Categories: Blogs GGN

Um brinquedo perigoso

Há algum tempo um analista russo fez uma afirmação surpreendente que provocou irritação nos meios militares brasileiros. Disse ele:

“O Brasil não corre ameaça nenhuma de fora, a sério. Lá, o exército é uma espécie de brinquedo. Às vezes é caro, às vezes não. Olhe para o mapa — parece uma ilha. Quem vai ameaçar eles, Uruguai ou Paraguai? Tem selva em todo o redor.”
https://br.sputniknews.com/economia/2018052611316046-spief-russia-exercito-brasil-armas-comercio/

O isolamento geográfico do Brasil é inquestionável, mas isso não impediu a invasão parcial da colônia pelos holandeses no século XVII https://pt.wikipedia.org/wiki/Invas%C3%B5es_holandesas_no_Brasil. Antes do Brasil entrar na guerra ao lado dos Aliados os EUA planejavam desembarcar tropas no nordeste https://istoe.com.br/40070_INVASAO+PELO+NORDESTE/.

Em razão das tensões diplomáticas provocadas pelo acordo nuclear entre o Brasil e a Alemanha, o presidente Ernesto Geisel

“…denunciou o Acordo Militar com os Estados Unidos, firmado em 15 de março de 1952 e que estava a completar, em 1977, 25 anos de vigência. Posteriormente, como desdobramento daquela atitude, extinguiu também a Comissão Militar Mista, a Missão Naval, cujas atividades reais, no Amazonas, o governo brasileiro ignorava e o Acordo Cartográfico.” (Brasil-Estados Unidos: a rivalidade emergente [1950-1988], Luiz Alberto Moniz Bandeira, editora Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 2011, p. 200/201)

No auge das tensões, se não estou enganado, Ernesto Geisel mandou os militares realizarem estudos sobre nossa capacidade para resistir a agressão oriunda de uma potência do Norte. Numa entrevista dada em 1995, o general-presidente negou que o Brasil pretendesse construir bombas atômicas https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/5/14/brasil/25.html. Mas quem jogou uma pá de cal nesse projeto brasileiro foi Fernando Collor ao mandar aterrar o poço de teste da bomba atômica brasileira que havia sido perfurado na Serra do Cachimbo https://www.ipen.br/portal_por/portal/interna.php?secao_id=40&campo=9705.

O Brasil subscreveu o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Entretanto, nosso país adquiriu capacidade tecnológica para construir bombas atômicas https://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u65048.shtml. Se for ameaçado por uma potência naval, o Brasil pode e deve adquirir os meios dissuasórios que forem necessários. Nesse aspecto, não podemos deixar de dar razão para o analista russo. Apesar dele ter sido grosseiro, o Brasil realmente não tem inimigos.

De fato, isso ficou bem claro no dia de 08/04/2019 https://www.revistaforum.com.br/militares-do-exercito-que-fuzilaram-carro-de-familia-com-80-tiros-no-rj-teriam-se-enganado-diz-delegado/. A cobertura jornalística do episódio resultou em ameaças para o jornalista https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2019/04/5632655-jornalista-carlos-de-lannoy-e-ameacado-por-cobertura-de-carro-fuzilado-pelo-exercito.html#foto=1.

O Exército brasileiro não é um brinquedo. Mas ele tem sido usado como se fosse um por políticos de direita que preferem provocar uma guerra interna a minimizar os problemas sociais e econômicos que fomentam a violência urbana. Se continuarem sendo usados para realizar atividades policiais, os soldados brasileiros certamente matarão muitas pessoas inocentes. Isso transformará o Exército num inimigo do povo brasileiro, numa tropa de ocupação territorial. A quem ela prestará contas?

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Published by
Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

12 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

13 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

14 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

14 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

15 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

18 horas ago