Em um ano, 11 mil km² de Floresta Amazônica foi desmatado

Jornal GGN – A Amazônia Legal teve, em 2019, 11.088 mil km² de área desmatada. Isso representa nove vezes a área do município do Rio. E este é o maior patamar de desmatamento desde 2008. Estes dados foram divulgados pelo Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nesta segunda-feira, em informações coletadas pela ferramenta Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélite.

Este índice abarca exclusivamente o governo Jair Bolsonaro, já que foi feito entre agosto de 2019 e agosto de 2020.

O Pará concentrou quase metade (46,8%) do desmatamento observado pelo Prodes, seguido por Mato Grosso (15,9%), Amazonas (13,7%), Rondônia (11,4%), Acre (5,9%), Roraima (2,7%), Maranhão (2,6%), Amapá (0,7%) e Tocantins (0,2%).

De acordo com o Observatório do Clima, a taxa do Prodes mostra que o Brasil descumpriu a meta da Política Nacional sobre Mudança do Clima, que define que o país deveria reduzir o índice de desmatamento a um máximo de 3.925 km² em 2020.

São vários os fatores que mostram o desmonte na área ambiental patrocinada pelo governo Bolsonaro. Entre eles, a redução de assentos da sociedade civil no Conselho Nacional de Meio Ambiente, a tomada de autarquias do Ministério do Meio Ambiente por policiais militares, o congelamento do Fundo Amazônia e o apoio de medidas favoráveis à legalização da grilagem e do roubo de terras indígenas não homologadas.

Os dados do Prodes foram apresentados à imprensa pelo vice-presidente Hamilton Mourão, pelo ministro Marcos Pontes e pelo diretor do Inpe, Clézio Marcos de Nardin.

Com informações de O Globo.

Redação

Redação

View Comments

  • '...Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará...' A Amazônia Brasileira (somente a Brasileira. 70% de toda Floresta Amazônica) tem 5.500.000 Km2. Mostra o quanto o Brasil e os Brasileiros são a Vanguarda, o Carro Chefe, os verdadeiros Ambientalistas, muito antes dos Modismos Mundiais. Somos cabeça e não rabo, como tentam nos enganar nestes 90 anos. Somos a Nação a ser seguida e guiar o Planeta, como fazíamos até 1930. Neste ritmo revelado pela própria Matéria, levaremos outros 500 ANOS para utilizar toda a Amazônia. Todos 5 séculos de História Brasileira até aqui. Como estarão as ÁRVORES plantadas e reflorestadas por todo o Brasil daqui há 500 anos? A Indústria do Catastrofismo, do Fatalismo, da Vitimização, da Lesa-Pátria, do Entreguismo, do ViraLatismo acabou. Não adianta mais pregar. Nem mesmo no deserto. 90 anos de farsa acabaram. Ou se mudaram para NY, Paris ou Cemitério da Consolação. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

3 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

4 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

4 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

5 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

6 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

7 horas ago