Compositor e violonista Everson Pessoa trabalha em novo CD, por Augusto Diniz

Compositor e violonista Everson Pessoa trabalha em novo CD

por Augusto Diniz

Com o título provisório de “Chegou para ficar”, o cantor, compositor, violonista e arranjador Everson Pessoa prepara novo CD, com previsão de lançamento no meio do ano. O álbum terá composições suas em parceria com Nei Lopes, Carlos Rennó, dentre outros, e participação de Laércio de Freitas.

Ano Passado, Everson havia lançado o excelente EP “Samba certeiro”, com seis músicas, trazendo a gravação de um samba inédito dele com o Almir Guineto chamado “Perdas”, de qualidade musical inquestionável. Esse EP já foi tratado na coluna, acessível aqui

Agora, Everson pretende lançar um disco autoral com 12 músicas novas. “Esse trabalho terá sambas românticos, algo que faltou no primeiro”, ressalta, mas também outros ritmos.

A música que dá nome provisório ao registro é dele com Nenox, percussionista do Na Palma da Mão, um dos grupos de samba de destaque hoje nas rodas paulistanas.

A parceria com Nei Lopes é um samba-gafieira, intitulado “Banda Ferrabraz”. A faixa tem participação do maestro Laércio de Freitas no piano, que conta ainda na gravação com trio de metais composto por Allan Abadia, Walter Pinheiro e Marco Stoppa.

Da parceria com Carlos Rennó, ele gravou “Deslealdade”, um samba MPB, como define.  

Haverá ainda uma faixa que ele diz que é um “desafio” aos pancadões. “Trata-se de um samba de cocô em forma de deboche a esses inesperados encontros que criam os pancadões”, relata. O ótimo sanfoneiro Thadeu Romano participa dessa gravação.

Existem músicas no novo CD de Everson Pessoa em parceria com compositores de samba da nova geração, como Delei Martins, Robson Capela, Tocão, Yvison Pessoa e Victor Pessoa – estes dois últimos são irmãos de Everson e faziam parte com ele do extinto grupo de samba Quinteto em Branco e Preto.

Everson Pessoa é idealizador do Berço do Samba de São Mateus, movimento paulistano que tem dois CDs lançados sob seu acompanhamento direto. Violonista e arranjador de mão cheia, com extensa lista de artistas do primeiro time que acompanhou, recentemente participou do disco solo de Paulo Miklos.

O músico também trabalha com produção musical de CD – três delas estão em andamento hoje, revela Everson.

Dos últimos projetos que se envolveu, o músico aponta que o que ele atuava como ator foi uma experiência e tanta. Ele refere-se à peça de teatro “Razão social”, que teve estreia em 2016 – além de Everson, encenavam os atores Gero Camilo, Victor Mendes, entre outros.

A ambientação da peça se passa no emblemático restaurante Zicartola. Esse trabalho teatral incorpora a crítica social e política como seu principal elemento. “Foi uma redescoberta”, resume sua participação no projeto onde também tocava.

Todas as sextas e sábados Everson Pessoa dá as caras no Bar Samba, na Vila Madalena, na capital paulista, onde toca seu violão e canta ao lado de outros bambas – mais detalhes aqui

Redação

Redação

Recent Posts

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

10 horas ago

O que está por trás da nova corrida pelo ouro

Incertezas políticas e internacionais estão por trás da disparada de preços do minério, diz professor…

10 horas ago

Como capturar o comum cotidiano ou a própria vida, por Maíra Vasconcelos

A cada dia, ficamos esquecidos no dia anterior sem ter conseguido entender e ver o…

10 horas ago

Lula e ministros visitam RS para garantir recursos às vítimas das chuvas

Exército aumentou o número de militares e opera hospital de campanha; Transportes se comprometeu a…

11 horas ago

Entrevista: Ilan Fonseca, procurador que trabalhou como motorista de Uber, revela a dura realidade dos aplicativos

Escritor e membro do MPT, Ilan Fonseca propõe alternativas ao oligopólio que controla trabalhadores sem…

12 horas ago

Temporais no Rio Grande do Sul rompem barragem e autoridades alertam para população deixar área

Barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, rompe com as fortes…

12 horas ago