Categories: Mídia

Evo Morales e a imprensa

Por Wilson

Nassif, uma matéria interessante do El Pais sobre as dificuldades enfrentadas pela imprensa boliviana nos primeiro 1000 dias do governo Morales. Clique aqui.

Por altamiro

o texto do el pais – jornal reconhecidamente conservador e que domina a midia boliviana tambem – critica o governo boliviano pelo que chama de Mil Dias de Pesadelo Informativo…

Mas quem se informou sobre as tentativas de golpe de estado de alguns departamentos bolivianos contra o governo, sabe que a midia se portou tal qual a midia venezuela no golpe de estado contra chaves em 2002: descaradamente pro-golpe contra um governo eleito democraticamente, como na venezuela…

veja os sites el dever, de oposicao a evo: clique aqui.

e compare com a agencia bolivariana de noticias, do governo: clique aqui

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Caro Nassif,

    foi no teu
    Caro Nassif,

    foi no teu blog que há um tempo atrás eu li um comentário que remetia a uma matéria do El País mostrando a oposição na Bolívia colocando fogo no país. Detalhe, a matéria informava que eram apoiadores do Evo (banquinhos de olhos verdes).

    Acho que o El País deve ser apenas um pouco menos pior que a imprensa local que demoniza o Evo Morales e o Hugo Chaves e diz que lá é uma ditadura.

  • A imprensa latino-americana,
    A imprensa latino-americana, livre, altaneira, incorruptível, baluarte majestoso da democracia e da liberdade, sofre demais...! Vive sofrendo, lutando contra a total falta de recurso, para elevar bem alto os intocáveis ideais da Democracia...! Lutando contra os poderosos feios e malvados, são mártires da Liberdade...! Merecem uma grande estátua na chácara do valoraso presidente Uribe.

  • Oi, Nassif
    Acho meio
    Oi, Nassif
    Acho meio problemático dar divulgação a essa matéria sem primeiro investigar os fatos. O Blog pode acabar fazendo o papel de PIG...

  • o texto do el pais - jornal
    o texto do el pais - jornal reconhecidamente conservador e que domina a midia boliviana tambem - critica o governo boliviano pelo que chama de Mil Dias de Pesadelo Informativo...

    Mas quem se informou sobre as tentativas de golpe de estado de alguns departamentos bolivianos contra o governo, sabe que a midia se portou tal qual a midia venezuela no golpe de estado contra chaves em 2002: descaradamente pro-golpe contra um governo eleito democraticamente, como na venezuela...

    veja os sites el dever, de oposicao a evo
    http://www.eldeber.com.bo/http://www.abi.bo/index.php?

    e compare com a agencia bolivariana de noticias, do governo
    http://www.abi.bo/index.php?i=noticias_texto_paleta&j=20090121200932&l=20

    la como ca, o proprio texto que busca criticar revela suas fraquezas e interesses: veja uma parte do texto do el pais:

    También han sido días frustrantes para el presidente Evo Morales, que, desencantado por el manejo de la información, ayer inauguró un periódico oficial con el que completará su aparato de difusión, integrado por un canal de televisión y la radio estatal, ambas con repetidoras en todo el país, y 40 emisoras de radio comunitarias.
    El presidente boliviano se siente ninguneado por los medios de comunicación, a los que ha declarado sus enemigos. Se siente también ofendido y provocado por la información distorsionada que, se lamenta, publican todos los días

    o periodico oficial a que se refere eh o jornal Cambio, que comecou a funcionar hoje...

    o proprio texto do el pais tem outros argumentos que conhecemos, que se assemelham aos argumentos da nossa grande imprensa.

    Quer que seja retirada da contituicao a ser votada neste final de semana o texto que diz que os meios de comunicacao "deben respetar los principios de veracidad y responsabilidad.
    .Según el constitucionalista Carlos Alarcón, este artículo convertiría "un deber ético o moral de veracidad y responsabilidad en un deber jurídico constitucional". La comisión parlamentaria anunció que iba a revisar el texto para evitar conflictos posteriores en torno a la libertad de expresión y el derecho a la información.

    tudo se assemelha pelo menos um pouco com as coisas daqui.
    A imprensa quer liberdade da imprensa, isto eh, dos meios, nao necessariamente a liberdade de expressao da sociedade...

    enfim, uma boa discussao...

  • Prezado Nassif:

    Acabei de
    Prezado Nassif:

    Acabei de falar com um amigo boliviano e ele me disse que até a igreja (acho que a Católica) entrou na campanha pelo 'Não". Este amigo, qué de Pando (Amazônia Boliviana) e descendente de europeus, revelou que se o referendo der ganho a Chaves (ops, digo: Evo), ele será considerado cidadão de segunda categoria e um dos problemas é que com sua morte, nenhum patrimônio será repassado aos filhos e sim para o Estado. Se tiver mais informações, mando depois.

    Abçs.

  • "Los primeros mil días de
    "Los primeros mil días de gestión del presidente de Bolivia, Evo Morales, se han convertido en una pesadilla para los informadores y los medios de comunicación, que han sufrido atropellos, agresiones, la destrucción de instalaciones y herramientas de trabajo por culpa de la intolerancia y la ausencia de garantías para la libertad de expresión y el derecho a la comunicación":

    Um absurdo mesmo! Todo mundo sabe que repressao feita pela esquerda eh prohibida no continente! Repressao pode, naturalmente, desde que seja praticada pela extrema direita...

  • "ele será considerado cidadão
    "ele será considerado cidadão de segunda categoria e um dos problemas é que com sua morte, nenhum patrimônio será repassado aos filhos e sim para o Estado. Se tiver mais informações, mando depois":

    Nao havera "mais informacoes" porque eh disinformacao. Basta bater o olho na sentenca pra saber isso.

  • A matéria é ridícula. Quem
    A matéria é ridícula. Quem comete excessos hoje na América Latina, é a imprensa. A da Bolívia apoiou os fascínoras da oposição, que, se não fosse a Unasul, teria dado um golpe de Estado na Bolívia, e que massacrou 19 bolivianos no Estado de Pando, com a cumplicidade dessa mesma imprensa que o El País diz vítima de Morales.

    Há uns seis meses, em Santa Cruz de la Sierra, eu me divertia com programas de política nas tevês privadas que traziam mesas de debates. Detalhe: todos os debatedores tinham a mesma opinião. Debatiam a autonomia, que foi conseguida pelo governador de Santa Cruz por meio de um referendo fraudulento e sem fiscalização internacional. Além de tudo, vetado pela constituição do país vigente.

    Dizer que os ataques da imprensa boliviana a Morales são apenas opinião dele é no mínimo mentir descaradamente. Isso pode ser comprovado meramente assistindo tevê na Bolívia. Já vi até dizerem que Morales é cocainômano tanto em jornais quanto nas teves.

    É lamentável que um jornal que eu tinha em alguma consideração tenha se exposto a esse ridículo. El País, nunca mais.

  • "Dizer que os ataques da
    "Dizer que os ataques da imprensa boliviana a Morales são apenas opinião dele é no mínimo mentir descaradamente"

    A materia tem varias distorcoes.

    "Las agresiones arreciaron especialmente entre agosto y septiembre, a la par que los conflictos sociales en todo el país. En estos conflictos grupos de exaltados asaltaron, golpearon con palos, patadas, puños y látigos a los trabajadores de la prensa, que perdieron sus herramientas de trabajo ante la pasividad de la policía. Ésta ya había experimentado el enojo de las turbas en La Paz y, aparentemente, tenía órdenes de no intervenir, como reflejó la prensa local."

    Nossa, a populacao atacou a imprensa assim, de graca, sem mais nem menos!!! A materia diz "conflitos sociais" como se os pobres todos tivessem tocado fogo no departamento exigindo pao e circo, e nao sugere nada do que aconteceu realmente, como as suasticas e os campesinos assassinados.

    "Además de los dos centenares y medio de agredidos - y, en el caso de las mujeres, amenazadas de muerte y de violación por agitadores allegados al partido oficialista -, las instalaciones y los equipos móviles de empresas de televisión, como ATB - del grupo español Prisa -, Unitel, PAT y Gigavisión, fueron en unos casos asaltados y en otros apedreados por los movimientos sociales. También los medios estatales fueron atacados y, en algunos casos, sufrieron graves daños materiales, lo mismo que otros medios que igualmente se identifican con el Gobierno sufrieron los efectos de la furia de radicales pertenecientes a las corrientes autonomistas."

    De novo, a media foi atacada de graca pela populacao, a materia joga a culpa para o governo e desconhece a razao que a populacao estava tao excessivamente esganante com a media. Deve ser porque nasceram malvados...

    "La Asociación Nacional de la Prensa, que agrupa a los propietarios de medios del país, exigió públicamente (...)"

    Hei, agora eh que foi possivel saber o que esta atraz da materia eh uma acao dos DONOS DE MEDIA, todos os quais estavam abertamente a favor do golpe.

    Nao da nem pra continuar. Nao ha o que analizar!

  • Ué, imprensa xingando o
    Ué, imprensa xingando o governo é bem mais razoável do que jornais chapa-branca mantidos com dinheiro público.

    Afinal, até onde sei, ninguém é obrigado a ler os jornais privados bolivianos ou a ler o El Pais. Mas todos são obrigados a pagar impostos para cobrir os custos do folhetim chapa-branca do Evo.

    E isso independe do fato de fulano ou beltrano serem de esquerda ou direita. Se a esquerda boliviana não gosta dos jornais de "direita", que faça os seus sem meter dinheiro público no meio.

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

8 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

10 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

11 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

11 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

11 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

12 horas ago