Sob risco de processos, imprensa criminaliza reforço na defesa de Lula

Jornalistas do Estadão já foram processados por acusações em caso da Zelotes pelo ex-presidente, que reage a todos os ataques em respostas oficiais
Jornal GGN – “A divulgação tardia de ilações já esclarecidas tumultua ainda mais um noticiário parcial e distorcido”, havia se manifestado o Instituto Lula a respeito do tratamento dado pelos jornais às informações de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Por meio de nota da entidade, Luiz Inácio Lula da Silva desmentiu, por exemplo, que Cerveró foi indicação sua, e teria sido uma recomendação do PMDB. Lembrou que o “exército de jornalistas ‘investigativos'” não citou que Lula prestou esclarecimentos à Polícia Federal, ainda em dezembro, após Cerveró fechar o acordo de delação. E, agora, o mesmo “exército”, mais uma vez tardiamente, informa que Lula contratou o advogado criminalista Nilo Batista.
Ao contrário do que a Folha de S. Paulo publicou, de que o ex-presidente “vinha adotando a tática de mostrar-se como perseguido por setores do Judiciário e pela imprensa”, Lula mantem, desde as primeiras informações referentes à Operação Zelotes, uma postura de reagir por meio de defesas.
No dia 1° de outubro do último ano, o jornal O Estado de S. Paulo relacionou a Medida Provisória (MP) de 2009 a um contrato assinado em 2014, cinco anos depois, entre a Marcondes e Mautoni e a LFT Marketing Esportivo, do filho de Lula, Luiz Cláudio Lula da Silva. Com a divulgação que Lula credita como “falsa”, os jornalistas foram processados. Posteriormente, um inquérito realizado com a busca e apreensão no escritório da LFT foi arquivado, sem indiciar o filho do ex-presidente, confirmando-se judicialmente a distorção cometida pelo veículo.
Além da Zelotes, desde que o nome de Lula é relacionado à Operação Lava Jato, a entidade do ex-presidente responde a cada um dos ataques com notas oficiais, fornecendo seus argumentos e, quando possível, anexando documentos para reforçar a defesa de Lula.
A “novidade” disseminada nesta quinta-feira (14) é referente à contratação do criminalista Nilo Batista para a equipe de advogados do ex-presidente. Na contramão do histórico de posicionamento de Lula, a Folha de S. Paulo afirma que, segundo aliados, o ex-presidente teria “tomado consciência de que algo mais grave pode acontecer”.
E apesar de relacionar a contratação de Batista com as recentes informações do ex-diretor da Petrobras em inquérito da Lava Jato, Nilo Batista – um dos principais criminalistas do Rio de Janeiro, ex-governador do Estado e ex-vice de Leonel Brizola – foi chamado para atuar no caso da Zelotes. O próprio jornal elenca que sua primeira atuação foi acompanhar o depoimento de Lula à Polícia Federal, no dia 6 de janeiro, em procedimento dos investigadores na Zelotes.
Nilo Batista se junta aos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira para a defesa do ex-presidente.
Leia mais:

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Os assessores de Lula deveríam abrir uma nova frente .

    Que tal criarem uma força tarefa com intelectuais (incluindo-se jornalistas) e líderes de movimentos sociais (UNE, CUT, MST ...) para lançarem um grande manifesto traduzidos em inglês, francês e espanhol, relatando as ações conspiratórias e antidemocráticas executadas pelo consórcio mafioso formado pela mídia e personalidades do poder judiciário .

    Essas anomalías jurídicas só serão freadas com uma ampla denúncia a comunidade internacional .

    • Acorda PT

      Uma ótima idéia, mas  o PT parece desconhecer que as novas tecnologias pode e muito combater essa máfia que se diz imprensa, mas que na realidade não passa de uma desavergonhada mídia  tucana e que existem vários meios de desmascarar esses entreguistas golpistas.  Porque também não procuram a  imprensa isenta internacional para complementar as informações como as dada por esse jornalista norte americano nesse vídeo?

      https://www.youtube.com/watch?v=zVYl32rtAD8

  •  
    [Ainda sobre “misturando os

     

    [Ainda sobre “misturando os ‘vazamentos'”]

    CERVERÓ DESDIZ O QUE DISSE SOBRE LULA. E AGORA?

    Em setembro do ano passado, a imprensa brasileira repercutiu com estardalhaço trechos do esboço de delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras; a acusação era que a campanha de Lula em 2006 havia recebido R$ 4 milhões da Odebrecht em contrapartida por obras na refinaria de Pasadena – o que mereceu até capa da revista Época; agora, sabe-se, pelo Valor Econômico, que esta informação não consta da delação oficial de Cerveró; ou seja: enquanto negociava seu acordo, Cerveró esquentava as acusações; ao ter que falar oficialmente, retirou a pimenta que fez a festa da imprensa engajada na destruição de Lula e das empreiteiras nacionais

    14 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 08:43

    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/213232/Cerver%C3%B3-desdiz-o-que-disse-sobre-Lula-E-agora.htm

     

    Para que Lei dos Meios?! Para que enquadrar os(as) assassinos(as) [seletivos(as)] de reputações a $oldo IMUNDO?!

    https://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000476912.jpg

  • amelhor defesa é...

    Passou-se a fase Gandhi e paz e amor, agora Lula vai evidenciar ser lutador e estadista. O pig que tome certas precauções.

  • Nilo Batista foi contratado

    Nilo Batista foi contratado por conta de medo do Lula com a delação do Cerveró. Só que a contratação foi antes do tal ter aberto o bico*. O Jaques Wagner recebeu propina para campanha de 2006 através de obra para um prédio da Petrobrás. Só que uma obra que só foi feita uns cinco anos depois.

    O pig tem um sério problema com cronologia. Sei lá, o tempo para eles não é linear, mas sim um "tempo subjetivo", tal qual na literatura e cinema experimental. Seria um "jornalismo experimental"? Acho que está mais para "excremental".

    *o bico falou de FHC também, mas isso saiu do pé de página e sumiu. A narrativa do jornalismo experimental ignora o lógica temporal e todos os "detalhes" que atrapalhem o bom funcionamento da história. Deveriam ir ajudar os noveleiros da Globo que estão em apuros

  • o eduardo guimarães denuncia

    o eduardo guimarães denuncia a farsa de uma matéria da foljha de são paulo,

    distorcendo fatos, inventando, criando mentiras,

    falsidficando a palavra da pgr - janot - etc etc...

    li no bloig do altamiro borges....

    mereceria ser trazida praqui...

    não colo porque essa página de comenarios no meu computador

    impede que eu copie  e cole,

    não sei exatamente por que...

  • Sob risco

    Essa caça as bruxas, me lembra a história do Lobo e o coredeiro, além de a história de uma promotora crimninal daqui de Natal, que dizia que pegava um processo e se não houvesse nada contra o réu ela inventava, mas tinha que condenar.

  • ILusão .
     Lula é indefensável

    ILusão .

     Lula é indefensável .

      Isso não significa que irá ser condenado.

    Num país aonde o presidente do S T F tem um irmão que é sócio do governo, tudo ou NADA pode acontecer.

       Sugiro que leiam no Fora de Pauta a coluna de Contardo Calligares que coloquei.

        Bem apropiada pra Lula, M. O. e demais.

            

  • Denunciar e ação publica é a saida.

    Me parece que de fato o ministério publico na figura de Janot, o judiciário na figura de Moro, Gilmar eToffoli não temem a nada. Usando um cargo que foi dado por uma constituição democrática e  fazem o que querem. Não existe um Conselho Nacional de Justiça que   olhem por nós. Estes poderosos tem a seu lado uma imprensa  terrível que fala o quer , inventa o que quer e  também parece não ter parada. Há de se perguntar como uma concessão pública, se tornou tão privada. Cinicamente argumentam  que  são intocáveis devido a liberdade de expressão. Manipulam esta liberdade inclusive criando falsas perseguições,  e continuam a receber esta fortuna de dinheiro que os alimenta  até mesmo de companhias estatais e do governo. Isto é uma vergonha.  Vem recebendo benesses publicas para defender interesses pouco republicanos e muito sórdidos.  No momento se focam na criação de uma cortina de fumação para esconder os fatos relacionados a FHC e Aécio. Para um usam ilações  para outros escondem as delaçoes.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

1 hora ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

3 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

4 horas ago