O primeiro equívoco de empresários leigos em teoria econômica é considerar a Nação, ou o…
Em meio ao cenário drástico, a previsão é de mais chuva nesta semana. Governo federal…
O 1º de maio foi um sinal da desmobilização dos trabalhadores e do Presidente da…
Notas sobre o livro “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos e o filme homônimo de…
Além de fazer o exorcismo da bandeira nacional do lado da rebelião. A colocação do…
É provável que as fraturas internas apareçam entre os palestinos, e isto não vai sobrepujar…
View Comments
Óperas de Tchaikovsky
Infelizmente são muito negligenciadas fora do "mundo operístico" as óperas de Tchaikovsky, bem menos conhecidas que os seus balés e concertos, mas que concentram muito da melhor inspiração do compositor russo, inclusive a expressão mais profunda e dramática de sua veia sem dúvida melancólica e fatalista, que pode ter culminado, devido a frustrações diversas, sobretudo a sexual, em seu suposto suicídio. Eugen Onegin, sua ópera mais conhecida inspirada em Pushkin, é considerada a mais querida ópera russa no mundo e na própria Rússia, mas há outras obras-primas fenomenais como a dramaticíssima Dama de Espadas e a encantora, quase mística Iolanta, sua última ópera e uma de suas últimas obras, que a meu ver representa o ápice da inspiração e maturidade da criatividade melódica de Tchaikovsky, uma sequência atrás da outra de melodias belíssimas, românticas e impregnantes aliadas a um texto de profunda implicação filosófica "travestido" de conto de fadas sobre uma princesa cega, com aquela beleza musical que transporte o indivíduo para outra realidade (melhor), como sói acontecer ao ouvir Tchaikovsky. Há ainda a comovente Mazeppa e A Donzela de Orleãs, talvez a melhor ópera feita até hoje sobre a história de Joana d'Arc, com uma cena final estarrecedora, dentre outras óperas menores, mas sempre de beleza e dramaticidade surpreendentes. A veia operística de Tchaikovsky merecia ser mais conhecida, por isso sugiro abaixo alguns trechos mais conhecidos para os colegas ouvirem.
A Cena da Carta de Tatyana, em Eugen Onegin, em que a jovem decide escrever, esperançosa, sobre sua paixão por Onegin, um homem sedutor, mais velho e bem mais experiente
http://www.youtube.com/watch?v=cibwQFbwEPs
O final de Eugen Onegin, já muitos anos depois, quando Onegin volta a procurar Tatyana
http://www.youtube.com/watch?v=FceRxe1CaQg
A desesperada ária de Lisa, "Akh, istomilas" ("Ah, estou exausta") em Dama de Espadas
http://www.youtube.com/watch?v=NOaHaZgMJM0
O dueto de Polina e Lisa em Dama de Espadas
http://www.youtube.com/watch?v=DCju9zsALqo
A cena da tempestade e o monólogo de German no final do ato 1 de Dama de Espadas, em que o personagem jura que conseguirá a qualquer custo descobrir as 3 cartas que lhe farão ganhar no jogo e enriquecer para finalmente poder ser pretendente da nobre Lisa
http://www.youtube.com/watch?v=Ja0P5opjIQ8
A comovente cena final de Mazeppa, uma ópera tensa e marcada por conflitos que termina com uma plácida e distante canção de ninar da enlouquecida Maria, que canta para o corpo já morto de Andrei
http://www.youtube.com/watch?v=vlg5-UUA6iw
A ária de Joana d'Arc em A Donzela de Orleãs, quando ela abandona sua vida simples e sua terra natal
http://www.youtube.com/watch?v=o6ubNR7lCVc
Cena final de A Donzela de Orleãs, com a execução pública de Joana d'Arc na fogueira
http://www.youtube.com/watch?v=2sbPlwJnIK0
O dueto de amor da ópera Iolanta, logo após o intruso Vaudémont revelar para ela que há a visão, e ela é cega
http://www.youtube.com/watch?v=8MIm95N7L00
O final de Iolanta, quando a princesa Iolanta recobra a visão só após conhecer e aceitar a verdade sobre si mesma
http://www.youtube.com/watch?v=0n3dP55soMU
Muito obrigada...
Muito obrigada Carlos e Ygor pelos links...
Preferida de Mahler!
A Opera de Tchaikovsky preferida de Gustav Mahler era Pique Dame! Muito bonita!
[video:http://www.youtube.com/watch?v=MZhJAm4JX7I%5D