O que aconteceu com a pós-verdade?, por Luis Felipe Miguel

O que aconteceu com a pós-verdade?

por Luis Felipe Miguel

Há pouco tempo, o termo estava em alta – nas capas de revistas, nas falas dos comentaristas de TV, nos ensaios descolados sobre o admirável mundo novo em que vivíamos. Em 2016, “post-truth” foi escolhida “palavra do ano” pelo dicionário Oxford. Embora esse negócio de escolher “palavra do ano” seja quase uma pós-verdade. Ou melhor, um factoide, que, lá se vão 20 anos, Cesar Maia definiu em entrevista memorável, dizendo que, para aparecer na imprensa, “eu lanço factoides no realismo delirante”, sendo factoide uma extrapolação fantasiosa a partir de uma base factual [1].

Tenho para mim que a pós-verdade foi deslocada pelas “fake news”. O deslocamento não é desinteressado. O foco em “fake news” centra a preocupação no noticiário do dia a dia e tem seu remédio claramente indicado: o jornalismo profissional, lar das “true news”. O principal resultado da campanha incessante contra fake news é reforçar a debilitada credibilidade da mídia corporativa.

“Pós-verdade” é mais amplo. Diz respeito não tanto a um fato ou outro – o filho de Lula não é dono da Friboi, Fátima Bernardes não pagou a reforma da casa do esfaqueador de Bolsonaro, as urnas eletrônicas não são controladas por magos do vudu haitianos – e sim a uma narrativa ampla, francamente fantasiosa, que confere sentido a escolhas políticas e que é invulnerável ao debate.

Como não se resume a um único fato falsificado, mas à articulação entre diferentes fatos, a pós-verdade é mais difícil de ser combatida do que as fake news.

Não houve ditadura militar no Brasil, o nazismo era de esquerda, a terra é plana. Tudo isso é “fake”, mas dificilmente pode ser classificado de “news”. São elementos da pós-verdade,

Entendida dessa maneira, a pós-verdade não é uma inovação do século XXI, mas um recurso utilizado pelas classes dominantes sempre que elas perdem a condição de acreditar no seu próprio discurso.

Hoje, ela se manifesta sobretudo na ideia de que o Brasil vive um combate entre “extremismos”. Não é simplesmente uma informação falsa: é uma estrutura de interpretação da realidade totalmente baseada na deturpação interessada dos fatos.

Fernando Henrique Cardoso teria pudor de dizer que Lula cortou o dedo para ser aposentado por invalidez, mas embarca alegremente no discurso que apresenta o PT como espelhamento à esquerda do bolsonarismo. E nisso está do lado não apenas dos manipuladores de internet, mas da imprensa paulistana e carioca, de “intelectuais” como Lamounier, de “formadores de opinião” como Merval. Aliás, eles andam tão parecidos que, se Merval raspasse o bigode, quando ambos envergassem o fardão para tomar chá na Academia ficariam indistinguíveis.

A campanha de Alckmin é totalmente baseada nesta manipulação. É certamente a campanha mais desonesta de todas e, dada a incapacidade de crescimento tucano, tem como único resultado legitimar o voto no Bozo, no segundo turno ou como voto “útil” no primeiro.

Está além do que é aceitável para o discurso eleitoral, mesmo sob critérios bem lassos.

Compare-se com a campanha do PT. É uma campanha politizada de menos para o meu gosto e que faz tacitamente uma aposta que julgo errada, a de que será possível reconstituir as condições institucionais, políticas e econômicas dos governos de Lula. Mas essas são interpretações feitas a partir de uma narrativa que pode ser sustentada sem desonestidade: que as condições de vida dos mais pobres melhoraram com o lulismo.

A ética política não se resume à probidade no uso dos recursos públicos (quesito, aliás, em que o PSDB também tem um registro pra lá de complicado). Seu componente mais específico é o que se pode chamar de uma ética da representação política, que garanta que a adesão dos cidadãos a tal ou qual agremiação ou liderança seja o mais esclarecida possível.

A pós-verdade tucana é o oposto disso.

Nota de rodapé:
[1] Cesar Maia, espero, será novamente derrotado em sua tentativa de chegar ao Senado, pelo bravo povo fluminense que escolherá Chico e Lindbergh.

Luis Felipe Miguel – Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, Professor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades. Pesquisador do CNPq. Autor de diversos livros, entre eles Democracia e representação: territórios em disputa (Editora Unesp, 2014), Feminismo e política: uma introdução (com Flávia Biroli; Boitempo, 2014).

Luis Felipe Miguel

Luis Felipe Miguel

View Comments

  • O problema, maior, creio é o

    O problema, maior, creio é o espaço que a pós-verdade ganhou no Judiciário desde o Mensalão. Fake news não é nada perto da Fake Justice que está sendo distribuída no Brasil pelos discípulos de Sérgio Moro no TRF-4, TSE, STJ e STF. Não me parece que o PT possa ser considerado culpado por este fenômeno. Afinal, os petistas são as vítimas preferidas da Fake Justice legitimada pela imprensa facciosa e mentirosa.

  • Senado do Rio !!!

    "Cesar Maia, espero, será novamente derrotado em sua tentativa de chegar ao Senado, pelo bravo povo fluminense que escolherá Chico e Lindbergh". Será um milagre de Lindberg conseguir essa vaga no Rio de Janeiro. Seria um fechamento histórico maravilhoso, tamanha a sua garra e luta em defesa de Dilma no Congresso. Mas sao tempos dificeis... Vide Anastacia liderando o eleição para Minas.

    Quanto ao Chico seria um presente!!! Não merecido, mas um "representante" do campo de esquerda. 

    • Aqui em MG o anastaécio está

      Aqui em MG o anastaécio está liderando, porém, no segundo turno as coisas ficarão mais diretas e creio muito que conseguiremos expulsar mais esse cancro da nossa política mineira.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago