Música

De Aquiles Rique Reis para Rita Benneditto e Jaime Alem

De: Aquiles

Para: Rita Benneditto e Jaime Alem

Ô Rita de Deus, que paixão tem a sua voz, mulher! Que força humana ela transborda em forma de lancinantes intenções, primeiras e segundas! Você faz do seu canto uma luz de esperança que dá pinta de que nunca se apagará. Fiquei cativo! Derreto-me aos seus (en)cantos. Faço deles tábua de salvação.

Em plena onda de emoção em que me encontro, dou-me conta de que também me entrelacei às cordas dos instrumentos de Jaime Alem. Amarrado a elas, eu me agarro à borda de la nave que va e volte, num ir infindo.

Sua sabedoria, Rita, somada à do grande instrumentista que é Jaime Alem, resultou em Rita Benneditto convida Jaime Alem, trabalho que assume lugar de destaque na discografia independente que, até aqui, brilha no mercado musical.

Quando se iniciou o arranjo de “Credo” (adaptação de Marlui Miranda à saudação tupã), Jaime tocando violão de doze cordas e você tocando delicados instrumentos de percussão, a tampa abriu e espalhou mil lascas de puro barro artesanal. Sua voz, tão afinada, tamanho é seu requinte, chega a ser inacreditável, pois ela bem suporta o apetite de revelar a dor pungente dos versos em língua indígena. Escritos com palavras de significados desconhecidos, eles são compreensíveis apenas pelos que sentem a ancestralidade dos verdadeiros donos da terra.

E o navio vai por entre borrascas e calmarias até aportar em “Se Não Existisse Sol” (Chagas). Sobre a viola e o violão de Jaime, este que soa desde a intro com a perfeição de um som atemporal, paira a sua voz, Rita. Até que um improviso da viola encontra os seus vocalises e vocês nos levam ao âmago do som de um Brasil ardente. E é lá que brilha a luz nordestina de tradições seculares, levadas à frente por um povo que descende de pretos africanos e louros holandeses… gente que é boa musica. Bom demais da conta.

“Canto de luz” (Godão) revela a forma como vocês, Rita e Jaime, cerziram as entranhas que revigoram a beleza do canto das Caixeiras do Divino, do Maranhão. Rita dobra a própria voz e perfilha o canto em terças das mulheres que trabalham e cantam à luz. E, como se orassem, dão beleza à simplicidade que se sobrepõe à pompa fútil, tornando-a arte de viva delicadeza.

“Rosa de Hiroshima” (Gerson Conrad e Vinicius de Moraes) soa com o violão de Jaime amparando a sua voz sentida, Rita. A solidez dos versos do poeta encontra a firmeza da voz de quem se levanta para bradar que veio com tudo, revelando a intemperança da mulher que sabe do prazer e da dor da vida, expostos em seu cantar.

Meu Deus, Rita Benneditto e Jaime Alem, o trabalho de vocês é o porto seguro para quem busca a esperança de ver o mundo sem preconceitos e sem violência contra mulheres, LGBTQIAP+ e crianças e de que a alegria vá às ruas, cheias de gente a dançar e cantar.

Beijo-os com a força de quem vê na música a redenção e a glória de um povo que certamente amará a que vocês apresentam num álbum exemplar.

Aquiles.

“Credo”: https://youtu.be/4b9Kd1uGbB8

“Canto de Luz”: https://youtu.be/3MA9Rv_fptA

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

16 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

18 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

18 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

18 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

19 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

22 horas ago