Categories: Mídia

O jornalismo sério e o caso Thomas Quick

O jornalismo privado pode demonstrar que este é necessário para que o público tenha acesso às noticias como fato real e, portanto, sem adiçoes de interesses particulares. A notícia dada como fato real é ingrediente básico para que o jornalismo continue sendo considerado como o quarto poder uma vez que é verdadeiro e, por isso, os cidadoes a acolhem e confirmam a forca que toda verdade emana.

Justamente agora eu estou lendo o livro “Fallet Thomas Quick” (o caso T.Quick) escrito pelo jornalista sueco Hannes Råstam. Este caso do ex-prisioneiro batisado com o nome Sture Bergwall confirma o chamado quarto poder – o jornalismo à serviço da verdade comprovada.

Este senhor hoje sexagenário tornou-se conhecido no seu país e no país vizinho, a Noruega por ter confessado à policia que era o assassino de ca 30 mortes que estavam sendo investigadas por desaparecimentos das vítimas.

Para fazer a história mais curta, ele foi julgado e depois condenado à prisao por 8 dos desaparecimentos das vítimas que ele confessou ter assassinado.

O problema é que os investigadores nao encontraram os corpos das criancas, adolescentes e jovens desaparecidos. Também nao encontraram as armas nem tao pouco foram confirmados os locais onde ele afirmou que cometeu os crimes.

Mesmo assim, sem vítimas,  sem armas e sem “locais dos crimes” ele foi condenado à prisao pelas 8 mortes que ele afirmou ter assassinado depois de ter violentado, etc.

O que Råstam difere esses 8 casos dos outros mais de 20 casos confessados por Quick é que a Justica sueca (e norueguesa, em alguns casos as vitimas viviam na Noruega) seguiu adiante com os processos e, mesmo sem comprovacoes concretas, o condenou como assassino.

O já falecido jornalista e escritor Hannes Råstam – que o cancer nao lhe permitiu participar da publicacao do seu livro – revirou os kilometros de investigacoes escritas dos 8 casos, e constatou que Quick foi condenado sem provas  juridicas concretas.

Hoje este senhor está livre e processando o Estado por danos causados à sua pessoa. Um dos investigadores publicou um artigo contando 70 erros no livro de Hannes Råstam. No entanto, o Estado nao se pronunciou sobre esses possiveis erros. E os especialistas no caso afirmam que o que eles chamam “o maior escandalo juridico” baseia-se na falta de provas concretas para os julgamentos e consequentemente falta de dados para definir a condenacao.

Quando eu leio o livro percebo que Thomas Quick, hoje usando seu nome anterior: Sture Bergwall, parece ser uma pessoa com uma capacidade verbal, intelectual e porque nao dramática capaz de convencer gregos-e-troianos.  Essas capacidades costumam ser  requisitos básicos para se conseguir manipular alguém.  

E Råstam sugere, nas entrelinhas, mostrando fatos constatados mas tambem mostrando suposicoes feitas pelos responsáveis das investigacoes, que Quick conseguiu seu sucesso em convencer a justica sueca  de que ele foi o assassino de pelo menos 8 dos ca. de 30 casos confessados como autor dos crimes. E mais: Quick consegue se manter nas páginas da midia há ca. de 20 anos.

Desde jovem  Sture Bergwall iniciou-se na anfetamina, assaltou um banco, etc. Na prisao recebeu tratamentos em  rehabilitacao psiquiátrica, psicoterápica e medicamentosa. Segundo o livro, o objetivo da psicoterapia em moda na década de 90 – teoria das relacoes objetais  – iria lhe proporcionar lembrancas já esquecidas, oferecendo-lhe dados para reflexoes sobre suas experiencias de vida passada.  Hannes Råstam constata a afirmacao do setor psiquiátrico que foi durante as sessoes psicoterápicas que Quick  “se recordou dos crimes cometidos”.  E foi, portanto, informado pelos seus psicoterapeutas sobre a obrigacao legal de confessa-los à policia.

Recordacoes ou fantasias?! That is the question!  Hannes Råstam confirma no seu livro que foi fantasia. 

Fantasias necessárias à Quick que desejava chamar a atencao da sociedade para si como um assassino  serial; fantasias necessárias às psicoterapeutas que carregavam a bandeira da nova teoria-moda, criada em USA; fantasias necessárias aos investigadores, advogados e juizes que precisavam dar um final aos crimes nao concluidos.

Em 28 de agosto de 2012 foi considerado inocente nos 8 casos de morte que ele foi culpado e condenado pela justica sueca e que ele mesmo confessou ser o assassino. Este é o resultado da forca do jornalismo sério de Hannes Råstam baseado na verdade concreta dos fatos.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

9 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago