O dia em que Tim Maia não deu entrevista ao Pasquim

Enviado por Jns

Tim Maia na parada

Em O Dia

Jaguar, o Agente da Delegacia de Entorpecentes, afirmou: “Quando eu bebia, não tinha amnésia”

O dia em que Tim Maia, de quem sou macaca de auditório, não deu entrevista ao Pasquim

Rio – De repente, só dá Tim Maia. Acho ótimo porque, escandalizai-vos gente fina, sempre fui fã ou, como dizia o Chacrinha, macaca de auditório. Primeiro foi o livro e o musical (que não li nem vi mas gostei) do imprescindível Nelsinho. Nelsinho não, Nelson Motta, que por esses dias virou um venerando jovem de 70 anos. Agora, apareceu novo livro e filme que não li, nem vi, mas gostei. Não queria ficar de fora dessa nova onda de Tim Maia. Tenho no meu currículo duas entrevistas com ele. Uma foi feita e a outra não. Seguinte: em 1970, quando teve seu primeiro disco nas paradas o Pasquim resolveu entrevistá-lo. O jornaleco, fundado em 1969, logo depois do golpe militar, estava bombando: a primeira tiragem foi de 10.000 exemplares e, quando convidamos o Tim Maia, para o número 70 estava 5 vezes maior.

Havia um problema: ele, como era ainda desconhecido, não segurava uma entrevista sozinho. Resolvemos chamar Rita Lee, que também estava despontando. Eram muito jovens: ela 21, ele 27 anos. Participaram Sergio Cabral, Flávio Rangel, Marta Alencar, Luiz Carlos Maciel e Fortuna. Destaco alguns trechos: “Antes de ir para os Estados Unidos em 57 eu ouvia Little Richards, Luiz Gonzaga e os Cariocas. Aprendi a cantar realmente nos Estados Unidos… Lá fiz de tudo: limpei cocô de velho, eles pagavam 31 dólares por semana, tinha casa e comida, tomava conta de 11 velhos, o mais novo com 94 anos. Tinha um que me falava de Shakespeare… Compositores que eu gosto mais atualmente são Cassiano, Ivan Lins e Marcos Vale… Tom Jobim é bom demais… Eu nem me comparo nem nada… Gosto também de Rolling Stones e Steve Wonder”. A segunda entrevista não houve: mais tarde, super famoso, marcamos na casa dele na Gávea.

Era um apartamento em um prédio antigo, com um enorme saguão, com colunas de mármore, parecendo um cine teatro. O porteiro anunciou nossa chegada e Tim pediu que aguardássemos. Esperamos literalmente sentados em enormes poltronas. O tempo foi passando e nada de Tim Maia. Uma hora depois reclamamos com o porteiro: fomos informados que ele não iria nos receber e que era para irmos embora. A explicação: Tim desceu, e escondido atrás de uma coluna do saguão, cismou que um careca (eu) de óculos era agente da Delegacia de Entorpecentes disfarçado para realizar uma diligência em busca de flagrante. Resultado: a “não entrevista” foi muito mais Tim Maia do que a entrevista.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Coitado tava de revertério,

    Coitado tava de revertério, logo de manhã.

    Bateu nóia...

    Não teve entrevista.

  • esses ídolos ...........................

    Os ídolos de antigamente, todos mortos, fizeram e fazem ainda hoje sucesso devido a terem sido transgressores de um sistema elitista.

    Sistema este que até hoje, cisma em controlar e ditar as normas de comportamentos que só fazem confirmar e revalidar o estatus quo destes grupos !!!!!!!!!!

    E tem alguns idiotas que acreditam em mudanças de comportamento ditados pelos atuais ídolos, quando na realidade o que fazem é somente pelo dinheiro, nada mais !!!!!!!!!!

    Como dito por uma comediante, dublê de cantora quando pediu  em um show - " Ajudem-me a ficar rica" !!!!!!!!!!!!!!!!

    Fazer o quê, quando nós os saudosistas, realmente desfrutamos de verdadeiros ídolos !!!!!!!!!!!!!!!!!

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

8 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago