Com atuação irresponsável de Salles, Bolsonaro junta Meio Ambiente e Agricultura

Jornal GGN – Em meio aos recordes de queimadas no Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) sofre pressão para que o Ministério do Meio Ambiente seja incorporado pelo Ministério da Agricultura, informou a Folha de S. Paulo. 

A pressão estaria sendo feita por empresários do agronegócio e conta com apoio de setores do próprio governo, “que avaliam que o movimento é necessário para mudar a imagem negativa do país no exterior”, diz a reportagem.

O objetivo é que a responsabilidade pela política ambiental, como a fiscalização e o monitoramento, fique a cargo do Conselho da Amazônia, encabeçado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Já as funções administrativas do Meio Ambiente seria incorporado pela Agricultura.

A proposta não é novidade, já que em 2018 durante a transição de governo, Bolsonaro cogitou difundir os dois ministérios, mas não “levou a proposta à frente com receio de ser criticado por passar a mensagem pública de que seu governo não priorizava a preservação ambiental”, afirmou a Folha. 

Ainda, de acordo com relatos da reportagem, a ideia tem sido capitaneada por representantes de frigoríficos e de exportadoras, que veem risco de perderem mercado por causa do desgaste da imagem do país no exterior, sobretudo da gestão de Ricardo Salles a frente do Meio Ambiente.

Redação

Redação

View Comments

  • Bom, se a pressão para fundir Agricultura e Meio Ambiente parte do pessoal do agronegócio e se já se sabe que a origem das queimadas amazõnicas e do pantanal está na ação sem limites de ganância desse setor que queima para criar pastagens, a pergunta que fica é: SERÁ QUE ESSE POVO NÃO PENSA QUE AMANHÃ O QUE DEVE ESTAR QUEIMANDO BRASIL AFORA SÃO SUAS PLANTAÇÕES DESTINADAS À EXPORTAÇÃO? Louco há por todo lado e muitos loucos podem se vingar queimando roças...e o prejuízo será dos gananciosos ou das seguradoras......

  • O Cidadão Brasileiro há 90 anos fora de qualquer projeto, enquanto caga na água que bebe e fica aprisionado na fumaça das Marginais ou Avenida Brasil, destituído de qualquer Ação Soberana, Livre, Nacional, sobre sua Vida e seu Território. Está em centenas de matérias neste Veículo. Você já foi no Pantanal? Você já foi na Amazônia? 95% do Povo Brasileiro não conhece o "Jardim Zoológico" dos Endinheirados e 'Influenciadores' do Planeta. A maior parte de uma país chamado Brasil.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

28 minutos ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

1 hora ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

2 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

2 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

2 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

3 horas ago