Música

Engrenagens Festival Instrumental acontece entre 29 e 31 de outubro

Jornal GGN – Entre os dias 29 e 31 de outubro, os bateristas Nenê e Carlos Ezequiel e o saxofonista Vítor Alcântara, se alternam em apresentações no Engrenagens Festival Instrumental. Cada um com seu grupo, os espetáculos serão transmitidos pelos canais da produtora Engrenagens, no YouTube e Facebook.

NENÊ

Com seu trio, formado ao lado de Alberto Luccas (contrabaixo) e Fabio Leandro (piano), que Nenê irá se apresentar, destacando composições de seus últimos discos como “Primavera”, “Meu Sábado Cai Sempre No Domingo”, e “Pantanal”. Com mais de 50 anos de carreira, Realcino Lima, o Nenê, tem 15 discos lançados em carreira solo, e atuou com grandes artistas de música brasileira como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti e Elis Regina em discos e turnês mundiais. Natural de Porto Alegre, o baterista e compositor gaúcho chegou a São Paulo em 1966, viveu em Paris entre 1982 e 1995, e fundou o prestigiado Nenê Trio em 2001. Seu estilo como compositor reúne elementos da música brasileira de maneira surpreendente, com muito espaço para improvisação e sem referências rítmicas óbvias.

VÍTOR ALCÂNTARA

Tendo o saxofone como destaque natural, o quinteto de Vitor Alcântara inclui um segundo saxofonista, Josué dos Santos, além de Gustavo Bugni (piano), Sidiel Vieira (contrabaixo), e Carlos Ezequiel (bateria). O saxofonista Vítor Alcântara vem de uma das mais respeitadas famílias de músicos de São Paulo, e é um dos grandes nomes do saxofone no Brasil com uma carreira de mais de 3 décadas. Traz em seu currículo atuações ao lado de artistas como Airto Moreira, Banda Mantiqueira, Soundscape Big Band Jazz e Sizão Machado, tendo participado de inúmeras turnês pelo Brasil, América do Sul, Europa e EUA. Lidera o Vítor Alcântara Quinteto, cujo repertório é baseado em temas de jazz envolvendo arranjos e improvisações coletivas.

CARLOS EZEQUIEL

O baterista Carlos Ezequiel se apresenta ao lado dos músicos Josué dos Santos (saxofone), Gustavo Bugni (piano) e Noa Stroeter (contrabaixo). O grupo irá apresentar músicas de seu CD “Circular”, lançado em 2018, bem como do inédito “Circular II”, que será lançado pelo selo suíço InMelo Music em 2022. Carlos Ezequiel é baterista, compositor e produtor. Com mais de 20 anos de carreira, sua biografia inclui seis discos em parcerias ou em carreira solo, e atuações no Brasil e no exterior com artistas como Airto Moreira, Letieres Leite, Kurt Rosenwinkel, David Binney, Lage Lund, George Garzone e Sizão Machado, entre outros. Participou de turnês pela América do Sul, Japão, Índia e Europa – em 2019, foi destaque em um dos maiores templos do jazz europeu, o Ronnie Scott`s Jazz Club, em Londres. Seu trabalho como compositor combina a sonoridade do jazz moderno e da música instrumental brasileira com referências da música africana e indiana.

SERVIÇO

29/10 – sexta-feira

19 horas: Nenê

21 horas: Vítor Alcântara

30/10 – sábado

19 horas: Carlos Ezequiel

21 horas: Nenê

31/10 – domingo

17 horas: Vítor Alcântara

19 horas: Carlos Ezequiel

Transmissão ao vivo pelos canais:

www.youtube.com/engrenagensproducoes

www.facebook.com/engrenagensproducoes

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

12 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

13 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

15 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

15 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

15 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

16 horas ago