Luis Nassif Online

Elite está aterrorizada com a vitória da esquerda no Peru, diz especialista

Jornal GGN – O diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Harvard, Steven Levitsky , avaliou nesta quarta-feira, 16, que a elite peruana está apavorada e, por isso, disposta a ferir a democracia contra a vitória nas urnas do candidato da esquerda à presidência, Pedro Castillo. O especialista também falou sobre os riscos de ingovernabilidade que cerca o mandato do candidato do partido socialista Peru Livre.

“Eles [a elite] estão aterrorizados e dispostos a apoiar iniciativas antidemocráticas para impedir a presidência de Castillo”, disse Levitsky em entrevista ao jornal equatoriano El Universo. Para o especialista há, inclusive, “alguns atores no setor de negócios e da mídia” que estão dispostos “a fazer qualquer coisa” para tirar Castillo do poder.

O candidato da esquerda, Castillo, foi declarado o novo presidente do Peru na terça-feira, 15. Com 50,125% dos votos na eleição, disputada no último dia 6, ele derrotou Keiko Fujimori, do partido de extrema-direita Força Popular. 

Numa atitude desesperada e já conhecida, Fujimori chegou a alegar “irregularidades” e até mesmo “fraude” na apuração das urnas. Mas, Levitsky aponta que “o nível de descontentamento no Peru é muito alto há anos e agora está pior com os efeitos da pandemia da Covid-19”, sendo assim “a tendência dos eleitores é votar contra os candidatos que representam o ‘status quo’ de Lima e Keiko Fujimori representa isso, quando a maioria quer outra coisa”. 

O especialista pondera, no entanto, o que Castillo pode fazer sobre retaliações do parlamento durante sua gestão. “No melhor dos casos, Castillo poderia construir uma aliança e fazer um governo de centro-esquerda , é possível, embora difícil. Uma recuperação bem-sucedida é possível, mas provavelmente fracassará. Como há muita desconfiança entre os dois lados, embora Castillo tente se reconciliar com a oposição, o conflito e os problemas de ingovernabilidade são quase inevitáveis ​​”, explicou Levitsky.

Com informações de La República.

Redação

Redação

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

15 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

16 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

16 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

17 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

18 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

20 horas ago