Categories: Mídia

A imagem internacional da mídia brasileira

Por José de Queiroz

Leiam o link abaixo do TERRA.Trata sobre críticas da imprensa suíça à imprensa e governo brasileiros.No título,engraçado,só o governo aparece. Clique aqui.

Por Gustavo Eduardo Paim Pamplona

Interessante… Nassif eu tinha mandado a mesma coisa muito antes do José de Queiroz com a “reportagem” do G1.com

Imprensa suíça critica governo do Brasil em suposta agressão

Os principais jornais da Suíça deste sábado fazem sérias críticas ao governo e à imprensa brasileiros no caso da advogada Paula Oliveira, que disse ter sido agredida por skinheads neonazistas em Zurique no início desta semana.

Em um artigo opinativo, o diário conservador Neue Zürcher Zeitung, um dos jornais de maior prestígio na Europa, cita o presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e o ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, apontando que eles taxaram como “fato, de forma irrestrita, as declarações da brasileira”.

O texto também diz que a imprensa brasileira “passou dos limites, indo especialmente longe no julgamento de supostos incidentes neonazistas e racistas na Suíça”.

O Neue Zürcher Zeitung afirma que a imprensa brasileira teria criticado publicações suíças, inclusive o próprio jornal. O artigo comenta ainda que a mídia no Brasil traz regularmente “notícias de fatos totalmente inventados, acusações que já destruíram a vida de outras pessoas”, além de afirmar que “a gravidez inventada, segundo se conta”, seria artifício comum entre as brasileiras “para pressionar maridos e companheiros”.

O artigo termina afirmando que os suíços se surpreenderiam “com o nível de xenofobia, neonazismo e anti-semitismo no Brasil”. “O país tropical está, de acordo com sondagens internacionais, entre os Estados com maior índice de xenofobia: 72% são, segundo pesquisa, contra a recepção de estrangeiros”, comenta o periódico.

Comentário

Só as observações sobre a suposta xenofobia do brasileiro o o suposto anti-semitismo da mídia são chutes.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • http://blogentrelinhas.blogsp
    http://blogentrelinhas.blogspot.com/2009/02/barriga-da-globo-quase-compromete-o.html

    "Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2009
    Barriga da Globo quase compromete o Brasil
    O artigo abaixo é do jornalista Rui Martins e foi publicado originalmente no site Direto da Redação. É uma boa reflexão sobre o caso, que permanece em aberto, da brasileira supostamente agredida na Suíça. Martins escreve direto de Berna e está acompanhando este episódio de perto. Ainda não é possível saber a verdade por trás da história, mas é preciso reconhecer que a imprensa, brasileira e mundial, mas especialmente a tupiniquim, como demonstra Martis, foi, para dizer o mínimo, afoita na cobertura do caso. A seguir, a íntegra do artigo.

    A moça brasileira tinha seus problemas e provavelmente se autoflagelou. É triste.

    Mais triste é o quadro da nossa imprensa irresponsável que mobilizou o país, levou o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim a criticar um país amigo e o presidente Lula a quase criar um caso diplomático. É hora de denunciar a nossa grande imprensa sem deontologia, sem investigação, que afirma e desafirma sem qualquer cuidado e sem checar as notícias."

    Continua no link acima...

  • Há mais ou menos 18 anos
    Há mais ou menos 18 anos passados, em Geneve, eu, minha mãe e meu filho (então com 4 anos de idade) tivemos nossos passaportes confiscados quando estávamos preenchendo uma ficha num hotel. Se não fossem nossos parentes franceses , que moram lá, o problema seria pior. Nos pediram desculpas mas o estrago já estava feito.
    É assim que tratam os sul americanos, como cidadãos de segunda categoria. Lá nós temos fama de desonestos.
    Acho que o Lula fez o que devia fazer, antes errar por ação do que por omissão.

  • "...segundo se conta... ...de
    "...segundo se conta... ...de acordo com sondagens internacionais... ". Quem conta? Que sondagens? Isso lá é jornalismo que se faça?

  • Exatamente o que o José
    Exatamente o que o José Antonio disse!!! eles se colocam como ofendidos, se houve pré-julgamento aqui eles demonstram preconceito contra os brasileiros, confirmando o que se disse até agora.

  • Imprensa sensacionalista
    Imprensa sensacionalista existe em qualquer lugar. Agora ministérios de relações exteriores e um presidente de república serem pautados por ela, só no Brasil.

  • Faltou ao governo brasileiro
    Faltou ao governo brasileiro como um todo essa agilidade (afoiteza?), no caso dos espanhoes deportados de volta para o Brasil, especialmente do músico que foi agredido e perdeu um dente. Explica-se, nenhum deles eram parentes de assesores parlamentares. Falta-nos um tratamento mais republicano em relação a esses casos.

  • Tem que rever esse conceito
    Tem que rever esse conceito de afobamento que se impõe à mídia, nesse caso. Como se trata de Neonazistas, que a Suíça acha aceitáveis, não há afobamento. Tais sujeitos tem de fato, lé como aqui, uma conduta abjeta e INDEFENSÁVEL. Se estão envolvidos em algo,não é boa coisa.
    Agora, está todo mundo apurando,nada se definiu. Não nos precipitemos em julgar nossa concidadã, baseados em afirmações pejorativas e duvidosas da imprensa suiça.Aliás, que merecem pedido de retratação,são ofensivas.Até falsificaram dados, para quê? Quando que se teve esse tratamento a estrangeiros, suíços,principalmente, aqui?
    O que há é uma REAÇÃO a maus tratos que brasileiros tem sofrido na Europa,principalmente.Nós q sempre preterimos os nossos, para agradar os de la...
    Depois , ainda querem crucificar a imprensa brasileira. Dêem um tempo.

  • Olá,
    É uma pena que o artigo
    Olá,
    É uma pena que o artigo esteja disponível só para assinantes.
    Mas este caso mostrou bem que a histeria e o fígado são maus conselheiros. Principalmente aos membros do governo que já saíram "dando cotoveladas" e xingando os suiços. Neste espaço nós podemos fazer isso (e convenhamos, muitos fizeram), afinal de contas só estamos na arquibancada. Outro dia teve uma boa discussão sobre diplomacia aqui. Será que este caso foi algum "c.q.d."?
    Quanto ao anti-semitismo na mídia, a avaliação deve ter sido feita sobre a cobertura da invasão da faixa de Gaza pelos israelenses.
    [ ]´s

  • Ah, e se acham a imprensa
    Ah, e se acham a imprensa brasileira irresponsável, leiam o que diz Gilles Lapouge, que escrevia no Le Figaro, sobre MAIS essa denúncia da agressão xenófoba e neonazista. Coisa, qu e é MODA na Europa civilizada. Ele escreveu seu texto, ontem, no Estado.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago