Categories: Mídia

A falha no ENEM da Folha

Por Bunk

Ironia das ironias. Nesta manhã de sábado milhares de candidatos acordaram cedo para fazer a prova online do jornal Folha de São Paulo para tentar uma vaga de “treineiro” na sua redação.

O link para a prova foi enviado faltando dois minutos para o horário determinado (10h). Quando o link chegou e após o horário definido para acessar a prova, a página simplesmente não carregava por conta do enorme fluxo de pessoas. Aí enviaram o seguinte e-mail:

“Olá. Apesar de todos os testes prévios, o servidor da Folha está instável.A tecnologia nos pediu prazo até as 10h30 para resolver o problema”.

A prova finalmente carregou, mas após responder a primeira questão, o navegador não conseguia mostrar a página seguinte. Após alguns minutos, outro e-mail:

“Olá. Peço desculpas pelos problemas técnicos que estamos tendo nesta prova. Foi a primeira vez que utilizamos este sistema e, apesar de termos feitos vários testes de estresse prévios, houve sobrecarga. Espero que todos consigam acessar a prova e fazê-la normalmente a partir de agora. O tempo de prova de quem já havia acessado o link será acrescido de cinco minutos. Quem ainda não havia se logado terá o tempo contado a partir do acesso”.

Após esse horário, a prova iniciou-se sem mais problemas. Mas a certa altura a página não carregava mais. Nova pane, novo e-mail:

“Em primeiro lugar, peço desculpas pelos problemas todos e pela ansiedade que devem ter gerado. Se serve de consolo, também ficamos bem chateados por aqui. Como o servidor realmente não aguentou a demanda, estamos enviando esta prova alternativa, que deve ser salva no seu computador, respondida e depois anexada e enviada por e-mail até as 13h.
Por causa dos problemas todos que tivemos, estamos ampliando o tempo de execução. Mais uma vez, me desculpe, e mais uma vez: boa sorte!”

Os candidatos, então, começaram a responder o prova feita em excel anexada ao e-mail. Eram as mesmas questões, mas a essa altura o prazo que era de 1hora e 40 minutos, já tinha sido expandido. Quando estava na metade da prova, novo e-mail e a pá de cal definitiva:

“Um imprevisto técnico ocorrido também com a prova no Excel nos obriga a cancelar esta prova. Peço imensas desculpas aos candidatos que perderam tempo nesta manhã de feriado. Vamos analisar as falhas e organizar um sistema alternativo, que será informado com tempo suficiente para que todos se preparem. Atenciosamente”

É, pelo visto não é só o Enem e o governo Lula que têm falhas… 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago