Com atuação irresponsável de Salles, Bolsonaro junta Meio Ambiente e Agricultura

A pressão estaria sendo feita por empresários do agronegócio e conta com apoio de setores do próprio governo

FOTO: MARCOS CORRÊA/PR

Jornal GGN – Em meio aos recordes de queimadas no Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido) sofre pressão para que o Ministério do Meio Ambiente seja incorporado pelo Ministério da Agricultura, informou a Folha de S. Paulo. 

A pressão estaria sendo feita por empresários do agronegócio e conta com apoio de setores do próprio governo, “que avaliam que o movimento é necessário para mudar a imagem negativa do país no exterior”, diz a reportagem.

O objetivo é que a responsabilidade pela política ambiental, como a fiscalização e o monitoramento, fique a cargo do Conselho da Amazônia, encabeçado pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Já as funções administrativas do Meio Ambiente seria incorporado pela Agricultura.

A proposta não é novidade, já que em 2018 durante a transição de governo, Bolsonaro cogitou difundir os dois ministérios, mas não “levou a proposta à frente com receio de ser criticado por passar a mensagem pública de que seu governo não priorizava a preservação ambiental”, afirmou a Folha. 

Ainda, de acordo com relatos da reportagem, a ideia tem sido capitaneada por representantes de frigoríficos e de exportadoras, que veem risco de perderem mercado por causa do desgaste da imagem do país no exterior, sobretudo da gestão de Ricardo Salles a frente do Meio Ambiente.

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bom, se a pressão para fundir Agricultura e Meio Ambiente parte do pessoal do agronegócio e se já se sabe que a origem das queimadas amazõnicas e do pantanal está na ação sem limites de ganância desse setor que queima para criar pastagens, a pergunta que fica é: SERÁ QUE ESSE POVO NÃO PENSA QUE AMANHÃ O QUE DEVE ESTAR QUEIMANDO BRASIL AFORA SÃO SUAS PLANTAÇÕES DESTINADAS À EXPORTAÇÃO? Louco há por todo lado e muitos loucos podem se vingar queimando roças…e o prejuízo será dos gananciosos ou das seguradoras……

  2. O Cidadão Brasileiro há 90 anos fora de qualquer projeto, enquanto caga na água que bebe e fica aprisionado na fumaça das Marginais ou Avenida Brasil, destituído de qualquer Ação Soberana, Livre, Nacional, sobre sua Vida e seu Território. Está em centenas de matérias neste Veículo. Você já foi no Pantanal? Você já foi na Amazônia? 95% do Povo Brasileiro não conhece o “Jardim Zoológico” dos Endinheirados e ‘Influenciadores’ do Planeta. A maior parte de uma país chamado Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador