Campanha traz formato inédito para “Histórias da Meia-Noite”, de Machado de Assis

Jornal GGN – A clássica obra “Histórias da Meia-Noite”, de Machado de Assis, poderá ganhar um formato inédito, com cada um dos célebres contos publicados em edições únicas, tanto impressas como digitais. Para concretar o projeto, a editora Grupo Estante prepara uma campanha de financiamento coletivo.

Com quase 150 anos de seu lançamento, “Histórias da Meia-Noite” é uma coletânea formada por seis contos do escritor – “A parasita azul”, “As bodas de Luís Duarte”, “Ernesto de Tal”, “Aurora sem dia”, “O relógio de ouro” e “Ponto de vista”.

No projeto, a editora estampará nas capas dos livros a fotografia de Machado de Assis, digitalmente colorizada pela Faculdade Zumbi de Palmares, como forma de reverter, no imaginário nacional, o processo de embranquecimento do autor.

“Trata-se de um projeto cultural e educacional. Uma forma de reapresentar o trabalho de um de nossos maiores escritores a uma nova geração de leitores”, afirmou o editor-chefe do Grupo Estante, Mário Bentes. “A ideia é que este seja apenas o primeiro projeto de uma série sobre a longa bibliografia de Machado de Assis”, completou.

Crowdfunding

Realizado na plataforma Catarse, o projeto espera arrecadar R$ 5 mil nos próximos 45 dias. Até agora, o apoio dos internautas somou 13% das arrecadações. Como recompensa, os apoiadores recebem livretos em formato de brochura e outros brindes do projeto.

Organizações estudantis, instituições de ensino, escolas ou universidades também podem apoiar de forma coletiva, recebendo a possibilidade de estampar os logos na quarta capa (traseira) entre os patrocinadores oficiais do projeto “Histórias da Meia-Noite”, de Machado de Assis.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Em vez de ter o tom da pele igual ao da Camila PItanga, que tem uma composição genética semelhante à dele (25% de genes de raça negra) , Machado está sendo pintado para parecer a Miss Melanina. Para que tanto racismo? Em termos genéticos, a falsificação é pior do que seria se ele tivesse sido pintado para parecer um norueguês ruivo (100% x 75% genes brancos). Se antes a grande maioria dos brasileiros era estimulada a se envergonhar de suas genética negra, agora é estimulada a se envergonhar dos genes brancos. Racismo do mesmo jeito, e numericamente pior.

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

9 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

10 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

10 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

11 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

11 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

12 horas ago