Categories: MídiaPolítica

A influência da velha mídia na opinião pública

Por AlexRio

Comentário no post “A briga de Veja com os fatos e as #hashtags

O que fica claro até para quem tem pouca percepção dos fatos, é que VEJA e seus demais congêneres – veículos de comunicação conservadores – da chamada grande imprensa, há muito não tem qualquer relevância ou influência política perante a opinião pública. E isto, sem dúvida, é motivo de muita raiva e frustação para seus ideólogos, editores, jornalistas e bate-paus – e eles sabem disso, são pessoas inteligentes.

Desde 2001 que a revista, principalmente ela, faz uma campanha implacável – e muitas vezes de tão baixo nível nos termos usados – contra Lula e o PT que chega a assustar leitores mais sensatos, e nada consegue. 

Lula elegeu-se debaixo de pau da Veja em 2002. Reelegeu-se em primeiro turno em 2006 debaixo de pau da Veja, ainda mais por causa do mensalão – com a revista pedindo em chamada de capa o seu impeachment –  e deixou o governo quatro anos depois, debaixo de uma popularidade de mais de 80% e com o país elevado a um prestígio internacional que jamais teve em toda sua história.

Lula fez um governo assim tão melhor que outros? Não sei, mas pior não fez, e foi tratado como uma sarna, uma lepra, uma anta analfabeta por um de seus mais hidrófobos opositores. Como se tudo se resumisse a isso.

Neste ínterim, fim de governo de Lula  e campanha presidencial do sucessor , Veja faz uma campanha monumental contra Dilma Rousseff e viu-se novamente derrotada com a eleição da ex-guerrilheira da VAR-Palmares para a Presidência da República. Mulher, socialista e ex-guerrilheira urbana de extrema-esquerda. O povo se lixou para o prontuário policial dela. É humilhação demais, não?  Passa então a bater constantemente na nova presidente petista e amarga um 67% de popularidade para a dita cuja numa pesquisa encomendada ao IBOPE por empresários, depois de um ano de governo, algo que nem o antecessor conseguiu.

É desmoralização demais. Creio que o tom altamente raivoso e até assustador com que a revista – e seus principais articulistas e blogueiros – hoje defende seus pontos de vista e interesses, e a maneira como bate no governo, vem daí. Um profundo ódio e uma profunda frustação ao entender – porque são inteligentes – que se tornaram completamente irrelevantes como formadores de opinião (acrescente-se à VEJA seus congêneres da grande midia conservadora).

É hoje um veículo de comunicação que vive num mundo próprio de fantasia, completamente dissociado da maioria da nação. Tranformou-se numa espécioe de dinossauro beócio, onde seus principais colunistas chamam de vagabundos e vigaristas aqueles que tentam se expressar contra seus pontos de vista e pede censura na Internet ao mesmo tempo em que se ouriça com a possibilidade imaginária de que a ‘imprensa livre’ seja amordaçada no Brasil.

O Cruzeiro e a Manchete acabaram com mais dignidade que isso. Saudades da Realidade.

PS Para a turma da direita que palpita por aqui : não sou petista, nem socialista, nem nunca votei em Lula na vida. Sou burguês e capitalista.  Mas não sou mesquinho.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

1 hora ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

2 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

3 horas ago

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

18 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

19 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

21 horas ago