Em caráter simbólico, Parlamento Europeu declara “emergência climática”

Jornal GGN – Mais de mil localidades em todo o mundo – Estados, cidades e comunidades – declararam “emergência climática” por causa problemas ambientais relacionados às mudanças climáticas. Um desses locais é Veneza, histórica cidade italiana, onde as águas subiram quase 2 metros. O prefeito local, Luigi Brugnaro, culpa as mudanças climáticas pelas cheias atípicas.

O quadro ambiental generalizado levou o Parlamento Europeu a declarar, nesta quinta-feira (28), que a União Europeia (UE) está em estado de “emergência climática”.

A medida foi aprovada por maioria ampla dos deputados – 429 a favor, 225 contra e 19 abstenções – tornando a Europa o primeiro continente a decretar a resolução para que a Comissão Europeia e os Estados-membros aumentem as ações de proteção ao clima.

A declaração de “emergência climática” aconteceu um dia após o anúncio do relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), mostrado que o planeta Terra bateu o recorde, em 2018, na emissão dos principais gases causadores do efeito estufa e, portanto, das mudanças climáticas em todo o mundo.

“Não há indícios de que vá acontecer uma desaceleração [da emissão], e muito menos uma redução, da concentração dos gases do efeito estufa na atmosfera, apesar de todos os compromissos assumidos no Acordo de Paris sobre a mudança climática”, disse Petteri Taalas, secretário-geral OMM, em nota publicada por ocasião da divulgação do boletim anual sobre o tema.

A decisão do Parlamento Europeu de decretar “emergência climática” e o alerta da OMM acontecem a poucos dias da COP25, reunião anual da ONU sobre mudanças climáticas, em Madri, e há poucas semanas de a Comissão Europeia apresentar o primeiro rascunho do Acordo Verde Europeu.

Segundo informações do portal DW Brasil, a nova presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, destacou que o Acordo Verde tentará alcançar a “neutralidade climática” até 2050, com medidas que incluem impostos sobre o carbono, investimentos mais pesados em negócios sustentáveis, redução da poluição e maior proteção das florestas, parques nacionais e espaços verdes.

O pacote deve apresentar um corte e emissões maior do que o previstos para a UE no Acordo de Paris, que é de 40% até 2030 em relação aos níveis de 1990. Segundo o portal de notícias, Leyen vai propor ao menos 50%.

Apesar do aumento da pressão sobre medidas que revertam o processo de aquecimento global, alguns países Europeus estão preocupados em reduzir atividades que emitem gases de efeito estufa, especialmente Polônia, Hungria e República Tcheca, que ainda dependem amplamente de combustíveis fósseis, especialmente do carvão.

Os maiores poluidores, responsáveis por 56% das emissões de gases que causam mudanças climáticas no mundo, são China, Estados Unidos, União Europeia e Índia.

No início deste mês, o governo do presidente Donald Trump oficializou a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris. A ação deve incentivar outros países a seguirem o mesmo caminho.

De acordo com um estudo de da ONG americana Fundação Ecológica Universal (FEU-US), apenas a União Europeia – responsável por 9% desse total – está caminhando para cumprir as metas.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago