Evo Morales e a imprensa

Por Wilson

Nassif, uma matéria interessante do El Pais sobre as dificuldades enfrentadas pela imprensa boliviana nos primeiro 1000 dias do governo Morales. Clique aqui.

Por altamiro

o texto do el pais – jornal reconhecidamente conservador e que domina a midia boliviana tambem – critica o governo boliviano pelo que chama de Mil Dias de Pesadelo Informativo…

Mas quem se informou sobre as tentativas de golpe de estado de alguns departamentos bolivianos contra o governo, sabe que a midia se portou tal qual a midia venezuela no golpe de estado contra chaves em 2002: descaradamente pro-golpe contra um governo eleito democraticamente, como na venezuela…

veja os sites el dever, de oposicao a evo: clique aqui.

e compare com a agencia bolivariana de noticias, do governo: clique aqui

Luis Nassif

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caro Nassif,

    foi no teu
    Caro Nassif,

    foi no teu blog que há um tempo atrás eu li um comentário que remetia a uma matéria do El País mostrando a oposição na Bolívia colocando fogo no país. Detalhe, a matéria informava que eram apoiadores do Evo (banquinhos de olhos verdes).

    Acho que o El País deve ser apenas um pouco menos pior que a imprensa local que demoniza o Evo Morales e o Hugo Chaves e diz que lá é uma ditadura.

  2. A imprensa latino-americana,
    A imprensa latino-americana, livre, altaneira, incorruptível, baluarte majestoso da democracia e da liberdade, sofre demais…! Vive sofrendo, lutando contra a total falta de recurso, para elevar bem alto os intocáveis ideais da Democracia…! Lutando contra os poderosos feios e malvados, são mártires da Liberdade…! Merecem uma grande estátua na chácara do valoraso presidente Uribe.

  3. Oi, Nassif
    Acho meio
    Oi, Nassif
    Acho meio problemático dar divulgação a essa matéria sem primeiro investigar os fatos. O Blog pode acabar fazendo o papel de PIG…

  4. o texto do el pais – jornal
    o texto do el pais – jornal reconhecidamente conservador e que domina a midia boliviana tambem – critica o governo boliviano pelo que chama de Mil Dias de Pesadelo Informativo…

    Mas quem se informou sobre as tentativas de golpe de estado de alguns departamentos bolivianos contra o governo, sabe que a midia se portou tal qual a midia venezuela no golpe de estado contra chaves em 2002: descaradamente pro-golpe contra um governo eleito democraticamente, como na venezuela…

    veja os sites el dever, de oposicao a evo
    http://www.eldeber.com.bo/http://www.abi.bo/index.php?

    e compare com a agencia bolivariana de noticias, do governo
    http://www.abi.bo/index.php?i=noticias_texto_paleta&j=20090121200932&l=20

    la como ca, o proprio texto que busca criticar revela suas fraquezas e interesses: veja uma parte do texto do el pais:

    También han sido días frustrantes para el presidente Evo Morales, que, desencantado por el manejo de la información, ayer inauguró un periódico oficial con el que completará su aparato de difusión, integrado por un canal de televisión y la radio estatal, ambas con repetidoras en todo el país, y 40 emisoras de radio comunitarias.
    El presidente boliviano se siente ninguneado por los medios de comunicación, a los que ha declarado sus enemigos. Se siente también ofendido y provocado por la información distorsionada que, se lamenta, publican todos los días

    o periodico oficial a que se refere eh o jornal Cambio, que comecou a funcionar hoje…

    o proprio texto do el pais tem outros argumentos que conhecemos, que se assemelham aos argumentos da nossa grande imprensa.

    Quer que seja retirada da contituicao a ser votada neste final de semana o texto que diz que os meios de comunicacao “deben respetar los principios de veracidad y responsabilidad.
    .Según el constitucionalista Carlos Alarcón, este artículo convertiría “un deber ético o moral de veracidad y responsabilidad en un deber jurídico constitucional”. La comisión parlamentaria anunció que iba a revisar el texto para evitar conflictos posteriores en torno a la libertad de expresión y el derecho a la información.

    tudo se assemelha pelo menos um pouco com as coisas daqui.
    A imprensa quer liberdade da imprensa, isto eh, dos meios, nao necessariamente a liberdade de expressao da sociedade…

    enfim, uma boa discussao…

  5. Prezado Nassif:

    Acabei de
    Prezado Nassif:

    Acabei de falar com um amigo boliviano e ele me disse que até a igreja (acho que a Católica) entrou na campanha pelo ‘Não”. Este amigo, qué de Pando (Amazônia Boliviana) e descendente de europeus, revelou que se o referendo der ganho a Chaves (ops, digo: Evo), ele será considerado cidadão de segunda categoria e um dos problemas é que com sua morte, nenhum patrimônio será repassado aos filhos e sim para o Estado. Se tiver mais informações, mando depois.

    Abçs.

  6. “Los primeros mil días de
    “Los primeros mil días de gestión del presidente de Bolivia, Evo Morales, se han convertido en una pesadilla para los informadores y los medios de comunicación, que han sufrido atropellos, agresiones, la destrucción de instalaciones y herramientas de trabajo por culpa de la intolerancia y la ausencia de garantías para la libertad de expresión y el derecho a la comunicación”:

    Um absurdo mesmo! Todo mundo sabe que repressao feita pela esquerda eh prohibida no continente! Repressao pode, naturalmente, desde que seja praticada pela extrema direita…

  7. “ele será considerado cidadão
    “ele será considerado cidadão de segunda categoria e um dos problemas é que com sua morte, nenhum patrimônio será repassado aos filhos e sim para o Estado. Se tiver mais informações, mando depois”:

    Nao havera “mais informacoes” porque eh disinformacao. Basta bater o olho na sentenca pra saber isso.

  8. A matéria é ridícula. Quem
    A matéria é ridícula. Quem comete excessos hoje na América Latina, é a imprensa. A da Bolívia apoiou os fascínoras da oposição, que, se não fosse a Unasul, teria dado um golpe de Estado na Bolívia, e que massacrou 19 bolivianos no Estado de Pando, com a cumplicidade dessa mesma imprensa que o El País diz vítima de Morales.

    Há uns seis meses, em Santa Cruz de la Sierra, eu me divertia com programas de política nas tevês privadas que traziam mesas de debates. Detalhe: todos os debatedores tinham a mesma opinião. Debatiam a autonomia, que foi conseguida pelo governador de Santa Cruz por meio de um referendo fraudulento e sem fiscalização internacional. Além de tudo, vetado pela constituição do país vigente.

    Dizer que os ataques da imprensa boliviana a Morales são apenas opinião dele é no mínimo mentir descaradamente. Isso pode ser comprovado meramente assistindo tevê na Bolívia. Já vi até dizerem que Morales é cocainômano tanto em jornais quanto nas teves.

    É lamentável que um jornal que eu tinha em alguma consideração tenha se exposto a esse ridículo. El País, nunca mais.

  9. “Dizer que os ataques da
    “Dizer que os ataques da imprensa boliviana a Morales são apenas opinião dele é no mínimo mentir descaradamente”

    A materia tem varias distorcoes.

    “Las agresiones arreciaron especialmente entre agosto y septiembre, a la par que los conflictos sociales en todo el país. En estos conflictos grupos de exaltados asaltaron, golpearon con palos, patadas, puños y látigos a los trabajadores de la prensa, que perdieron sus herramientas de trabajo ante la pasividad de la policía. Ésta ya había experimentado el enojo de las turbas en La Paz y, aparentemente, tenía órdenes de no intervenir, como reflejó la prensa local.”

    Nossa, a populacao atacou a imprensa assim, de graca, sem mais nem menos!!! A materia diz “conflitos sociais” como se os pobres todos tivessem tocado fogo no departamento exigindo pao e circo, e nao sugere nada do que aconteceu realmente, como as suasticas e os campesinos assassinados.

    “Además de los dos centenares y medio de agredidos – y, en el caso de las mujeres, amenazadas de muerte y de violación por agitadores allegados al partido oficialista -, las instalaciones y los equipos móviles de empresas de televisión, como ATB – del grupo español Prisa -, Unitel, PAT y Gigavisión, fueron en unos casos asaltados y en otros apedreados por los movimientos sociales. También los medios estatales fueron atacados y, en algunos casos, sufrieron graves daños materiales, lo mismo que otros medios que igualmente se identifican con el Gobierno sufrieron los efectos de la furia de radicales pertenecientes a las corrientes autonomistas.”

    De novo, a media foi atacada de graca pela populacao, a materia joga a culpa para o governo e desconhece a razao que a populacao estava tao excessivamente esganante com a media. Deve ser porque nasceram malvados…

    “La Asociación Nacional de la Prensa, que agrupa a los propietarios de medios del país, exigió públicamente (…)”

    Hei, agora eh que foi possivel saber o que esta atraz da materia eh uma acao dos DONOS DE MEDIA, todos os quais estavam abertamente a favor do golpe.

    Nao da nem pra continuar. Nao ha o que analizar!

  10. Ué, imprensa xingando o
    Ué, imprensa xingando o governo é bem mais razoável do que jornais chapa-branca mantidos com dinheiro público.

    Afinal, até onde sei, ninguém é obrigado a ler os jornais privados bolivianos ou a ler o El Pais. Mas todos são obrigados a pagar impostos para cobrir os custos do folhetim chapa-branca do Evo.

    E isso independe do fato de fulano ou beltrano serem de esquerda ou direita. Se a esquerda boliviana não gosta dos jornais de “direita”, que faça os seus sem meter dinheiro público no meio.

  11. A AL está em transe e a mídia
    A AL está em transe e a mídia branca, colonialista não entende!
    E Morales, Cháves, Lula, Correa, Lugo e Tabaré Vasquez têm que ter sempre em mente a frase da personagem de Danuza Leão (na cena da suruba catártica com Maurício do Valle e Geraldo Del Rey) em “A Idade da Terra” de Glauber : ” A Direita não morre nunca!!!”

  12. “A AL está em transe e a
    “A AL está em transe e a mídia branca, colonialista não entende!”

    O unico transe eh no seculo XXI ter um Morales que fala em implantar um regime socialista. Um transe de estupidez, isso sim!

    Finalmente, dizer que :Lula eh farinha do mesmo saco que Morales,Chavez, Correa eh ofender o nosso presidente!!

  13. a direita nao morre nunca e
    a direita nao morre nunca e sempre inverte os fatos para beneficiar os seus interesses…

    Por exemplo: lembro que num dos departamentos, parece que cochabamba, os equipamentos do governo federal foram completamente destruidos pelos fascistas pro-golpe…

    O texto do El Pais aproveita e coloca a culpa nos movimentos sociais, como se nao houvesse cumplicidade dos governos locais a uma turba de malucos e de paus mandados que acharam que seria a maior moleza dar um golpe de estado com a ajuda do embaixador americano, aquele mesmo que arranjou aqueles massacres entre os eslavos…
    E por isso mesmo foi enviado ah bolivia na epoca para promover uma guerra civil e, portanto, o golpe contra evo…

    Eh impresisionante a cara de pau dessa grande midia que demoniza os movimentos sociais – aqui no brasil eh o mst, sindicalistas, petistas (um petista que comete um erro nao eh um so petista que deve ser punido pela justica, eh o pt inteiro, que tem mais de um milhao de filiados!).

    Os caras fazem as maiores besteiras, forcam a barra, depois acontecem essas reacoes e eles parece que nao entendem, ficam surpresos…
    (vao cachimbar formiga, como dizia minha tia.
    Ou vao ver o cao chupando manga ali na esquina, como falava a minha avo para a piazada bagunceira)…

  14. É Altamiro… petista só
    É Altamiro… petista só “comete erros”, né? Quem rouba é apenas a tal “Direita”.

    Além disso, é bem cansativo esse discursinho de que qualquer crítica ao MST é “demonização dos movimentos sociais”. Pq colocar no plural? A crítica é ao MST, e não aos “movimentos sociais”. COm essa generalização vocês tentam desqualificar qualquer crítica sem precisar entrar no mérito dela. O pior é que esse método funciona!

  15. Ah sim, Altamiro… Também é
    Ah sim, Altamiro… Também é emblemática a sua frase “a direita não morre nunca”. Dá exata noção de como você entende que devem ser tratadas as divergências ideológicas.

    Carlinhos, não dê uma de Reinaldo. É evidente que está falando da morte das idéias. Ele náo disse “os direitistas não morrem nunca”.

  16. O El País se compõe com os
    O El País se compõe com os demais opositores de Evo. É a velha cantinela liberal dos poderosos que só conhecem a democracia quando esta defende unicamente seus interesses. O El País é tão pobre de argumentos que não sabe sequer sobre a existência da democracia participativa – o direito dos povos à autodeterminação. É simplesmente um jornal de quinta categoria e golpista também. El País! Porque no se calla!

  17. obrigado, nassif, eh isso
    obrigado, nassif, eh isso mesmo que eu quis dizer.
    Mesmo porque a direita bem articulada e organizada como eh o discurso do chato serve como um contraponto importante…

    O pior eh aquela que desgracou a sociedade brasileira, a que fica nos poroes, tipo paramilitares etc…

    O chato de certa forma tem razao quando fala que nao pode generalizar…pois todos podem errar…
    Mas tambem eh preciso dar um desconto nos posicionamentos de cada um, senao o cara vai ter de montar um tratado a cada argumentacao, como bem disse o nassif a um dos seus interlocutores…

    e a frase A direita nao morre Nunca nao eh minha, peguei meio de bobeira ali de um com entarista…Bem feito pra mim, ficar copiando os outros…

    abracos ao chato…

  18. Nassif, “matar as idéias” e
    Nassif, “matar as idéias” e “matar as pessoas” fazem bem pouca diferença nesse contexto, não? Ou será que o mundo seria mais lindo e justo se só houvesse as idéias da “esquerda”?

    Imaginemos o mundo, sei lá, sem aquele bando de idéias direitistas que foram a base da fundação dos EUA…

    “Matar as idéias” direitistas foi o que o “socialismo real” tentou fazer nos países em que foi implementado. O resultado foi ditadura e assassinato de dissidentes.

    Nem vem com sofismas. Não se está discutindo o que é melhor, mas a frase, que é muito clara. O macartismo ionvestiu contra os valores fundamentais da cultura americana. E era direitista. E não consta que pretendesse matar pessoas, mas as idéias que professavam.

  19. a respeito de não poder
    a respeito de não poder passar patrimonio para os filhos: Meu sogro e meus cunhados estão no Paraguai ha mais de 25 anos, trabalhando com soja próximo a fronteira com o Paraná, e estão com dificuldades em passar as propriedades para o nome dos filhos, também brasileiros.

  20. ainda na questão da Bolívia:
    ainda na questão da Bolívia: se o jornal é privado ele apoia e noticia o que quiser, com a visão que quiser. Quem não gostar que abra um outro jornal….. É assim que funciona em um país livre.

  21. Só para não pairarem dúvidas
    Só para não pairarem dúvidas e não dar munição pra direitista que adora distorcer as palavras (como bom direitistas são tb bons sofistas). Me refiro a morte da idéia direitista, como bem lembrou o Nassif.

    Abraços

  22. Nassif, o macarthismo
    Nassif, o macarthismo direitista investiu contra os valores fundamentais da cultura americana, também direitistas. O problema é que muitos comentaristas por aqui acham que direita é apenas “macarthismo” e “fascismo”, por isso acham que o mundo seria muito melhor sem ela.

    São o equivalente à parcela da direita que acha que todo esquerdista é “comunista”.

    O fato é que a criação da democracia moderna foi uma idéia, sim, “de direita”. A esquerda só foi aceitar a democracia com a consolidação dos partidos social-democratas na Europa.

    Washington, Jefferson e outros eram direita, antes mesmo da invenção das ideologias. Não exagere, né? É o mesmo que dizer que Keynes era esquerda, por propor papel mais ativo ao Estado. O racismo é direita ou esquerda? Os direitos humanos são de direita ou de esquerda? Não dá. Há valores que estão acima dessas devisiões – que, admito, são recorrentes nos comentários. Outro dia almocei com o Marcos Lisboa, que acaba de descobrir os programas de qualidade (que existem no Brasil desde os anos 80). E tentou associá-los ao ideário neoliberal. É por isso que as grandes mudanças se passam ao largo dessa compartimenalização de lado a lado.

  23. Os valores fundamentais da
    Os valores fundamentais da cultura americana são de direita? Os conservadores sempre associam liberdade à direita. Pena, que as ditaduras latino americanas desmentem categoricamente isso. PS: Tem gente que inclusive sustenta que o nazismo era um regime de esquerda!

  24. Direita, esquerda, esquerda,
    Direita, esquerda, esquerda, direita. O que sei é que o capitalismo é a raiz de todos os males. O capialismo, mais uma vez, entra em crise. Chamam-na de crise financeira internacional. Crise da ganãncia, da exploração, da sem-vergonhice. O neoliberalismo, com essa fábula de dinheiro derramando-se na iniciativa privada, foi para o espaço em viagem sem retorno .
    Já pensou se a cambada tucana tivesse vendido a Petrobras, o Banco do Brasil e a Caixa?Estaríamos, hoje, mais perdidos do que cego em tiroteio.

  25. SEÑOR :
    PRESIDENTE :
    EVO
    SEÑOR :
    PRESIDENTE :
    EVO MORALES AIMA
    LO UNICO QUE LE PIDO COMO SIUDADANA DE BOLIVIA ,USTED COMO PRESIDENTE DEL PAIS POR QUE NO LO AYUDAS A LOS POBRES . EL DINERO QUE TODO EL PAIS REUNE EN QUE LO IMBIERTE ESE DINERO .
    LA VERDA CON ESE DINERO USTED DE VE IMBERTER O HASER CONSTRUIR FABRICAS PASA QUE SI ESA GENTE QUE NO TEN TRABAJO PARA QUE PUEDAN TRABAJAR .
    HAY BASTANTE PROFESIONALES EN EL PIAS POR QUE NO LES DA TRABAJO IN VES DE OTROS PAISES QUE VENGAN A TRABAJAR , ES NUESTRA GENTE QUE TIENE QUE TREABAJAR PARA NUESTRO PAIS .
    SEÑOR PRESIDENTE NOSOTROS QUEREMOS QUE NUESTRA GENTE QUE TENGA UN TRABAJO HAY PADRES DE FAMILIAS QUE NO TEN TRABAJOS SI NO SABEN COMO DAR UNA BUENA EDUCASION A SUS HIJOS QUIERO QUE SEA UN PAIS MAS CORRECTO Y CUANDO UNA CASA SE HABLA PARA EL PAIS SE CUMPLE UUUUUUUU COMO HASEN SUS ELECIONES MINTIENDO A SU PROPIA GENTE PARA PODER ENTRAR A LA PRESIDENCIA CONSIGUEN ENTRAR Y SE OLVIDAN DE TODOS .
    POR ESO BOLIVIA NUNCA SUIGUE ADELANTE SIMPRE SON LOS ULTIMOS ..ES UNA PENA VER A MI PAIS ASI

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador