A falha no ENEM da Folha

Por Bunk

Ironia das ironias. Nesta manhã de sábado milhares de candidatos acordaram cedo para fazer a prova online do jornal Folha de São Paulo para tentar uma vaga de “treineiro” na sua redação.

O link para a prova foi enviado faltando dois minutos para o horário determinado (10h). Quando o link chegou e após o horário definido para acessar a prova, a página simplesmente não carregava por conta do enorme fluxo de pessoas. Aí enviaram o seguinte e-mail:

“Olá. Apesar de todos os testes prévios, o servidor da Folha está instável.A tecnologia nos pediu prazo até as 10h30 para resolver o problema”.

A prova finalmente carregou, mas após responder a primeira questão, o navegador não conseguia mostrar a página seguinte. Após alguns minutos, outro e-mail:

“Olá. Peço desculpas pelos problemas técnicos que estamos tendo nesta prova. Foi a primeira vez que utilizamos este sistema e, apesar de termos feitos vários testes de estresse prévios, houve sobrecarga. Espero que todos consigam acessar a prova e fazê-la normalmente a partir de agora. O tempo de prova de quem já havia acessado o link será acrescido de cinco minutos. Quem ainda não havia se logado terá o tempo contado a partir do acesso”.

Após esse horário, a prova iniciou-se sem mais problemas. Mas a certa altura a página não carregava mais. Nova pane, novo e-mail:

“Em primeiro lugar, peço desculpas pelos problemas todos e pela ansiedade que devem ter gerado. Se serve de consolo, também ficamos bem chateados por aqui. Como o servidor realmente não aguentou a demanda, estamos enviando esta prova alternativa, que deve ser salva no seu computador, respondida e depois anexada e enviada por e-mail até as 13h.
Por causa dos problemas todos que tivemos, estamos ampliando o tempo de execução. Mais uma vez, me desculpe, e mais uma vez: boa sorte!”

Os candidatos, então, começaram a responder o prova feita em excel anexada ao e-mail. Eram as mesmas questões, mas a essa altura o prazo que era de 1hora e 40 minutos, já tinha sido expandido. Quando estava na metade da prova, novo e-mail e a pá de cal definitiva:

“Um imprevisto técnico ocorrido também com a prova no Excel nos obriga a cancelar esta prova. Peço imensas desculpas aos candidatos que perderam tempo nesta manhã de feriado. Vamos analisar as falhas e organizar um sistema alternativo, que será informado com tempo suficiente para que todos se preparem. Atenciosamente”

É, pelo visto não é só o Enem e o governo Lula que têm falhas… 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador