Categories: Música

Sonny Stitt Senta-se com o trio Oscar Peterson

 

Gosto muito e principalmente deste disco, não tem nada fora do comum, não tem um virtuoso, mas tem tudo de quem gosta de jazz. Este disco eh tudo em maturidade da musica.

 

É praticamente criminosa que esta sessão superlativa, originalmente gravada por Verve em 1959, não saiu como uma reedição nacional, mas pelo menos esta importação do Canadá, desde que você possa localizá-lo, está disponível a um preço mais razoável do que 2-3 edições anterior japonesas. O encarte original descrevendo o musica por Stitt e Peterson como “quatro das mãos o mais rápido que o jazz tem conhecidos,” fazer uma injustiça a uma reunião de cúpula musical que caracteriza um piano de Peterson relativamente conservadora e uma tradição de espírito Stitt, honrando Charlie Parker no primeiro semestre do programa, em seguida, movendo-se de alto a um tenor Prez de influência para o segundo semestre. As maiores partes dos tempos são de médio-acima para diminutivo, permitindo amplo espaço para encorpado Stitt do tom, ricamente expressivo, como é evidente na primeira faixa, Jimmy McHugh “”I Can’t Give You Anything But Love”, em que Stitt do som alto é alternadamente articulado e legato, exuberante e luz. “Swing Moten” e “Blues for Pres, doces, Ben e todos os outros funky” encontra Stitt no tenor para um lento tempoed carta de amor, sincero ainda pensativo musical a partir de uma voz de tenor inimitável a alguns outros não menos pessoais e identificáveis. Tenha cuidado para não cair na armadilha de escrever este álbum fora como “outra sessão Stitt soprando”: ele pertence facilmente no top 10 de todas as 150 gravações + Stitt. Esta reedição inclui três novas músicas a partir de uma data de 1957 Stitt-Peterson com a adição de guitarra Herb Ellis.

http://www.allaboutjazz.com/php/article.php?id=26097#.UEOX-41lRtA

Samuel Chell, Publicado: 7 julho de 2007

“… Muitas vezes desconfiado de” criatividade “e” inovação “, [Stitt] sempre colocou o valor mais alto em lógica, clareza e comunicação. “

“Você não pode fazer mais do que já foi feito Lembre-se de um homem chamado Art Tatum,. Agora, que pode jogar mais do que isso … Você não deveria jogar mais a cabeça das pessoas Você está tentando?. dar uma mensagem para as pessoas, e torná-lo o mais simples possível para o homem médio. “

 

A citação é de um reacionário paradoxal que, como Tatum, poderia improvisar uma música e fazer você pensar que você ouviu. Só depois de 20-30 audições mais é que se tornou evidente que você não tinha ouvido nada ainda. Sonny Stitt não era apenas um mestre consumado do alto e saxofone tenor (e, quando ele escolheu para ser, sax barítono), com um repertório exaustivo de padrões populares e jazz, mas um assimilador, ou consolidador, da tradição do jazz todo que tinha precedido ele. Avaliação parisiense música revisor Evan Chandlee da música Stitt é especialmente esclarecedora: “Como Handel, Vivaldi e Telemann, que fez contribuições inestimáveis embora nunca atingindo o patamar de JS Bach, jogando Stitt, embora não tão complexo e inovador como o pássaro, sem esforço alcançaram cimeiras lindos Sua intensidade …. e calor azuis muitas vezes transcendem bebop e mesmo jazz, exemplificando uma forma musical popular todo seu, em algum lugar entre rhythm and blues e os sons da cidade grande noite dos antigos bairros negros, onde Stitt foi um herói popular, incessantemente em turnê, sempre constante para os azuis e imensamente respeitado por sua fidelidade, tanto para linguagem de Pássaro e para si mesmo. Até certo ponto, a sua onipresença e domínio consolou os fãs de jazz para a partida prematura do Pássaro incomparável. “

 

Como um consolidador e consolador, Stitt, que faleceu em 1982 com a idade de 57 anos, parece ser mais agitado do que nunca em 2007. Estima-se que ele gravou mais de 150 sessões em seu próprio nome (eu ainda estou encontrando títulos não mencionados no guia da música All) durante uma de 35 anos de carreira, e agora estamos a assistir a uma cavalgada non-stop virtual de Stitt reedições, a maioria deles importações e alguns não disponíveis anteriormente em CD. Um rápido olhar sobre lançamentos de álbuns no Amazon.com revela que em 2006 havia 12 reedições / questões novas gravações Stitt. E na marca de meio caminho do corrente ano, as listas já mostram 16 reedições Stitt, em 2007. Um deles, o cobiçado mas escasso 1.972 sessões Stitt Tune Up e Constellation (anteriormente disponível internamente na etiqueta Jazz extinta 32 como Brilliance Endgame), foi lançado no início deste ano na Europa, mas ainda tem que fazer a sua aparição no mercado dos EUA.

 

Seria muito fácil dizer que com Stitt tudo é bom, mas completists Stitt é provável que avisam que é igualmente fácil de obter “queimado”. Stitt foi bastante informal sobre coisas como contratos e royalties. “Pague-me uma quantidade de X, e eu vou cortar o seu registro, mas então eu tenho que pegar um vôo”-que era frequentemente o itinerante sax de aluguel do jogo-para-pagar abordagem ao negócio de fazer registros. Grande parte de sua produção gravada rapidamente adquiriu “domínio público” status e, como resultado, algumas sessões amadora gravadas com áudio inferior ter sido ré embalado várias vezes em numerosos rótulos. Além disso, mesmo Stitt teve dias em que, musicalmente, ele simplesmente não estava em seu jogo.

Aqui também: http://musicians.allaboutjazz.com/musician.php?id=4638#.UEOgto1lRtB

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

32 minutos ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

2 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

2 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

3 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

4 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

6 horas ago