Sob risco de processos, imprensa criminaliza reforço na defesa de Lula

Jornalistas do Estadão já foram processados por acusações em caso da Zelotes pelo ex-presidente, que reage a todos os ataques em respostas oficiais
 
Jornal GGN – “A divulgação tardia de ilações já esclarecidas tumultua ainda mais um noticiário parcial e distorcido”, havia se manifestado o Instituto Lula a respeito do tratamento dado pelos jornais às informações de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras. Por meio de nota da entidade, Luiz Inácio Lula da Silva desmentiu, por exemplo, que Cerveró foi indicação sua, e teria sido uma recomendação do PMDB. Lembrou que o “exército de jornalistas ‘investigativos'” não citou que Lula prestou esclarecimentos à Polícia Federal, ainda em dezembro, após Cerveró fechar o acordo de delação. E, agora, o mesmo “exército”, mais uma vez tardiamente, informa que Lula contratou o advogado criminalista Nilo Batista.
 
Ao contrário do que a Folha de S. Paulo publicou, de que o ex-presidente “vinha adotando a tática de mostrar-se como perseguido por setores do Judiciário e pela imprensa”, Lula mantem, desde as primeiras informações referentes à Operação Zelotes, uma postura de reagir por meio de defesas. 
 
No dia 1° de outubro do último ano, o jornal O Estado de S. Paulo relacionou a Medida Provisória (MP) de 2009 a um contrato assinado em 2014, cinco anos depois, entre a Marcondes e Mautoni e a LFT Marketing Esportivo, do filho de Lula, Luiz Cláudio Lula da Silva. Com a divulgação que Lula credita como “falsa”, os jornalistas foram processados. Posteriormente, um inquérito realizado com a busca e apreensão no escritório da LFT foi arquivado, sem indiciar o filho do ex-presidente, confirmando-se judicialmente a distorção cometida pelo veículo.
 
Além da Zelotes, desde que o nome de Lula é relacionado à Operação Lava Jato, a entidade do ex-presidente responde a cada um dos ataques com notas oficiais, fornecendo seus argumentos e, quando possível, anexando documentos para reforçar a defesa de Lula.
 
A “novidade” disseminada nesta quinta-feira (14) é referente à contratação do criminalista Nilo Batista para a equipe de advogados do ex-presidente. Na contramão do histórico de posicionamento de Lula, a Folha de S. Paulo afirma que, segundo aliados, o ex-presidente teria “tomado consciência de que algo mais grave pode acontecer”.
 
E apesar de relacionar a contratação de Batista com as recentes informações do ex-diretor da Petrobras em inquérito da Lava Jato, Nilo Batista – um dos principais criminalistas do Rio de Janeiro, ex-governador do Estado e ex-vice de Leonel Brizola – foi chamado para atuar no caso da Zelotes. O próprio jornal elenca que sua primeira atuação foi acompanhar o depoimento de Lula à Polícia Federal, no dia 6 de janeiro, em procedimento dos investigadores na Zelotes.
 
Nilo Batista se junta aos advogados Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira para a defesa do ex-presidente.
 
Leia mais:

 

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Josiel Nunes

- 2016-01-22 14:21:00

Eu conheço os empregos do

Eu conheço os empregos do filho de FHC e condeno a forma antiética como ele os obteve, tanto quanto condeno a do filho de Lula. Pois minha condenação se baseia no que considero legal, moral e justo, e não em afinidades ideológicas à esquerda ou à direita. Você pode dizer o mesmo???

sabra arad

- 2016-01-15 15:24:32

Lobby não é crime

Carlos , lobby não é crime  e nem nunca foi embora tenha sempre existido. Por favor procure onde estão trabalhando o primeiro e o segundo escalão do gov FHC. Verá que todos trabalham para instituições que tem ou tiveram relação com o governo. Lobby de empreiteiras ou pressões de empresários junto ao governo sempre existiram . Mas só agora estão sendo criminalizadas. Inclusive de forma ridicula.  Voce fala sem mesmo conhecer o trabalho do filho de Lula, apenas pelas palavras nada confiáveis de um delegado inquisidor. Como já disse em outro lugar pode-se encontrar coisas altíssima qualidade na wikipedia, basta saber as fontes.  Eu também de fato não sei do trabalho do filho do Lula, mas nada afirmo sobre ele e coloco sim em dúvida a opinião do delegado.  Por outro lado voce sabe quais os empregos do filho de FHC????

j.marcelo

- 2016-01-15 11:43:45

TUDO ISSO É PARA MUDAR O
TUDO ISSO É PARA MUDAR O FOCO, DOS U$$100 MILHÕES DO FHC,PARA COLOCAR EM EVIDÊNCIA MENTIRAS CONTRA O "INIMIGO" E FAVORECER O "AMIGO" O PIG É MUITO ESPERTO,SÃO ESPECIALISTAS!!!

carlos bergamo

- 2016-01-14 23:29:03

Lulinha

Quem vive no mundo real trabalhando, tem total clareza q ninguem paga milhões por um relatório de uma empresa que não possui nenhum Grande Nome de marketing esportivo.

Tenho que concordar que a impressa da zelite paulistana força a barra e proteje!!!  Mas lembro que a internet salva...

Fiz este post só para protestar contra os que defendem o Lulinha neste negócio, quem fizer isso vai passar vergonha mais tarde.  

Agora se o Lobby fosse legalizado no Brasil acho que seria até natural, embora anti-ético, o Lulinha prestar consultorias(trabalhos de Lobby) milhonárias.

gilberto_58

- 2016-01-14 15:09:04

Quem não deve teme?

Estranho o PIG estar com o c... na mão só por que o Lula resolveu rebater na Justiça as leviandades que sofre diariamente há décadas. E que coincidencia, justamente agora com o advogado Nilo mexendo nos podres da Zelotes...

ljunior

- 2016-01-14 14:42:57

Não sei qual é o maior problema...

... essa imprensa cínica, corrupta, demagógica e mercenária ou o povo vil que ela criou.

Frederico Firmo

- 2016-01-14 14:35:44

Denunciar e ação publica é a saida.

Me parece que de fato o ministério publico na figura de Janot, o judiciário na figura de Moro, Gilmar eToffoli não temem a nada. Usando um cargo que foi dado por uma constituição democrática e  fazem o que querem. Não existe um Conselho Nacional de Justiça que   olhem por nós. Estes poderosos tem a seu lado uma imprensa  terrível que fala o quer , inventa o que quer e  também parece não ter parada. Há de se perguntar como uma concessão pública, se tornou tão privada. Cinicamente argumentam  que  são intocáveis devido a liberdade de expressão. Manipulam esta liberdade inclusive criando falsas perseguições,  e continuam a receber esta fortuna de dinheiro que os alimenta  até mesmo de companhias estatais e do governo. Isto é uma vergonha.  Vem recebendo benesses publicas para defender interesses pouco republicanos e muito sórdidos.  No momento se focam na criação de uma cortina de fumação para esconder os fatos relacionados a FHC e Aécio. Para um usam ilações  para outros escondem as delaçoes.

anarquista doce

- 2016-01-14 14:19:16

ILusão .  Lula é indefensável

ILusão .

 Lula é indefensável .

  Isso não significa que irá ser condenado.

Num país aonde o presidente do S T F tem um irmão que é sócio do governo, tudo ou NADA pode acontecer.

   Sugiro que leiam no Fora de Pauta a coluna de Contardo Calligares que coloquei.

    Bem apropiada pra Lula, M. O. e demais.

        

Paulo Jales de Oliveira

- 2016-01-14 14:07:29

Sob risco

Essa caça as bruxas, me lembra a história do Lobo e o coredeiro, além de a história de uma promotora crimninal daqui de Natal, que dizia que pegava um processo e se não houvesse nada contra o réu ela inventava, mas tinha que condenar.

altamiro souza

- 2016-01-14 13:57:37

o eduardo guimarães denuncia

o eduardo guimarães denuncia a farsa de uma matéria da foljha de são paulo,

distorcendo fatos, inventando, criando mentiras,

falsidficando a palavra da pgr - janot - etc etc...

li no bloig do altamiro borges....

mereceria ser trazida praqui...

não colo porque essa página de comenarios no meu computador

impede que eu copie  e cole,

não sei exatamente por que...

Juliano Santos

- 2016-01-14 13:50:26

Nilo Batista foi contratado

Nilo Batista foi contratado por conta de medo do Lula com a delação do Cerveró. Só que a contratação foi antes do tal ter aberto o bico*. O Jaques Wagner recebeu propina para campanha de 2006 através de obra para um prédio da Petrobrás. Só que uma obra que só foi feita uns cinco anos depois.

O pig tem um sério problema com cronologia. Sei lá, o tempo para eles não é linear, mas sim um "tempo subjetivo", tal qual na literatura e cinema experimental. Seria um "jornalismo experimental"? Acho que está mais para "excremental".

*o bico falou de FHC também, mas isso saiu do pé de página e sumiu. A narrativa do jornalismo experimental ignora o lógica temporal e todos os "detalhes" que atrapalhem o bom funcionamento da história. Deveriam ir ajudar os noveleiros da Globo que estão em apuros

altamiro souza

- 2016-01-14 13:49:16

ótima ideia. factível e

ótima ideia.

factível e urgentemente necesdsária........

Gersier

- 2016-01-14 12:59:24

Acorda PT

Uma ótima idéia, mas  o PT parece desconhecer que as novas tecnologias pode e muito combater essa máfia que se diz imprensa, mas que na realidade não passa de uma desavergonhada mídia  tucana e que existem vários meios de desmascarar esses entreguistas golpistas.  Porque também não procuram a  imprensa isenta internacional para complementar as informações como as dada por esse jornalista norte americano nesse vídeo?

https://www.youtube.com/watch?v=zVYl32rtAD8

Ugo

- 2016-01-14 12:52:52

amelhor defesa é...

Passou-se a fase Gandhi e paz e amor, agora Lula vai evidenciar ser lutador e estadista. O pig que tome certas precauções.

renato arthur

- 2016-01-14 12:50:02

Cerveró desmentiu o que dirá a mídia brasileira?

Pois agora ao ser confrotado Cerveró mudou a versão e diz que não Lula não participou de qualquer esquema 

http://www.valor.com.br/politica/4391212/cervero-muda-versao-de-propina-campanha-de-lula

Como fica a nossa Mídia que faz essa cuzada contra o expresidente dia e noite? Murdock você deveria vir ao Brasil p/ apreender como se manipula e calunia usando a imprensa p/ fins escusos.

Messias Franca de Macedo

- 2016-01-14 12:45:51

  [Ainda sobre “misturando os

 

[Ainda sobre “misturando os ‘vazamentos'”]

CERVERÓ DESDIZ O QUE DISSE SOBRE LULA. E AGORA?

Em setembro do ano passado, a imprensa brasileira repercutiu com estardalhaço trechos do esboço de delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras; a acusação era que a campanha de Lula em 2006 havia recebido R$ 4 milhões da Odebrecht em contrapartida por obras na refinaria de Pasadena – o que mereceu até capa da revista Época; agora, sabe-se, pelo Valor Econômico, que esta informação não consta da delação oficial de Cerveró; ou seja: enquanto negociava seu acordo, Cerveró esquentava as acusações; ao ter que falar oficialmente, retirou a pimenta que fez a festa da imprensa engajada na destruição de Lula e das empreiteiras nacionais

14 DE JANEIRO DE 2016 ÀS 08:43

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/213232/Cerver%C3%B3-desdiz-o-que-disse-sobre-Lula-E-agora.htm

 

Para que Lei dos Meios?! Para que enquadrar os(as) assassinos(as) [seletivos(as)] de reputações a $oldo IMUNDO?!

https://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000476912.jpg

Marco Vitis

- 2016-01-14 12:20:15

Fascismo ou Democracia

Ou defendemos o Estado Democrático de Direito, ou os fascistas assumirão o poder.

Antonio Carlos Silva - Brasil

- 2016-01-14 12:18:23

Os assessores de Lula deveríam abrir uma nova frente .

Que tal criarem uma força tarefa com intelectuais (incluindo-se jornalistas) e líderes de movimentos sociais (UNE, CUT, MST ...) para lançarem um grande manifesto traduzidos em inglês, francês e espanhol, relatando as ações conspiratórias e antidemocráticas executadas pelo consórcio mafioso formado pela mídia e personalidades do poder judiciário .

Essas anomalías jurídicas só serão freadas com uma ampla denúncia a comunidade internacional .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador