O Brasil interiorano de Chico Teixeira, por Aquiles Rique Reis

O Brasil interiorano de Chico Teixeira

por Aquiles Rique Reis

Ponho-me pronto para uma nova audição de Ciranda de Destinos (Kuarup), o CD de Chico Teixeira. Preciso dizer-lhes sobre ele.

Como as águas de um rio guenzo deslizando por entre pedras e areias, sinto-me apto a sentir de novo o prazer de ouvir o marulhar de suas águas que vão sem voltar. São os sons que se desapegaram do seu deslizar macio e, hoje, emitem lamentos miúdos, quase tímidos.

Como os sons vindos quando a lata puxa a água da cacimba, a música de Chico Teixeira flui em seu curso. Arrebatador, como um cantor solitário, ele não pensa em algo ou em alguém, pensa, isso sim, em entender o que a vida dá sem pedir troco. E canta como se fenecer derivasse de momentos vividos desde mil anos atrás.

Vamos lá: a linda capa do álbum é do grande Elifas Andreato, bem como a produção e a direção musical são de Chico Teixeira. E a tampa abre: o clarone de Márcio Werneck, em “Bachianas Brasileiras No. 2 – O Trenzinho do Caipira” dá ao tema de Villa-Lobos um ar de introspectiva melancolia. O som grave acompanha a viagem do personagem. Ora com o violão, ora com a flauta de Maurício Novaes, Teixeira expõe ao mundo o Brasil sertanejo.

Com João Oliveira se revezando no violão e na guitarra, Teixeira canta “Correnteza” (Tom Jobim e Luis Bonfá): “A correnteza do rio/ Vai levando aquela flor/ O meu bem já está dormindo/ Zombando do meu amor (…)”. Belo!

“Riacho de Areia” (adaptação de Frei Chico) tem participação especial de Roberto Mendes (violão, voz e palmas) e de Renato Teixeira (voz e palmas). Nessa escolha feliz, Chico Teixeira dá mais sabor à cantiga mineira. Com refrão curto (“Adeus, adeus/ Dona, Adeus!”), versos bem construídos – “(…) Eu vou-me embora/ Eu morava no fundo d’água/ Não sei quando voltarei/ Eu sou canoeiro (…)” – eles vêm numa levada cadenciada.

“Linda Morena” (Riachão) conta com a participação vocal de Almir Sater e sua viola, ponteando até se juntar ao violão e à voz de CT. Enquanto os versos de Riachão idealizam um amor “veinho”, a melodia vem linda! Ainda mais quando cantada em terças com Sater.

Junto com Yamandu Costa, CT criou um dos momentos mais belos do disco: “Negrinho do Pastoreio” (Barbosa Lessa). A voz de Yamandu se revela cantando a triste história de um menino saudoso por seu rincão. O primeiro verso está com ele, bem como quase todo o segundo, quando ao final Chico se junta a ele. Logo os dois cantam juntos. Nas partes mais altas da melodia, tanto Chico quanto Yamandu saem-se bem.

A se destacar, a louvável escolha de CT para cantar músicas que não são apenas criações suas, fazendo brilhar o seu potencial de bom intérprete. Além das citadas acima, outras como “Rancho Fundo” (Lamartine Babo e Ary Barroso) e “As Rosas Não Falam”, obra-prima de Cartola, encontram novas belezas na voz acolhedora de Chico Teixeira.

O que eu já disse sobre outro CD de Chico Teixeira, reafirmo ao tratar do atual: Ciranda de Destinos carrega em si a boniteza do Brasil sertanejo.

Aquiles Rique Reis, vocalista do MPB4

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Aquiles Rique Reis

Músico, integrante do grupo MPB4, dublador e crítico de música.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

2 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

3 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

3 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

3 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

4 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

4 horas ago