Coisa de louco, por Aquiles Rique Reis

Coisa de louco

por Aquiles Rique Reis

Como um homem luminar, Milton Nascimento cresce a cada dia, removendo montanhas, multiplicando pães e rompendo grilhões com suas belezas profundas.

Nada em MN é pouco, tudo é epopeia. Sua timidez o protege, poucos sabem o que lhe vai à cabeça. Seus parceiros, confidentes, entregam-lhe as palavras e ele as põe no som, que cria desde sempre.

Pois bem, o pianista, compositor e arranjador Antonio Adolfo acaba de lançar no mercado internacional BruMa: Celebrating Milton Nascimento (AAM Music), álbum que reúne nove obras de Milton Nascimento com alguns de seus parceiros. As duas primeiras sílabas do título, ‘BruMa’, são homenagens a Brumadinho e Mariana, cidades mineiras vítimas de tragédias inconcebíveis.

Empreendedor, Antonio abriu caminho para o disco independente, no que foi seguido por colegas que também sonhavam ter o futuro nas mãos. E mantém um centro musical, onde estudam iniciantes e instrumentistas em busca de aperfeiçoamento.

Um parêntese: assim como Antonio Adolfo, você gosta da música e da voz de Milton Nascimento? Você é daqueles que sabe de cor as músicas de MN? Bem, se você respondeu “sim” às perguntas, eu tenho duas notícias para lhe dar, uma boa e outra ótima. Parêntese fechado.

A boa: a partir dos Estados Unidos, o disco está em todas as principais plataformas do mundo. Contudo, o CD físico só poderá ser adquirido na Amazon.

A ótima: ao ouvir o álbum, você se surpreenderá com o formato dos arranjos e do piano de Antonio, com os quais ele apresenta adaptações contemporâneas para músicas instigantes de MN. Nove composições são revistas com visão atualizada. Melodias e harmonias aparentemente definitivas desde sua criação original são subvertidas pelo talento de Antonio. Um trabalho denso, que dá novo sentido às músicas de Milton – o compositor e cantor determinante.

Assim, ó: toda inspiração, por mais criativa e arrojada que seja, só será percebida integralmente se tocada por instrumentistas experientes e virtuosos.

Eis os especialistas convidados por AA: Cláudio Spiewak, Lula Galvão e Léo Amuedo (guitarras), Jorge Helder e André Vasconcellos (contrabaixo), Rafael Barata (bateria e percussão), Dadá Costa (percussão), Jessé Sadoc (trompete e flugelhorn), Marcelo Martins (flauta contralto e sax tenor), Danilo Sinna (sax alto) e Rafael Rocha (trombone).

Delicie-se com “Fé Cega, Faca Amolada” (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), “Nada Será Como Antes” (MN e Ronaldo Bastos), “Outubro” (MN e Fernando Brant), “Canção do Sol” (MN), “Encontros e Despedidas” (MN e Fernando Brant), “Três Pontas” (MN e Ronaldo Bastos), “Cais” (MN e Ronaldo Bastos), “Caxangá” (MN e Fernando Brant) e “Tristesse” (MN e Telo Borges).

As músicas são coisa de louco, merecedoras de aplausos. E o que dizer de introduções, intermezzos e improvisos? Ora, da mesma forma, atestam a genialidade de Antonio Adolfo e Milton Nascimento.

Enfim, neste novo trabalho, Antonio Adolfo confere ainda mais excelência à música de Milton Nascimento.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

5 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

6 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

6 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

6 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

7 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

7 horas ago