....Ps: e se me permitem uma observaçao, é o tipo de noticia preferido pela Band, uma emissora comprometida com a hipocrisia (o Canal Livre com o Super Gilmar foi emblematico)

  • Olá, Anarquista.

    É que lá
    Olá, Anarquista.

    É que lá nos EUA, aquela terra de (falsos) puritanos, qualquer coisa que pareça com carinho é encarada de modo suspeito.
    Uma aluna minha tem parentes lá, que são de ascendência italiana. Eles são muito de dar beijo, apertar bochecha, pegar no colo, essas coisas.
    Toda hora a polícia bate na porta deles, alertada por vizinhos que vêem as cenas de "pedofilia".
    Um outro aluno meu, em sua primeira viagem de trabalho por lá, tentou ajudar uma moça a levar uma pilha de processos que, de tão pesados, estavam quase caindo dos braços dela. Pois não é que ele levou uma baita bronca da mulher, que o avisou que da próxima vez iria processá-lo por assédio sexual.
    Então, ajudar criança a carregar a mochila da escola, lá nos EUA, é pedofilia.

Recent Posts

Polícia dos EUA usa força para desmobilizar acampamento de estudantes pró-Palestina

Uma onda de protestos contra Israel tomou as maiores universidades dos EUA nas últimas semanas.…

30 minutos ago

O que precisa mudar para que abusos de membros do Ministério Público sejam finalmente punidos

Do jeito que está, não há expectativa de que procuradores antes liderados por Deltan Dallagnol…

1 hora ago

Restrição das exportações de GNL estadunidense é moderada e provisória

Em meio à corrida eleitoral, a decisão de Biden é questionada pela indústria de energia…

2 horas ago

“Infelizmente, este será o maior desastre que nosso estado já enfrentou”, diz governador do RS

Sobe para 13 número de vítimas fatais por causa dos temporais. Além disso, outras 21…

3 horas ago

O 1º de Maio foi um fiasco! Viva o 1º de Maio!, por Gilberto Maringoni

Fiascos são pacientemente planejados e construídos. Logo, o fiasco na comemoração do Principal ato de…

3 horas ago

Repetindo Bolsonaro e Trump, Milei desmantela a imprensa argentina

Ataques e ameaças do presidente da Argentina, Javier Milei, a jornalistas, buscam acabar com a…

3 horas ago